Navegando por Assunto "Bilinguismo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA(2019-06-18) PESSOA, Alesandro dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho intitulado “O processo de inclusão de alunos surdos no 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Itaituba – Pará” tem como objetivo analisar de que forma ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos na série em foco. Buscamos compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino regular e pelo professor especializado que acompanhou os alunos surdos na sala comum (cuidador); identificar as metodologias aplicadas pelos professores; investigar as formas que contemplam a instrução bilíngue na sala comum/regular, mesmo que os professores não tenham formação específica para o domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido pelos mesmos. A metodologia do trabalho envolveu uma pesquisa de cunho qualitativo com uma base descritiva. Os instrumentos de coleta de dados envolveram questionários que foram aplicados aos professores: uma professora da sala comum, um professor de educação física e uma professora cuidadora. O trabalho envolveu levantamento bibliográfico e pesquisa de campo para confronto da teoria e prática. A análise da legislação vigente sobre inclusão foi de fundamental importância e envolveu vários autores da área: Bisbo (2016), Brasil (1996), Dessen (1997), Lacerda (1996), Lopes (2013), Lima (2006), Liberato (2010), além de outros autores que contribuíram diretamente com o tema em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência translinguística sintática da libras na produção textual do português escrito como segunda língua para surdos(2018-05-21) BISPO, Daniela dos Santos; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a influência translinguística de ordem sintática da Libras para a Língua Portuguesa. Pressupõe-se que o contato tardio com a Língua de Sinais afeta o sistema cognitivo do aluno, e que isso posteriormente, irá interferir no aprendizado da Língua Portuguesa. Adotou-se como aporte teórico: Souza (2014), o qual trata a influência translinguística como sendo, “a possibilidade de identificação de características da língua de maior proficiência - L1, no uso de uma língua de menor proficiência -L2” e Quadros (1997) que defende o bilinguismo como sendo uma proposta de ensino por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar, a saber, no caso da criança surda, a Libras como primeira língua e a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. O material utilizado para a coleta de dados era composto de uma história em quadrinhos sem fala de título “Luluzinha, a caçadora”. Participaram da pesquisa 3 (três) alunos surdos com idade de 18 e 24 anos cursando o 7º e 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do município de Tomé-Açu, Pará. Solicitouse aos participantes que observassem uma sequência de imagens, em seguida, relatassem a sequência em Libras e, posteriormente, em Língua Portuguesa na modalidade escrita. Os resultados revelaram que não foi possível observar a influência translinguística de ordem sintática de L1, Libras, sobre a L2, a Língua Portuguesa, porque os surdos não conseguiram contar a história em Libras nem escrever o texto escrito em português, mas apenas palavras soltas, sem a construção de uma estrutura sintática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A língua de Sinais emergente como mediadora no processo socioeducacional de uma pessoa surda(2017-03-28) PAIXÃO, José Aldeny Costa da; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145As discussões sobre a educação bilíngue para surdos avançou muito nas últimas décadas. No entanto, as escolas ainda não conseguem oferecer um ambiente bilíngue onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa como segunda língua (l2) possam ser as línguas de instrução desde as séries iniciais. Diante disso, o objetivo deste artigo é investigar como se deu o processo educacional de uma pessoa surda que não teve a Libras como primeira língua, baseado nas perspectivas da educação bilíngue e do direito da inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes. Os resultados demonstraram que a participante surda deste estudo teve acesso a um ambiente bilíngue, onde a língua mediadora foi uma língua de sinais emergente criada por ela, e que serviu de base para a