Navegando por Assunto "Baixo Tocantins"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Crianças e infâncias da Amazônia paraense: achados sobre a região do Baixo Tocantins(2022-07-19) SANTOS, Aíris Corrêa dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O artigo trata do ser criança na Amazônia paraense, em especial das que habitam a região do Baixo Tocantins, com o intuito de identificar a pluralidade dos contextos que os infantes vivem suas infâncias quando se pensa os desafios educacionais e de garantia de direitos de meninos e meninas. O estudo, dentro da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico a partir de dissertações e teses dos autores Andrade (2018), Corrêa (2018), Buecke (2019), Pojo (2017) e Silva (2005), os quais discutem o sujeito criança, suas infâncias e suas produções infantis perpassando por relações no âmbito escolar, familiar e comunitário. Enfatizamos as abordagens mencionadas nos estudos, que afirmam as crianças como sujeitos atuantes, ativos, criativos no meio em que vivem, mesmo enfrentando uma realidade social amazônica demarcada por precárias condições de vida e de escolarização para esses sujeitos. Elas conseguem outorgar contornos próprios aos seus “mundos infantis”, ao construírem e partilharem suas práticas sociais e culturais, que dizem da singularidade da vida na Amazônia. Outrossim, dada a importância de compreender quem são as crianças, é preciso investir em mais estudos nesse enfoque pois na realidade da região do Baixo Tocantins, por exemplo, são poucos estudos que discutem sobre o tema, ao mesmo tempo, há muito ainda para se aprender sobre e com as crianças. Isto posto, é possível construir sob outras perspectivas as práticas educativas em nossa região, embebida da produção infantil em sua diversidade de crianças e suas infâncias.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Discussão sobre a diversificação produtiva na agricultura familiar da comunidade quilombola de Jacundaí (Moju-PA)(2018-08-27) MORAES, Richelly Valadares; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente trabalho buscou a realização de uma pesquisa quanti-qualitativa na comunidade de Jacundaí, município de Moju, Nordeste do Estado do Pará, onde se tentou identificar por quais fatores a maioria dos agricultores familiares da referida comunidade não conseguem diversificar a sua produção, investindo basicamente na produção de farinha de mandioca. Sendo que a diversificação produtiva agrícola apresenta inúmeras vantagens quando comparada à monocultura, pois a mesma é uma estratégia para a redução de riscos e possibilita renda ao longo do ano. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado e contou com a participação de 10 (dez) agricultores, tendo como embasamento o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), elaborado durante as pesquisas do Tempo Comunidade do Curso de Educação do Campo, através da disciplina de Práticas Pedagógicas. O principal objetivo deste trabalho é proporcionar a discussão de outras possibilidades de produção agrícola que envolvam a diversificação das atividades produtivas de cultivo e criação na comunidade estudada. A pesquisa desenvolvida com o uso de questionários e entrevistas trouxe várias respostas ao problema levantado, e constatou-se que os agricultores da comunidade precisam de mais incentivos e oportunidades para conseguirem melhores resultados nas atividades produtivas, propiciando assim um desenvolvimento sustentável da família e da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Geoprocessamento como ferramenta de estudos hidrológicos e ambientais na mesorregião do Sudeste Paraense: Município de Marabá/PA(2023-12-12) DANTAS FILHOS, Wandré Sady Araújo; SANTOS, Artur Vinícius Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/7136004873949490; https://orcid.org/0000-0001-5143-240XO presente trabalho expõe a importância do geoprocessamento enquanto ferramenta para análise e estudos ambientais. O município de Marabá, localizado no leste do Estado do Pará, se encontra no contexto da Macrorregião Hidrográfica Tocantins-Araguaia (a segunda maior rede hidrográfica do Estado do Pará), Mesorregião do Baixo Tocantins e Microrregião delimitada pela Bacia do Itacaiúnas. O presente estudo justifica-se devido à integração de dados espaciais de fontes como Agência Nacional de Águas – ANA e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que pode proporcionar uma visão mais abrangente e integrada das características da bacia hidrográfica, quanto a relação entre a sua dinâmica e seus processos hidrológicos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi apresentar o resultado do geoprocessamento aplicado a estudos hidrológicos e ambientais, considerando interpolação e análise de dados geoespaciais, além da caracterização fisiográfica de bacias hidrográficas (Rio Itacaiúnas e Rio Tapirapé). O estudo foi realizado a partir de pesquisa em banco de dados livres e através das confecções cartográficas. A compilação de dados resultou na caracterização das bacias do Itacaiúnas e Tapirapé e suas respectivas redes hidrográficas. Estes resultados obtidos e as informações levantadas, mostraram-se condizentes com trabalhos realizados anteriormente, podendo servir como base, tanto para estudos ambientais básicos, quanto para estudos mais complexos, subsidiando as suas confecções. O sensoriamento remoto e as ferramentas de SIG, facilitam a identificação de possíveis impactos ambientais, permitindo tomar decisões mais precisas e cruciais para a gestão sustentável dos recursos hídricos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mandioca: importância e desafios da atividade agrícola para os agricultores familiares de Nova Colônia de Bucubarana, Cametá-Pa(2024-12-07) SANCHES, Eliel dos Santos; SILVA, Edfranklin Moreira da; http://lattes.cnpq.br/5259957857523185; https://orcid.org/0000-0002-3832-1921A mandioca é uma atividade produtiva importante, principalmente para os agricultores familiares, possibilitando uma atividade econômica nas propriedades rurais, tendo ainda papel na geração de empregos. O artigo apresenta um estudo sobre a importância da mandioca para a vida das famílias de agricultores familiares da comunidade de Nova colônia de Bucubarana, no município de Cametá-PA. O objetivo foi analisar a importância desse cultivo para os agricultores familiares da comunidade, bem como compreender os sistemas de preparo da área para o plantio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, apoiada por uma investigação de campo, a partir da realização de entrevista com agricultores e observação em campo. Os resultados apontam que a mandioca é a principal atividade agrícola que contribui na renda das famílias, além de servir ao autoconsumo familiar. Portanto, é preciso política pública direcionada para essa atividade que favoreça a melhoria na produção de forma sustentável, em especial tecnologias que superem a crise nos sistemas de corte e queima e aração.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os saberes socioambientais do cotidiano dos estudantes como promotor de tecnologia social da Amazônia Tocantina(2023-12-11) PEREIRA, Ana Lucia Castro; BECKMAN, Ruana Aretha Farias Santiago; http://lattes.cnpq.br/6406151351125446O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os saberes locais dos alunos contribuem como agente facilitador para implementação de uma tecnologia social que promova uma melhora significativa dentro da comunidade escolar. A abordagem metodológica foi de cunho qualiquantitativo e consistiu na utilização de questionários socioambientais semiestruturados. O público-alvo foram 100 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, localizada no município de Cametá no Estado do Pará. Quanto aos resultados, foi possível identificar que a tecnologia social mais viável a ser implementada na escola seria a horta sustentável, a qual os alunos relataram que sentem falta e pode ser um meio de sanar algumas problemáticas dentro da escola. Portanto, o estudo evidenciou a importância de compreender e enfatizar a comunidade e os conhecimentos locais para que desta forma seja possível implementar tecnologias sociais viáveis que atendam as demandas locais com os recursos disponíveis promovendo uma ação coletiva e disponibilizando um ambiente educativo por meio de hortas sustentáveis que demonstrem como as questões ambientais afetam a sociedade e o meio ambiente.