Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Bibliotecas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca de instituição maçônica como espaço de atuação do profissional bibliotecário
    (2016) ZAHLOUTH, Demósthenes Vergolino; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Aborda a função da Biblioteca Maçônica na disseminação da informação em organizações fechadas, tendo como principal papel a atuação do profissional Bibliotecário como mediador da informação entre os adeptos da organização Maçônica. O trabalho tem por objetivo geral evidenciar a atuação do profissional Bibliotecário, relacionando aspectos de extrema importância para o exercício da profissão, enaltecendo sua atuação e a relevância dela para as Instituições Maçônicas, como disseminador e mediador da informação. E tem como objetivos específicos esclarecer dúvidas sobre a Maçonaria que pairam sobre o senso comum, mostrando a Maçonaria e as organizações “fechadas” como mais um campo de trabalho para o profissional Bibliotecário. Para a revisão de literatura, realizou-se a pesquisa em livros, periódicos, sites e artigos científicos já publicados abordando a temática. Mediante a pesquisa realizada, concluiu-se que a Biblioteca Maçônica caracteriza um importante espaço onde podemos encontrar informações das mais diversas. A Maçonaria constantemente causa nas pessoas uma mistura de receio e curiosidade, sentimentos estes que conduziu algumas pessoas ao preconceito que insistiu em permanecer através dos anos. É com o intuito de esclarecermos essas dúvidas, que desenvolvemos esse trabalho e tentamos atingir esse objetivo entrando pela porta da Biblioteca, pois através dela e da atuação do profissional Bibliotecário, elucidamos muitas coisas que estavam obscuras e que vamos esclarecer para as pessoas que tiverem acesso a este trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteca e o bibliotecário na era antiga, na idade média e na atualidade
    (2017) SOUSA, Maria de Fátima da Conceição; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    Estudo comparativo acerca das bibliotecas do período da Antiguidade até a atualidade. As bibliotecas do período da Antiguidade e da Idade Média funcionavam como verdadeiros depósitos de livros e poucos tinham acesso ao conhecimento. Os bibliotecários que atuavam nessas bibliotecas não tinham como objetivo a disseminação da informação, esses profissionais executavam o papel de guardiões do saber. As unidades de informação da atualidade fazem uso dos novos recursos tecnológicos a fim de promover e facilitar o acesso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é expor uma analise comparativa acerca das mudanças ocorridas no perfil do bibliotecário e das bibliotecas da Antiguidade até a atualidade. Considera-se por intermédio desta pesquisa que houve uma mudança de paradigmas no perfil do bibliotecário e da biblioteca.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário gestor: princípios da administração aplicados a unidade de informação
    (2017) SANTANA, Escarlat dos Santos; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Aborda a temática do bibliotecário gestor, o qual, desde a sua formação acadêmica, recebe influências e aprende os métodos da gestão, evidenciando a necessidade de que o bibliotecário conheça e aprimore as técnicas e princípios administrativos a fim de embasar os processos na gestão de unidades de informação. Através de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, a pesquisa discute a importância de disciplinas da administração na formação do bibliotecário, podendo o mesmo aplicar seus conhecimentos de gestão nas unidades de informação. Conclui que o êxito do bibliotecário gestor está diretamente relacionado à forma como o administrador de um centro de informação aplica seus conhecimentos na realização de suas tarefas, resoluções de problemas diários ou em conflitos em seu ambiente de trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia
    (2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância das bibliotecas nas escolas de educação infantil
    (2017-03-24) VIDAL, Gleice Kelli Brito; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    O tema da pesquisa é a importância da biblioteca em escolas de educação infantil, O objetivo de descrever sobre a relevância das bibliotecas nessas instituições e apresentar os benefícios da biblioteca com bibliotecário enfatizando a dinamização da mesma. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. O principal resultado verificado foi a escassez de bibliotecas nas escolas de educação infantil. A questão do incentivo á leitura na educação infantil requer uma integração entre bibliotecários e professores somando técnicas e mecanismos pedagógicos para formar leitores adultos em potencial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A potencialidade de aplicação da inteligência competitiva em bibliotecas: uma análise a partir da literatura
