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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso(2022-01-31) FURTADO, Geciel Ranieri; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste Trabalho de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) “Esse é o dom que Deus me deu”: práticas de cura e saberes populares na vila rural do Acarajó, Bragança do Pará(2018-12-04) REIS, Romaisson Christofher das Neves; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140O presente artigo toma como objeto de estudo as práticas de cura na Região de integração Rio Caeté, tendo como o objetivo principal de estudo o curandeiro, partindo do pressuposto que este sujeito contribui com sistema de crenças e saberes. Para delimitar o território estudado, a pesquisa de campo se concentrará na vila do Acarajó, zona rural do município de Bragança. Assim sendo, entende-se que essas práticas de cura não são exclusivas da contemporaneidade, pelo contrário, elas se tornam mais interessantes quando reconhecidas como práticas tão antigas que apesar da modernidade ou as series de tentativas da igreja católica em exercer o controle sobre o campo das crenças ou até mesmo frente ao preconceito voltado sobre as religiões de matizes africanas, pode-se observar a sobrevivência destas práticas que existem desde o período colonial.