aquisição da Libras e do Português l2 de forma mais eficaz. Com isso, pudemos concluir que as propostas de inclusão e de educação bilíngue para surdos, ainda necessitam de muita reflexão para, de fato, conseguirem atender as reais necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das escolas para o público surdo no município de Ananindeua-PA(2023-06-20) PORTO, Maria Sarah Sarmento; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos deEsse estudo teve como objetivo geral investigar como está organizada a educação de surdos no município de Ananindeua. Especificamente, buscou mapear as instituições municipais de ensino que atendem o público surdo, verificar como acontece a matrícula desses estudantes e conhecer como ocorre o Atendimento Educacional Especializado oferecido aos estudantes surdos. A questão central desse trabalho é: como ocorre a educação de surdos em Ananindeua? Para responder a essa questão foi realizada uma entrevista estruturada com a coordenadora do Grupo de Trabalho de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado vinculada à Secretaria Municipal de Educação do município de Ananindeua. As informações foram coletadas por meio de um formulário digital e por entrevista com a participante. A análise dos dados demonstrou que na rede de ensino municipal de Ananindeua há oito estudantes surdos em oito instituições escolares diferentes que estavam com matrículas ativas no ano de 2021. Em relação à matrícula, o município oferece a primeira matrícula nas classes comuns e a segunda matrícula acontece nas escolas que possuem sala de recurso multifuncional. Concluiu se que, no município de Ananindeua a educação de surdos acontece por meio de ações estruturadas de acordo com a proposta de inclusão escolar em classes comuns e do acompanhamento em salas de recursos, nas quais estão situados os profissionais que oferecem apoio para esse público seguindo os princípios do Bilinguismo. Dessa maneira, espera-se, com essa pesquisa a colaboração nos estudos em relação com a temática de surdez, sobretudo com a cartografia em diferentes locais do estado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial acadêmico de um intérprete de libras: contexto da educação regular inclusiva(2018) SILVA, Iglean Vito da; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007Este memorial aborda a problemática que vivencio como professor Intérprete de Libras nas turmas do ensino fundamental na cidade de Altamira-PA. Tem como questões problematizadoras: a educação de surdos, quais os caminhos percorridos da exclusão explícita à velada, o surdo como sujeito de sua história, o Bilinguismo e a formação do sujeito surdo desafios e potencialidades. Além dessas, como próprio gênero textual já incita, relato aqui as contribuições do curso de Pedagogia em minhas ações didáticas e interpretações com os alunos surdos: de que forma as aprendizagens vivenciadas no decorrer do curso em questão possibilitaram rever minhas ações pedagógicas de modo a contribuir num ensino de qualidade dos alunos. O trabalho em tela, traz como objetivos: Analisar o processo de minha formação e meu trabalho como professor Intérprete de libras; refletir sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e enfrento para desenvolver práticas pedagógicas que favorecessem a aprendizagem dos alunos e alunas. Trata-se de um memorial autobiográfico numa abordagem qualitativa, fundamentado em autores como Skliar (1997), Estrele (2009), Quadros, (1997, 2004), Lacerda, (2000, 2002), entre outros. Os resultados apresentados evidenciam as dificuldades enfrentadas em trajetória profissional diante de minha inserção como Tradutor Intérprete de Libras. Concluo apresentando a contribuição do Curso de Pedagogia-PARFOR, que caminhos eu devo percorrer e metodologias diferenciadas para melhorar minha prática pedagógica e, consequentemente, potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção prosódica gráfica na leitura silenciosa de sentenças subordinadas ambíguas temporárias por surdos bilíngues LIBRAS/Português(2019-12-18) SANTOS, Hercules Rodrigues dos; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Nesta pesquisa, investigamos a percepção da marcação da prosódica gráfica por meio do sinal de pontuação da vírgula do Português Brasileiro em sentenças subordinadas com ambiguidade estrutural temporária por surdos congênitos bilíngues