    (2017) LIMA, Ciane Beatriz Corrêa; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631
    Analisa com base na literatura a potencialidade de aplicação da Inteligência Competitiva para o desempenho organizacional das bibliotecas. Conhecer o ambiente em que opera e melhorar os serviços e produtos que oferece, são fatores decisivos para que uma organização possa sobreviver nesse novo cenário. E assim, sendo as bibliotecas organizações, também devem buscar formas de se manterem com uma vantagem competitiva favorável, principalmente para poderem cumprir com excelência a finalidade para qual foram criadas. Assim, o trabalho aborda a Biblioteca como uma Organização e expõe a Inteligência Competitiva, apresentando sua definição e processos. Adotou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Foram pesquisados nas bases SCIELO, BRAPCI e LISA, além de periódicos da área de biblioteconomia e de administração e repositórios institucionais, os termos: inteligência competitiva, inteligência competitiva em bibliotecas, inteligência competitiva em organizações e inteligência competitiva e unidades de informação. Assim, para bibliotecas, as técnicas de inteligência competitiva são: Análise Swot, as Cinco Forças de Porter, Benchmarking, Balanced Scorecard, Fatores Críticos de Sucesso, Data Mining, Data Warehousing. Dada a importância do tema, enfatiza-se a importância de uma maior abordagem sobre ele.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de higienização no suporte impresso da Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão
    (2018-01-31) CAMPOS, Antônio Bruno Silva; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta um estudo sobre o processo de higienização do suporte impresso de alguns livros da Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, este trabalho tem como objetivo geral executar o processo de higienização no suporte impresso no acervo da Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão com os seguintes objetivos específicos: Verificar a situação do acervo da Biblioteca Clara Galvão do MPEG; Identificar os tipos de materiais a ser higienizado em uma biblioteca e descrever os procedimentos de higienização utilizados e materiais selecionados no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa tem como abordagem quantitativa e qualitativa realizada através de consulta do referencial teórico e da descrição do processo de higienização que objetiva garantir o estender da vida útil dos registros de informação, contribuindo para a continuidade do material impresso. A pesquisa foi desenvolvida dentro de um universo de 290 livros considerados um porcentual adequado para realização deste trabalho. Desse modo, foi realizado o processo de descrição da higienização, identificando os materiais como: instrumentos de proteção utilizados, materiais de higienização, o tipo de material a ser higienizado, e o modo como é feito a técnica de limpeza. Portanto, até o momento foram higienizados 290 livros, que permitiu um resultado satisfatório, ficando notória a melhoria do seu estado comparando o antes e depois do procedimento executado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Produção científica sobre acessibilidade e bibliotecas: análise das dimensões de acessibilidade e das tipologias de bibliotecas como objeto de estudo
    (2024-10-30) SANTOS, Thayane Amador dos; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557
    Bibliotecas acessíveis são de suma importância para a democratização e a disseminação da informação e da leitura. A produção científica disserta sobre acessibilidade em bibliotecas, examinando tanto as dimensões de acessibilidade quanto às diferentes tipologias de bibliotecas (biblioteca escolar; biblioteca universitária; biblioteca comunitária; biblioteca pública). O estudo destaca a importância das bibliotecas acessíveis para a democratização da informação e analisa artigos científicos sobre essa temática, os dados foram coletados na base de dados SciELO entre 1996 e 2023. Foram recuperados 20 artigos, identificando que somente a partir de 2003 começaram a ter registros sobre esta perspectiva. A pesquisa revelou que a biblioteca universitária é a tipologia mais estudada, enquanto as dimensões de acessibilidade comunicacional e atitudinal são as mais abordadas. Conclui-se que é necessário um maior investimento em políticas públicas e pesquisas voltadas para a acessibilidade em todas as tipologias de bibliotecas, visto a insociabilidade entre elas para uma melhor qualidade das ações nas diferentes tipologias. Visando uma inclusão mais abrangente e de qualidade para todos os usuários.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA