Navegando por Assunto "Bibliotecas comunitárias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca como agente de inclusão social: estudo de caso na Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl, Mosqueiro / Pará(2017) SANTOS, Noélia Azevêdo dos; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326Aborda a biblioteca comunitária como agente de inclusão social para a comunidade de Mosqueiro/PA. Tem como objetivo geral analisar como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl tem contribuído para inclusão social de jovens e crianças através de seus projetos de incentivo à leitura e interação social. Este estudo optou por uma metodologia de caráter descritivo e fez-se uso de dois métodos “quali quanti”. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos voluntários e colaboradores do Instituto Ampliar onde está inserida a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl. A partir da pesquisa de campo observou-se a importância desta enquanto mediadora, disseminadora de práticas leitoras, atividades culturais e desenvolvimento da comunidade local, apesar de algumas deficiências, concluímos que a referida unidade de informação vem desempenhando seu papel social de incluir e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas que vivem no seu entorno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard: características, produtos e serviços(2017) VULCÃO, Lucilene do Socorro Carvalho; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Aborda as características, produtos e serviços da “Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard, bem como suas contribuições à comunidade. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo. Utiliza para a coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestrurada, junto a vinte e cinco participantes, sendo quatorze do sexo feminino e onze do sexo masculino, sendo dos entrevistados um dos Bibliotecários que atuam na instituição. Conclui que os usuários desejam que a biblioteca ofereça mais equipamentos midiáticos, mais jogos didáticos e que promovesse dentre os seus eventos, práticas esportivas. Em relação ao horário de funcionamento os usuários sugeriram que horário fosse estendido, assim, sendo possível observar que a comunidade é bem atuante e envolvida com a biblioteca.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro(2017) COIMBRA, Claudia Saldanha; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Bruno Fenzl a qual se originou dentro do Instituto Ampliar, uma Organização não Governamental (ONG), que visa desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Portanto, tem como objetivo analisar de que forma a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui para dar apoio educacional, bem como incentivo à leitura aos estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Está embasada em autores como Machado (2008), Bohm (2009), Guedes (2011), entre outros que falam acerca do conceito e formação de uma biblioteca comunitária; sua função educacional e sua contribuição para a formação de leitores. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, os sujeitos da pesquisa veem o livro impresso como um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura. As atividades desenvolvidas na biblioteca ajudam as crianças a melhorarem seu desempenho como leitor. A Biblioteca Bruno Fenzl precisa superar algumas dificuldades como a falta de obras infanto-juvenis mais atualizadas, além da necessidade de haver maior divulgação do seu trabalho a fim de atrair mais usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca(2016-09-30) SANTOS, Ana Cristina da Silva; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do “Espaço Cultural Nossa Biblioteca” para o desenvolvimento sociocultural do usuário(2016) COSTA, Maria Nazaré Rodrigues da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Realiza um estudo de caso no “Espaço Cultural Nossa Biblioteca” localizada no bairro do Guamá. Analisa os dados coletados a respeito da opinião dos usuários sobre de que forma a biblioteca tem contribuído para a sua formação sociocultural. O resultado que chegamos foi de que o ECNB tem contribuído para a formação sociocultural dos usuários por meio dos serviços que oferece, logo temMostra a contribuição dessa biblioteca comunitária para o desenvolvimento sociocultural do usuário. É uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se no estudo de caso como instrumento de coleta de dados os questionários de perguntas abertas e também um gravador, o primeiro aplicado a sete usuários da biblioteca, o segundo aos dois coordenadores do ECNB. cumprido o seu papel social e cultural na sua comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O nascimento de uma biblioteca comunitária: a contribuição dos projetos de promoção à leitura para a comunidade carente(2017) BARRAL JUNIOR, Miguel Queiroz; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Apresenta estudo de caso acerca da biblioteca comunitária Tralhoto Leitor, localizada no bairro de Itaiteua, distrito de Outeiro, Belém – Pará, informando da sua necessidade para comunidade carente. Aborda os projetos sociais para disseminação da informação e o papel do bibliotecário como agente transformador para sociedade. Tem como objetivo principal falar sobre o incentivo à leitura para minimização das diferenças sociais e fortalecer o acesso à educação, utilizando os livros como ferramenta principal, associando projetos culturais para as crianças e jovens da região despertar o interesse pelo conhecimento. Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, visando estudo de caso, por meio da observação participante. Relata sobre o projeto de extensão criado para organização do acervo e análise do perfil dos voluntários envolvidos, realizando um questionário de caráter predominantemente qualitativo e analisando os dados obtidos, incluindo pesquisa bibliográfica para sustentar a criação do projeto. Conclui que devido à falta de comprometimento das organizações públicas com os bairros periféricos, a iniciativa individual é um dos principais motivos para criação de bibliotecas comunitárias.