e ouvintes monolíngues. Partimos do pressuposto de que os surdos acionariam as informações sintático-semânticas na desambiguação das sentenças-alvo, apropriando-se da prosódia implícita da LIBRAS, projetada por eles mentalmente, dentro das propostas que afirmam que a vírgula é um marcador prosódico visual no texto escrito (Cagliari, 1989; Pacheco, 2006) e da Hipótese da Prosódia Implícita de Fodor (1998, 2002, 2005). Além disso, testamos a interação da vírgula com outras informações gramaticais para a desambiguação e compreensão das sentenças dentro da interface prosódia-sintaxe-semântica por meio das estratégias Late Closure e Weak Semantic Principle de Frazier (1979) e a predominância de reanálise do input linguístico por meio da Hipótese Good-Enough de Christianson et al. (2001). Para tanto, aplicamos o experimento para seis indivíduos, sendo três surdos bilíngues LIBRAS/Português e três ouvintes monolíngues da Língua Portuguesa, cidadãos brasileiros da região do Baixo Tocantins (Igarapé-Miri e Abaetetuba) do Pará. Optamos por um recorte que abrangia o ensino médio (EM), graduandos do ensino superior (ES) e professores em atuação (PR), para prover diferentes níveis de letramento dos sujeitos à amostra. Assim, empregamos um experimento de leitura auto monitorada com materiais replicados de Ribeiro (2004), Fonseca (2012) e Carvalho (2016) nas condições Late Closure e Semantic Control com e sem vírgula. Os resultados apontaram que os surdos perceberam a vírgula na leitura silenciosa de sentenças subordinadas ambíguas temporárias. Adicionalmente, identificamos interação entre componentes sintático-prosódico-semântico pelos surdos bilíngues na resolução de sentenças sintaticamente ambíguas. Nesse sentido, o tempo de leitura silenciosa das sentenças das versões Semantic Control foi maior tanto para surdos quanto ouvintes, enquanto nas versões Late Closure e Com Vírgula foram menores para ambos os grupos, sugerindo que os surdos se orientam pelos princípios sintáticos gerais. Contudo, na compreensão global das sentenças, os surdos apresentaram mais dificuldades de compreensão em sentenças Late Closure sem vírgula que os ouvintes, indicando inconsistência durante o processamento.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Reflexões de um aluno com familiar surdo sobre os desafios do ensino bilíngue(2022-12-06) MOURA, Cláudio Renan dos Santos; SILVEIRA, Andréa Pereira; http://lattes.cnpq.br/6174527019071136O presente memorial mostra o meu ponto de vista como estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta na educação básica. O objetivo compreende narrar um pouco da minha história de vida e da minha relação com a minha irmã, que é surda, bem como relacionar os avanços que houveram acerca da Língua Brasileira de Sinais, dos direitos e conquistas que a comunidade logrou em concomitância com os acontecimentos da minha vida pessoal. Apresento como ponto de partida as minhas reflexões na infância, experiências no Ensino Básico no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, e agregando as minhas escolhas para a graduação e as oportunidades vividas no Ensino Superior. Redigir este memorial acadêmico através de uma cronografia buscou ressaltar os meus princípios e conhecimentos sobre o assunto em cada momento específico da minha vida, resultando em um memorial dividido em quatro seções. Dou início com alguns questionamentos sobre a Libras e a inclusão na minha infância e ensino básico, trazendo relações com o ensino básico da minha irmã. Logo após, trago autores que mencionavam a importância da inclusão e ensino de Libras nas escolas regulares e questiono os motivos de ainda não haver consideráveis mudanças na educação da época. Nas seções seguintes relato sobre as mudanças que tive no ensino básico e os desejos e pensamentos sobre o ensino superior, além de comentar meu processo para o ingresso na UFPA. Nas seções finais, reflito sobre as minhas experiências na graduação e como relaciono isso com a educação que a minha irmã teve no ensino básico. Concluo o memorial acadêmico com as considerações finais expondo a importância da construção desse trabalho de conclusão de curso na modalidade memorial, mostrando a significado da análise do meu ensino básico, do ensino básico da minha irmã, quais mudanças ainda precisam ser feitas para que haja de fato a inclusão no ensino básico.