Navegando por Assunto "BNCC"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos(2021-02-22) PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro; MOTA, Joselene FerreiraO artigo traz como objetivo analisar as possibilidades da Pedagogia HistóricoCrítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC para o ensino da educação física do município de Marapanim/PA para responder a questão, quais as possibilidades da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC de educação física do município de Marapanim/PA? O percurso metodológico traçado se deu através do materialismo histórico dialético. Foi realizada uma apresentação acerca do projeto “Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos” - que originou o artigo - uma breve apresentação sobre o município de Marapanim, a materialização acerca da Pedagogia Histórico Crítica e a Abordagem Crítico Superadora, reflexões críticas sobre a BNCC e a descrição metodológica de umas das oficinas realizadas durante a formação de professores. Concluiu-se que a educação física na BNCC está estagnada nas pedagogias de reprodução no ensino dos conteúdos da cultura corporal. Tendem a diminuir a autonomia e individualidade sóciohistórico-cultural de professores e alunos, para um processo de hegemonia da educação. Como se a sociedade não tivesse divididas em classes, ou seja, ocultam a classe trabalhadora. Porém, ao encontrar lacunas na BNCC, tais como a falta de metodologias e abordagens, nos deu indícios para reverter esta imposição estratégica do governo atual a serviço do capital.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A base nacional comum curricular (BNCC) e a aplicabilidade de sistemas de equações lineares(2022-12-12) DIAS, Flavione Lopes; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho objetiva mostrar que podemos resolver problemas envolvendo outras áreas de conhecimento: Química, Física, Geografia através de aplicações de sistemas de equações lineares. Com isso, utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz o estudo desses sistemas no ensino médio. A pesquisa fez uso de uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de: Boldrini (1980), Dante (2016), Lezzi (2016), Lipschutz (2011) e Ruggiero e Lopes (1996). Os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica foram de fundamental importância, pois, através das atividades demostradas foi possível observar que podemos relacionar o ensino da matemática a outras áreas de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Cumum Curricular: uma análise com ênfase no ensino de Ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental(2018-12-10) SOUZA, Maria Adlayne Gomes de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Em 22 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada como documento oficial de caráter normativo que servirá de referência para a formulação dos currículos da Educação Básica dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. Estudar esse documento é de fundamental importância para os professores e para os graduandos, em razão de tal documento ter sido publicado pelo Ministério da Educação prometendo provocar uma grande mudança na educação brasileira com o objetivo de atualiza-la para, de fato, garantir as aprendizagens essenciais a todos os estudantes da Educação Básica de todo o País. Frente a isso, este Trabalho de Curso foi elaborado com o intuito de responder a seguinte pergunta: O que muda na educação brasileira e na atuação do professor de Ciências, por influência da implantação da Base Nacional Comum Curricular? Para responder essa pergunta, foi então desenvolvida uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, classificada quanto aos objetivos em pesquisa descritiva e classificada quanto aos procedimentos em pesquisa documental, com o seguinte objetivo geral: apresentar uma análise sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular, em especial a parte que tange ao ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo o objeto de estudo dessa pesquisa um documento oficial, então para o levantamento de dados foi usado a técnica de análise de conteúdo sobre o texto desse documento. Os resultados dessa análise revelaram que a BNCC provocará duas grandes alterações nos currículos – estudo de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências e uma significativa alteração na sequência didática do ensino de Ciências do Ensino Fundamental –, e isso, provavelmente irá provocar grandes alterações na forma do professor trabalhar, inclusive, exigindo-lhes formação continuada para obter atualização coerente com as atuais demandas que a BNCC traz para sua prática profissional e função social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioassinaturas: uma proposta de astrobiologia para educação básica e a nova BNCC(2022-02-08) SANTOS, Tainah Campelo; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474; SILVA, Lizangela Maria Almeida da; http://lattes.cnpq.br/7835150723151569O distanciamento entre as disciplinas escolares das ciências da natureza impossibilita a compreensão plena dos fenômenos que permeiam a vida cotidiana, afetando o histórico de aprendizagem dos alunos, uma vez que esses eventos não ocorrem de maneira isolada, ou seja, não são específicos de área da Física, Química ou Biologia. No entanto, inserir nesse contexto a prática interdisciplinar no âmbito escolar, levanta uma série de desafios que perpassam principalmente na própria preparação dos professores colocando em evidência a necessidade de se reinventar diante desse cenário. Sendo assim, o uso da Astrobiologia como um tema transversal às Ciências da Natureza pode contribuir para o