Navegando por Assunto "Bibliotecas e escolas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA): o papel do bibliotecário na prática de ações educativas(2017) SILVA, Andréa de Nazaré Barros da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Aborda a Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA), assim como o papel do bibliotecário nas práticas de ações educativas. Com isso, analisou-se a possível parceria entre biblioteca escolar e o profissional bibliotecário, no intuito de se promover práticas educativas significativas que contribuam ainda mais para o ensino-aprendizagem dos usuários. Desta maneira, o trabalho tem como objetivo geral conhecer in loco a (in) existência da parceria entre a biblioteca escolar e o bibliotecário no desenvolvimento de práticas educativas que contribuam para o ensino-aprendizagem dos usuários, por meio de estudo aplicado na Biblioteca George T. Colman do CCBEU de Belém (PA). Os objetivos específicos visam a identificar as práticas educativas em que a biblioteca está envolvida e como desempenha suas funções nessa área, descrever o perfil do bibliotecário responsável pela biblioteca do CCBEU e verificar a integração pedagógica da Biblioteca George T. Colman no espaço de atuação do CCBEU. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de caráter exploratório, por intermédio de uma abordagem qualitativa. Mediante a pesquisa realizada, conclui-se que a biblioteca e o bibliotecário escolar são instrumentos indispensáveis para todas as instituições de ensino, pois ambos podem colaborar com o ensino-aprendizagem dos usuários por meio dos projetos e ações educativas, favorecendo o acesso à informação em diversos formatos, e principalmente, estimulando o gosto pela leitura e pela pesquisa de maneira descontraída e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal(2017) GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Apresenta conceitos de biblioteca escolar e os recursos considerados necessários para a atuação deste espaço pedagógico dentro das instituições de ensino, além disso, expõe de que maneira a legislação brasileira dá amparo legal à existência de biblioteca dentro das instituições de ensino, e ainda quais são os parâmetros mínimos recomendados para o funcionamento desse espaço pedagógico. Tem como objetivo geral, desenvolver estudo sobre bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Pará, para melhor esclarecer seus papéis no contexto educacional, e como objetivos específicos, explorar conceitos de biblioteca escolar reconhecidos na literatura; apresentar o quadro situacional de certa amostragem, representada por duas bibliotecas escolares da rede de ensino em questão, além de analisar se as unidades de informação estudadas cumprem seu papel de biblioteca escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, a qual envolveu pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Sendo que para a coleta de dados durante o estudo de caso realizou-se observação e aplicação de questionário com abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os recursos, dos quais as bibliotecas escolares estudadas dispõem, tais como: infraestrutura, recursos informacionais, humanos e financeiros, não são suficientes para de fato auxiliar o ensino – aprendizagem dos alunos, o que pode prejudicar a formação pessoal e acadêmica destes, havendo prejuízos ao desenvolvimento da sociedade.