Navegando por Assunto "Basic Education"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lá vem os pretos do América: discursividades de mulheres quilombolas sobre os desafios e perspectivas na escolarização da Educação Básica para seus projetos de vida no quilombo do América em Bragança-PA(2022-12-21) OLIVEIRA, Kátia Regina Morais de; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912O presente estudo analisa as discursividades de mulheres negras e quilombolas sobre o processo de escolarização na Educação Básica na comunidade do Quilombo do América em Bragança- PA. Problematiza quais as discursividades de mulheres negras e quilombolas sobre os desafios e perspectivas na escolarização na Educação Básica para os seus projetos de vida. O referencial teórico baseou-se em Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro (2020), Angela Davis, Heleieth Saffiot, bell hooks (2020), entre outras para a discussão sobre mulheres negras. Para a incursão a respeito do processo de escolarização dialogamos com José Carlos Libâneo, Moacir Gadotti e Dermeval Saviani. Para as discussões sobre as relações étnico-raciais, nos balizamos em Lilia Schwarcz, Nilma Gomes, Raquel Amorim Santos, Maria Malcher, entre outros. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica e de campo. Para a geração dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada com 06 (seis) mulheres negras e quilombolas sobre seus processos de escolarização na Educação Básica visando os desafios e as perspectivas para os seus projetos de vida. A análise baseou-se na análise do discurso em Bakhtin e seu Círculo, a partir do conceito de dialogismo. Os resultados do estudo revelam que as mulheres negras e quilombolas enfrentam diversos e diferentes desafios que contribuíram para a sua desistência escolar, seja pela gravidez precoce, obrigações com o trabalho doméstico, com os cuidados e a educação dos seus filhos, sustento da família e também pelo impedimento dos seus cônjuges. Além disso, a distância das escolas, a situação financeira, os currículos escolares desconexos de seu pertencimento étnico-racial e a necessidade de subsistência foram barreiras preponderantes para a desistência da escolarização. As mulheres negras e quilombolas enfrentam o racismo estrutural e a discriminação. Enquanto perspectiva de vida, essas mulheres enunciam que a formação escolar é um campo onde se adquire conhecimento, melhora suas condições econômicas por meio do trabalho formal e ainda contribui para a educação de seus filhos. Concluímos que a perspectiva das mulheres negras e quilombolas ocorre por meio da crença de que a educação transforma a vida social e econômica, assim como possibilita criticidade e resistência para os enfrentamentos dos desafios cotidianos demarcados pelo patriarcado historicamente estabelecido na sociedade brasileira, assim como pelo racismo estrutural e pelas discriminações raciais que continuam presentes em suas vidas e que leva à sua invisibilidade na sociedade brasileira. Contudo, seus projetos de vida continuam vivos por meio de suas lutas incessantes por mudanças, igualdade, respeito, garantia de direitos e a ocupação dos mais diversos espaços sociais, inclusive a escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde emocional do estudante na Educação Básica na pandemia da Covid-19: revisão de escopo(2023-06-26) SOARES, Rosely Machado; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XA saúde emocional do estudante na Educação Básica durante a pandemia da COVID-19 levou os jovens a desenvolverem sérios transtornos psicológicos. O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar a saúde emocional dos estudantes da educação básica antes e durante a pandemia da COVID-19. Foi realizada uma revisão de escopo, sendo consultados estudos revisados por pares, publicados em periódicos nacionais entre os anos 2019 e 2022. A busca foi realizada em três bases de dados (CAPES; SciELO; APA) a partir dos descritores “saúde psicológica”; aluno *; “educação básica”, com auxílio do booleano OU. Seguiram-se as etapas propostas pelo Instituto Joana Briggs: 1-Elaboração da questão de pesquisa; 2-Identificação dos estudos; 3-Seleção dos estudos; 4-Extração dos dados; 5-Reunir, resumir e relatar os resultados da pesquisa; e 6-Consultar. A pergunta problema foi:Como a saúde emocional dos estudantes da educação básica foi relatada, antes e durante a pandemia da Covid-19? No total foram encontradas 30.352 referências, ficando duas para revisão final após as triagens. Os resultados mostraram cinco fatores psicológicos nos estudantes da educação básica que afetariam a sua saúde emocional: insônia; transtorno psicológico; ansiedade; depressão e descontrole emocional. Conclui-se que há poucos estudos em língua portuguesa, e sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas referente a temática.