desenvolvimento de ensino e aprendizagens essenciais embasados na interdisciplinaridade entre conceitos presentes em ciências da natureza a fim de sanar as lacunas deixadas na educação básica por conta de um ensino fragmentado, assim como ajudar os professores da educação básica na criação de um plano de trabalho norteador. Dessa forma, o presente estudo propõe-se a apresentar uma alternativa de trabalho para o corpo docente de modo a contribuir com a prática interdisciplinar e transdisciplinar associando conteúdos referentes ao estudo de bioassinaturas, de maneira a integrar as disciplinas das ciências da natureza para trabalha-las em conjunto com o currículo escolar do ensino médio. Para isso, buscou-se identificar e interligar tópicos de estudo comuns entre a Astrobiologia e o ensino de ciências através da analise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) identificando e agrupando os temas estruturadores com a finalidade de desenvolver uma visão de mundo nos alunos e proporcionar um conhecimento mais amplo e contextualizado de fenômenos a partir do olhar integrado da Física, Química e Biologia. Assim, almeja-se que este trabalho seja capaz de nortear os professores da educação básica através de uma proposta de cunho interdisciplinar que possa ser incorporadas ao seu planejamento de aula sem alterar os objetos de conhecimentos estabelecidos, proporcionando um ambiente motivador e que favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção da prática pedagógica mediada pela ludicidade: reflexos da BNCC na U.M.E.I creche Iracy de Souza Teixeira, em Moju-PA(2023-06-22) VIANA, Ana Carolina Fagundes; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se dá a construção da pratica pedagógica na Educação Infantil mediada pela ludicidade, e quais os reflexos da BNCC neste processo. Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, realizada no município de Moju, em uma Unidade de Educação Infantil, tendo como colaboradoras seis professoras, que responderam à perguntas contidas em entrevistas semiestruturadas. A base teórica do trabalho está fundamentada a partir de autores como Kramer (2003), Kishimoto (1995), Luckesi (2014, 2015), Oliveira; Teixeira; Costa (2022), além de documentos normativos da educação básica como a BNCC (2017). Quanto aos resultados da pesquisa, estes indicaram que as docentes possuem um bom entendimento a respeito da ludicidade na Educação Infantil, compreendendo esta como uma forma rica de ensinar a criança e propicia-la um ensino significativo por meio das interações, brincadeiras e jogos, porém, embora a BNCC contribua de forma norteadora com as práticas lúdico-pedagógicas, dando suporte para as etapas de planejamento até a efetivação das atividades, ainda sim identificou-se por meio dos relatos que este documento não abrange como deveria as necessidades existentes nas diversas unidades de educação infantil para que os docentes ensinem ludicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC(2023-12-21) OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: uma proposta de abordagem nos anos finais do ensino fundamental(2022-03-11) LOPES, Shirlane Bessa Ferreira; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124A Educação Financeira vem ganhando grande importância social nos últimos anos, pesquisas mostram que os índices de endividamento e inadimplência são altos, e consequentemente os índices de financeira da população brasileira são baixos segundo os Relatórios de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, mostrando que grande parte dos cidadãos ainda não possui uma vida financeira saudável, acentuando assim a urgência da disseminação do tema na sociedade. Neste sentido, o presente trabalho pretende a partir da capacitação docente, colaborar com a inserção da educação financeira nas escolas possibilitando ao estudante desenvolver a capacidade de tomar boas decisões em relação às finanças. Para tanto, o trabalho foi fundamentado em pesquisas bibliográficas a respeito da Educação Financeira e seu desenvolvimento legal, assim como o modelo conceitual e pedagógico. Além disso, oficinas virtuais foram ofertadas aos professores da rede pública de ensino do Vale do Acará/PA e graduandos do Curso de Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba com o intuito de promover compreensão da relação transversal da educação financeira com as diversas áreas do conhecimento proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação física e a BNCC na escola de aplicação da UFPA: convergências e divergências(2018-12-22) ALMEIDA, Raiana de Oliveira; GORDO, Margarida do E. S. Cunha; http://lattes.cnpq.br/9361986128360329O objetivo deste trabalho foi analisar como está se desenvolvendo o processo de adaptação e adequação da BNCC na Escola de Aplicação da UFPA, com ênfase na disciplina educação física do ensino fundamental séries iniciais. