Navegando por Assunto "Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca como agente de inclusão social: estudo de caso na Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl, Mosqueiro / Pará(2017) SANTOS, Noélia Azevêdo dos; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326Aborda a biblioteca comunitária como agente de inclusão social para a comunidade de Mosqueiro/PA. Tem como objetivo geral analisar como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl tem contribuído para inclusão social de jovens e crianças através de seus projetos de incentivo à leitura e interação social. Este estudo optou por uma metodologia de caráter descritivo e fez-se uso de dois métodos “quali quanti”. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos voluntários e colaboradores do Instituto Ampliar onde está inserida a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl. A partir da pesquisa de campo observou-se a importância desta enquanto mediadora, disseminadora de práticas leitoras, atividades culturais e desenvolvimento da comunidade local, apesar de algumas deficiências, concluímos que a referida unidade de informação vem desempenhando seu papel social de incluir e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas que vivem no seu entorno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro(2017) COIMBRA, Claudia Saldanha; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Bruno Fenzl a qual se originou dentro do Instituto Ampliar, uma Organização não Governamental (ONG), que visa desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Portanto, tem como objetivo analisar de que forma a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui para dar apoio educacional, bem como incentivo à leitura aos estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Está embasada em autores como Machado (2008), Bohm (2009), Guedes (2011), entre outros que falam acerca do conceito e formação de uma biblioteca comunitária; sua função educacional e sua contribuição para a formação de leitores. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, os sujeitos da pesquisa veem o livro impresso como um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura. As atividades desenvolvidas na biblioteca ajudam as crianças a melhorarem seu desempenho como leitor. A Biblioteca Bruno Fenzl precisa superar algumas dificuldades como a falta de obras infanto-juvenis mais atualizadas, além da necessidade de haver maior divulgação do seu trabalho a fim de atrair mais usuários.