Navegando por Assunto "Bicicleta"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da infraestrutura cicloviária implantada em 2021 e 2022 em Belém-PA(2023-06-22) ALFAIA, Bruno Moraes de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Devido a importância da Infraestrutura Cicloviária para as cidades, houve grandes avanços na Política Nacional de Mobilidade Urbana, dando prioridade ao transporte não motorizado sobre o motorizado. No entanto, embora na Região Metropolitana de Belém tenham ocorrido implantações de ciclofaixas entre os anos de 2021 e 2022, não basta simplesmente criar novas estruturas cicloviárias, precisa-se garantir que elas atendam aos vários aspectos técnicos e legais, afim de atender o dia-a-dia das cidades. Por conseguinte, o objetivo do trabalho consiste em analisar onze ciclofaixas implantadas em Belém-PA, nos anos de 2021 e 2022, quanto ao projeto geométrico, pavimentação e sinalização, identificar os pontos críticos e propor soluções para mitiga-los. Dessa forma, foram feitas pesquisas in loco, através de levantamentos dos dados das ciclofaixas implantadas, tais como, largura das faixas de rodagem e das ciclofaixas, elementos separadores entre as faixas, tipos de sinalização, principais problemas e pontos críticos encontrados em cada trecho das ciclofaixas. Os principais resultados encontrados foram: Em uma análise de 13,6 km de ciclofaixa foram constatados 112 problemas. Das 11 ciclofaixas estudadas, 10 apresentaram irregularidade de projeto geométrico, 9 exibiram irregularidades de pavimentação asfáltica e 8 ciclofaixas tiveram irregularidades de sinalização. A ciclofaixa que mais se aproxima dos padrões do Manual de Planejamento Cicloviário 2001 (GEIPOT), é a do Portal da Amazônia e a ciclofaixa que apresenta mais desconformidades é a da Avenida 16 de Novembro em Mosqueiro. Por fim, constatou-se que apesar de a malha cicloviária ter aumentado, ainda há vários problemas a serem solucionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A bicicleta como instrumento propulsor de mobilidade urbana. Estudo de caso: bairro da Marambaia, em Belém/PA(2021-06-14) PEREIRA, Elisangela Cristina da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Cicloviário é um modo de transporte ativo, portanto priorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Porém, pouco se observa essa realidade na cidade de Belém- PA. Por esse motivo, esse trabalho estuda o bairro da Marambaia para propor o melhor tipo de infraestrutura cicloviária que atenda às demandas locais. Para tanto, foram avaliadas espacialmente as concentrações de população e de polos atrativos de tráfego e realizadas contagens de veículos nas vias consideradas promissoras para receber tal infraestrutura. Observou-se que a região central do bairro, entre os arredores das avenidas Tavares Bastos e Rodolfo Chermont concentra as atividades comerciais, enquanto que vias como a Rua da Mata, Rua da Marinha e Avenida Dalva interligam as zonas de maiores concentrações populacionais à região central do bairro. A Av. Tavares Bastos registrou um fluxo de 1041 ucp/hora pico e 192 bicicletas e a Av. Rodolfo Chermont, 1115 ucp/hora pico e 183 bicicletas. Já a Av. Dalva, comportou tráfego de 549 ucp/hora pico e 127 bicicletas, a Rua da Marinha 858 ucp/hora pico e 94 bicicletas e a Rua da Mata, 813 ucp/hora pico e 89. Com base nessas contagens, e considerando que a velocidade máxima permitida nas vias é de 40 km/h, foram propostas ciclofaixas para a Rua da Mata e para as avenidas Dalva, Rodolfo Chermont e Tavares Bastos, sendo que para essas duas últimas foi prevista sinalização para indicar o compartilhamento com ônibus, nos pontos de parada desses. A ciclofaixa da Rua da Marinha foi inviabilizada em virtude da falta de disponibilidade de espaço na via. Por fim, a implementação dessas ciclofaixas representa um grande ganho de mobilidade e qualidade de tráfego no bairro, além de maior segurança e comodidade àqueles que escolhem a bicicleta como modo de transporte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciclismo: mulher e sociabilidade em Belém do Pará ao final do século XIX(2021-02-25) LOBO, Louise Barbosa; FERREIRA, Verônica Moreira Souto; http://lattes.cnpq.br/7744050794372735; https://orcid.org/0000-0002-1560-5120; DIAS, Douglas da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5948241213510436O recorte histórico-temporal da pesquisa foi a cidade de Belém do Pará, entre as décadas de 1870 e 1890, período que abrange parte da belle époque amazônica. Elegendo a mulher belenense como sujeito da pesquisa, adotou-se o ciclismo qual fio condutor, objetivando compreender essa prática como partícipe da inserção daquelas mulheres no mundo das sociabilidades próprias de uma dinâmica de urbanização em curso. A pesquisa foi de caráter histórico-documental, e sua metodologia implicou a definição do acervo, bem como a seleção, catalogação, manuseio e análise das fontes documentais, a saber, jornais belenenses do período aqui evocado. Discutiu-se formas de sociabilidade da mulher belenense a partir dos anos de 1870, culminando com s chegada do ciclismo na cidade e a participação da mulher nos primórdios dessa prática. Concluiu-se que a inserção da mulher no ciclismo enquanto sociabilidade ocorreu, incialmente, sob a forma de espectadora e, em um segundo momento, como participante de passeios ciclísticos, para então, por fim, apresentar-se sob a condição de atleta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de implantação de ciclofaixas nas principais vias do bairro do Guamá(2021-02-25) HAGE, João Pedro de Andrade; DAMASCENO, Luis Felipe Pamplona; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513É crescente a valorização do transporte cicloviário para a promoção de boa mobilidade urbana, sendo incentivado como forma de reduzir o número de veículos motorizados, principalmente os individuais. Para isso, as estruturas cicloviárias tem sido projetadas como forma de organizar a via e proporcionar segurança ao ciclista. No entanto, em Belém observa-se carência de infraestrutura cicloviária em diversos bairros e que a maior parte das ciclovias e das ciclofaixas estão presentes apenas em grandes vias da cidade, causando uma ausência de ligação com bairros periféricos. Por isso, o trabalho pretende propor um projeto de ciclofaixas para as principais vias do Guamá, bairro que encontra-se na situação de isolamento das cicloestruturas existentes e que possui um grande fluxo de ciclistas. Para tanto, foram levantados dados das larguras das vias do bairro e da dinâmica do bairro, como pontos geradores de tráfego e possíveis interferências, como forma de estudar a inserção da ciclofaixa no local. O trabalho encontrou como as vias mais viáveis para a implementação da ciclofaixa a Av. José Bonifácio, no lado direito da via, sentido do bairro do Guamá, e a R. Barão de Igarapé Miri, no lado esquerdo da via, sentido UFPA, através da supressão da faixa de estacionamento e estreitamento das faixas de tráfego para atender larguras recomendadas para ciclofaixas.