Navegando por Assunto "Behavioral practices"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Manifestações de bullying em uma escola pública do ensino fundamental: uma análise pertinente(2023-12-14) MATOS, Rita de Cássia Santana de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas comportamentais de estudantes de uma escola pública municipal e se essas caracterizam-se ou não como bullying. Partindo dos seguintes questionamentos: quando as práticas comportamentais da adolescência tornam-se violência na forma de bullying? Quais são os impactos desse fenômeno na vida dos sujeitos envolvidos? A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir da pesquisa de campo e da utilização de questionários para obtenção dos dados. Para o desenvolvimento mais satisfatório, serviram de aportes teóricos os estudos de Silva (2010), Souza e Almeida (2011), Fante (2005), dentre outros. A pesquisa revelou que, as manifestações ocorrentes na escola pesquisada, classificamse como práticas do fenômeno bullying, revelou também, que no contexto educacional, existem poucas produções científicas sobre esse fenômeno, tendo vastas produções voltadas ao contexto clínico, pisicológico, e refrente a escola que é onde se propaga, o acervo é limitado. A prática do bullying é muito grave, e não deve jamais ser encarada como “brincadeira”, as consequências geradas por esse fenômeno são devastadoras e algumas, irreverssíveis, como o homicídio e suicídio.