Navegando por Assunto "Bibliotecas públicas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca Pública Arthur Vianna à luz do manifesto da IFLA/UNESCO para bibliotecas públicas(2017) SILVA, Adriana Ferreira Novais da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Apresenta um estudo da Biblioteca Pública Arthur Vianna baseado em conceitos disponibilizados através do Manifesto da IFLA/UNESCO para bibliotecas públicas de 1994 e Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Tem por objetivo analise e estudo do manifesto e diretrizes e verificar até que ponto a Biblioteca Pública Arthur Vianna reconhece e está de acordo com esses documentos. Para isso a revisão de literatura e estudo empírico qualitativo, obtido através da observação, entrevista, aplicação de questionários e análise de documentos. Constata que a principal biblioteca pública do Pará é valorizada e bem vista por seus usuários que estimam que melhorias sejam aplicadas, possui serviços que se enquadram em sua missão principal e reconhece ser um dos instrumentos que o estado possui para melhorar a vida de seus cidadãos, fornecendo ambientes tranquilos, confortáveis e também dinâmicos e ações que ultrapassam as paredes da biblioteca. Há um problema relacionado à inexistência de um estudo esclarecido que permita a biblioteca conhecer os problemas emergenciais que a comunidade possui e trabalhá-los, o que a impede de alcançar o público que de fato precisa de seus recursos e serviço e o desconhece.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca pública no processo de mediação da leitura: o caso da biblioteca pública de Ananindeua “Professora Therezinha Gueiros”(2018) REIS, Vanessa Almeida Ramos dos; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Esta pesquisa está voltada à leitura e a sua prática na biblioteca pública, teve como propósito identificar as práticas e atividades de incentivo à leitura na biblioteca pública. Para fundamentarmos as teorias, o referencial teórico baseou-se em autores com estudos relacionados tema; a busca foi feita em livros e artigos publicados em bases de dados da área. Como parte prática, foi realizado um estudo de caso na Biblioteca Pública do Município de Ananindeua Professora Therezinha Gueiros, que teve como argumento a análise de questões referentes ao processo de estímulo à leitura e à formação de leitores na unidade. Ao visitar a biblioteca foi possível conferir o como funciona o processo de planejamento e criação de ações com o objetivo de fomentar à leitura. Além disso, a instituição apresentou alguns projetos de leitura existentes no local, que estão dando forte incentivo à formação de leitores. Para tal, foram coletados dados por meio de observação do espaço e uma entrevista com a bibliotecária. A experiência realizada na biblioteca traz uma reflexão sobre o gosto pela leitura, que pode ser incentivado pela biblioteca pública e seu bibliotecário, por meio de estratégias desenvolvidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de leitores e cidadania na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha do Município de Belém do Pará(2017) SANTOS, Paulo Skip Sodré dos; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Este estudo objetiva verificar se a formação de leitores na Biblioteca Pública Avertano Rocha, do município de Belém do Pará, é eficiente, tornando leitora, a população assistida, tanto no ambiente da biblioteca como fora dela, no seu dia a dia. Os objetivos específicos são: verificar como se dá o processo de formação de leitores na Biblioteca Avertano Rocha, Identificar o posicionamento dos usuários sobre a importância da Biblioteca Avertano para sua formação leitora e conhecer o posicionamento do bibliotecário sobre a formação de leitores na biblioteca. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a pesquisa e a pesquisa de campo foi do tipo quanti-qualitativa, e as ferramentas adotadas para a obtenção dos dados foram questionários e entrevistas aplicados à bibliotecária e aos usuários, além de solicitação de cópia dos projetos que são desenvolvidos na instituição. Constatou-se, que na BPMAR existe formação de leitores, porém com projetos voltados principalmente aos jovens estudantes do distrito de Icoaraci em detrimento de outros seguimentos sociais, para os quais existem projetos, mas que não são suficientes ou adequados para atrair quantidade significativa de usuários adultos e idosos à Biblioteca.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão empreendedora: uma proposta para a Biblioteca Pública Municipal de Marituba(2018-12-07) NASCIMENTO, Cleissielle Pereira do; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Objetiva evidenciar a importância de uma gestão empreendedora e os benefícios alcançados através dela. Com um olhar voltado à realidade das bibliotecas públicas, o estudo vem mostrando através de análises bibliográficas o quão fundamental a mesma se torna para a sociedade, e as possíveis dificuldades enfrentadas por ela diariamente. Através de uma abordagem exploratória realizada na Biblioteca Pública Municipal de Marituba chamada Professora Maria Luiza Rabelo Freire, conclusões obtidas através da análise teórica foram fortemente comprovadas a partir dos dados alcançados na pesquisa de campo. Por meio de intensa investigação sobre administração, empreendedorismo, intraempreendedorismo e ciência da informação, definimos como linha de pesquisa central a gestão empreendedora em bibliotecas públicas e como esse tipo de gestão gera crescimento e desenvolvimento não só para o espaço em si, mas também para a localidade a qual está inserida. Por tanto, o estudo revela o quanto as bibliotecas públicas, e em especial a Biblioteca Pública Municipal de Marituba necessita investir em variados fatores, inclusive no quesito gestão, a fim de que através disso a mesma se torne em sua totalidade uma unidade de informação em constante evolução, provida de