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Navegando por Assunto "Ballet (Dance)"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas
    (2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A arte do ballet e sua contribuição no desempenho escolar de alunos no ensino formal: um estudo comparativo de alunos praticantes e não praticantes de ballet
    (2018) MONTEIRO, Emylle Carine Aleixo; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque Lobo
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar a arte do ballet clássico como subsídio no processo educativo pessoal relacionado ao rendimento escolar dos alunos praticantes e os alunos não praticantes, buscando encontrar possíveis benefícios adquiridos pela sua prática, que influenciam no aprendizado escolar, relacionados aos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, comparativo, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por dois grupos, divididos igualmente, contendo quatro alunos, com idade entre oito a nove anos, o Grupo I é formado por alunas praticantes de ballet clássico, e Grupo II pelos alunos não praticantes, todos alunos estudam da Escola Estadual Lar de Maria, na cidade de Belém, dentre eles, dois praticam ballet clássico no Projeto Só Arte. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente a identificação dos alunos e seus motivos inerentes sobre as aulas de ballet e seus respectivos relatórios semestrais. Os resultados obtidos mostram que foi possível analisar que os alunos do Grupo II, os não praticantes exibiram uma média 4,375 para todos os critérios, diferentemente do Grupo I, referente as alunas praticantes de ballet, que apresentaram duas médias iguais a 4,75, e duas médias 5, sendo um pouco oscilante entre os critérios, ainda assim maiores que as notas do Grupo II. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que mediante a prática do ballet clássico devemos cada vez mais acreditar na expansão dessa arte como auxilio no desenvolvimento do rendimento escolar dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cor da dança: representatividade negra no ballet clássico na cidade de Belém do Pará
    (2023-07-03) ANJOS, Ariany Vitória Coelho dos; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O presente trabalho busca compreender a importância da representatividade negra no ballet clássico a partir de minhas vivências como bailarina. Trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, busco levantar reflexões e questões à cerca do racismo estrutural presente nessa dança cênica, e destaco a necessidade de existir mais bailarinas negras ocupando locais de notabilidade em escolas e companhias de dança de Belém do Pará. Com a finalidade de investigar o preconceito dentro do ballet, converso com autoras como Homans (2012) e Samarino (2021) para trazer a origem dessa dança em terras europeias, Além de SIlvério (2020) e Silva (2021) para embasar o diálogo sobre a exclusão de meninas negras em papéis principais na dança. A metodologia utilizada foi a pesquisa autobiográfica segundo Alves (2015), entendendo como uma auto investigação de minha trajetória de vida pessoal e profissional, enquanto bailarina negra dentro de uma dança com origem europeia. Por fim, concluo que o ballet deve ser acessível a todos que sonham com ele e ter referencias negras nesse meio, aos poucos, quebra um padrão imposto pelo racismo.
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