caráter empreendedor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da Biblioteca Pública Municipal de Vigia Sob a ótica dos alunos dos ensinos fundamental e médio(2017) CARDOSO, Tainara do Socorro Silva; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631Demonstra a importância da biblioteca pública municipal de Vigia, município localizado no nordeste do Pará, a qual atualmente encontra-se fechada, apresentando as razões que motivaram essa ação e a lacuna que a biblioteca deixou para a comunidade vigiense, em especial os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Enquadra-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, pois descreve as causas do fechamento da biblioteca. São utilizados os instrumentos de coleta de dados: questionário com amostra probabilística por acessibilidade; e entrevistas com pessoas influentes da sociedade vigiense, como o ex-prefeito da cidade que acompanhou o início da biblioteca e o ex-diretor da biblioteca que acompanhou sua história. A atual gestão da prefeitura municipal foi contatada, porém não retornou a solicitação. Os resultados obtidos demonstram o grande uso da Internet como fonte para busca de informações por parte dos estudantes, em contrapartida os mesmos mostraram interesse em utilizar uma biblioteca pública caso essa voltasse a funcionar no município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação para usuários com deficiência visual e sua transformação com o avanço da tecnologia: um estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna(2018-01-30) LIMA, Danna Patricia Vieira de; PINHEIRO, Alexandre Lobo; http://lattes.cnpq.br/0003457538179697; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859A mediação da informação para usuários com deficiência visual e sua transformação com o avanço da tecnologia: um estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, teve como intuito a análise de como a mediação da informação transformou-se com o avanço da tecnologia para os usuários com deficiência visual, com o objetivo de conhecer as mudanças que as tecnologias causam na mediação da informação e como o bibliotecário tem lidado com essa transição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, a pesquisa documental a partir dos relatórios de atividades e planos anuais da seção, dos últimos anos e entrevista semiestruturada com perguntas semiabertas com profissionais que atuam no setor há mais de 5 anos, dois bibliotecários e dois pedagogos que exercem o cargo de assistente administrativo e com a bibliotecária coordenadora da BPAV. Após a utilização dos instrumentos metodológicos, infere-se que o avanço tecnológico facilitou a inserção dos usuários com deficiência visual no campo informacional e o surgimento de novas tecnologias possibilitou mudanças na mediação da informação a qual restringia-se a utilização de apenas um suporte, máquina de datilografar Braille. Embora exista tecnologias na seção, há necessidade de suportes mais avançados para melhor estabilidade do usuário. O profissional bibliotecário tem o papel de agente social e mediador para inclusão e autonomia das pessoas com deficiência visual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Novas práticas de acesso e compartilhamento da informação: um estudo sobre as Bibliotecas Parque(2017) SILVA, Hanna Katlen Martins; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699As Bibliotecas Parque (BP) se consolidam cada vez mais como uma nova visão de biblioteca pública que oferece serviços que vão muito além de empréstimo e consulta ao acervo bibliográfico. As BP são bibliotecas multifuncionais que, através das ações culturais e incentivo à leitura, contribuem para a inclusão social dos cidadãos com menor poder aquisitivo, que estão muitas vezes distantes das políticas públicas. A implantação de uma Biblioteca Parque em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida gera significativas transformações na sociedade e através das BP estes cidadãos passam a ter acesso à informação, educação e cultura. A interação entre Bibliotecário e mediador social é um fator determinante para o bom funcionamento das BP, assim como a participação da população na programação da biblioteca, o objetivo desse estudo é mostrar quais são as novas práticas de acesso e compartilhamento da informação executadas pelas Bibliotecas Parque e como esta instituição tornou-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e cultural das comunidades ao qual está inserida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A transição dos sistemas de classificação bibliográfica CDU para CDD: estudo de caso na Biblioteca Pública “Arthur Vianna”(2017) COSTA, Taly Ruby dos Santos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Apresenta o processo de transição dos sistemas de classificação bibliográfica CDU para CDD na Biblioteca Pública Arthur Vianna visando mostrar quais foram os benefícios obtidos com a mudança dos sistemas no contexto da organização dos documentos que compõe o acervo da biblioteca. A pesquisa mostrará se a mudança dos softwares de automação Arches Lib para o Sistema Pergamum colaborou de forma significativa na organização dos documentos da Biblioteca Arthur Viana. Para obter êxito quantos aos objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, mediante abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados entrevistas por meio de um questionário aberto de caráter subjetivo, observação participativa, além de pesquisa bibliográfica como fontes de informação. A pesquisa tem por finalidade mostrar as razões que implicaram na mudança dos softwares de automação, apresentar as justificas para a mudança do sistema CDU para CDD, os aspectos positivos e negativos, os benefícios obtidos para a instituição e seus usuários e a opinião dos bibliotecários que participaram do processo de transição dos sistemas de classificação bibliográfica CDU para CDD na biblioteca Arthur Vianna.