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo abrangendo a revisão bibliográfica, a qual propusemos a análise da Seção Temática “Luta – Luto” da Revista Motrivivência – 2016, a pesquisa documental (BNCC, PNE e LDB) e entrevista semiestruturada, na qual tivemos como sujeitos a direção da Escola de Aplicação, a coordenação do Ensino Fundamental Séries Iniciais e dois professores de educação física que ministram aulas para esse nível de ensino. Para o tratamento dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2009) no qual organizamos o material, para então descrevê-lo analiticamente para, enfim trabalharmos na interpretação dos dados. O texto propõe uma discussão, com vista à reflexão sobre os posicionamentos e crítica dos autores no que concerne à referida temática, depois adentra a análise das entrevistas desvelando o possível cenário do lócus de investigação, ressaltando sua implantação e possíveis consequências para a Educação Básica. A análise dos resultados nos levou a inferir que o tema em questão desvela um cenário de disputas de concepções de currículo, de educação, de aprendizagem e, inclusive, do papel da escola no contexto atual. No que concerne à educação física nos preocupa o fato de seu possível estrangulamento no núcleo curricular de linguagens, que comporta um dos dois mais privilegiados componentes curriculares – a Língua Portuguesa. Outros pontos que nos chamam atenção é a incoerência e falta de lógica no que concerne à distribuição e orientação dos conteúdos a serem trabalhados, tanto do Ensino Infantil quanto do Fundamental; a contradição do entendimento da BNCC sobre a cultura corporal e seu verdadeiro significado, ao suprimir a contextualização dos conteúdos elencados, focando na aprendizagem da técnica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental(2019-05-28) SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento; SANTOS, Emina Márcia Nery dos; http://lattes.cnpq.br/2500404509598539; https://orcid.org/0000-0003-1532-270XEste trabalho tem como objetivo principal compreender como a função democratizante da escola é demonstrada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. Tendo o próprio documento como principal fonte, além de autores como Guareschi, Touraine, Cury e Freire como subsídio teórico para a compreensão das funções que podem ser designadas para a escola, na intenção de realizar um comparativo entre a função social da escola enquanto um espaço democratizante e a função de aparelho ideológico do Estado. Além disso, também serão analisados os seguintes referenciais normativos da política educacional brasileira, pós constituição de 88: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE), caracterizando a pesquisa como de natureza documental e bibliográfica, objetivando investigar quais as possíveis funções desempenhadas pela escola, como a democracia aparece na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental e se a BNCC estabelece para como função da escola a promoçã5o de um espaço democratizante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores (as) em educação física na Amazônia(2022-07-11) SILVA, Barbara Araújo da; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6147701581227207É partindo do reconhecimento do conjunto socio-cultural, produtivo e biodiverso que forma a Amazônia, que objetivamos analisar a formação de professores em Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando os retrocessos para o campo do conhecimento, do trabalho docente e formação dos sujeitos que integram a Amazônia. Metodologicamente tem como base o materialismo histórico dialético fazendo uso da pesquisa bibliográfica para sua sustentação teórico-metodológica. A BNCC foi moldada numa conjuntura neoliberal, na qual o processo de mercadorização do conhecimento, assenta-se num conjunto de aspectos, dentre os quais destacamos: o processo de homogeneização do currículo para a escola pública, regulação política-ideológica do conhecimento, sobre o trabalho e práticas docentes, desconsideração sobre as diferenças sociais, econômicas e culturais das diversas regiões do país, dentre outros. A Educação Física na BNCC está assentada na concepção de pensamento que super valoriza a subjetividade humana e secundariza o trabalho docente na socialização do conhecimento, evidenciando o esvaziamento e negação dos conteúdos de ensino a serem trabalhados nas aulas de educação física. No campo da formação docente em Educação Física, a BNCC vem se apresentando na perspectiva de regular e intervir nos projetos pedagógicos de cursos, por meio de programas educacionais que buscam promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da BNCC, bem como a Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNCF) que representa mais um exemplo gerencial e de regulação sobre o campo da formação docente, de caráter pragmático, que intervém na autonomia docente. Na contramão do que está posto, faz-se necessário um chamamento coletivo, politizado e resistente para o enfrentamento deste cenário que retrocede as lutas históricas em defesa da formação e trabalho docente no Brasil e na Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governamentalidade e BNCC: problematizações sobre as competências socioemocionais(2023-12-27) ARAÚJO, Jaylson Javier Silva de; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Nos últimos anos acompanhamos a reprodução de discursos a respeito das competências socioemocionais e sua relevância para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Diversas organizações, instituições e fundações posicionaram-se em prol dessas competências defendendo a necessidade de estarem incorporadas a um projeto de currículo unificado com garantias e promessas de alcance de metas e resultados, aumento de eficácia, de produtividade e melhora do desempenho na escola (e na vida profissional) por parte dos alunos. É necessário considerar que a escola produz práticas de governamento, conduz as condutas; nesse caso, as competências socioemocionais se manifestam como um dispositivo capaz de controlar os sujeitos, construindo subjetividades, o que corrobora com as práticas medicalizantes na educação escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é problematizar as competências socioemocionais realizando uma análise sobre a BNCC. Tal análise tem como referencial teórico-metodológico o pensamento do filósofo Michel Foucault baseado, em especial, nas obras A Ordem do Discurso (1999), A Arqueologia do Saber (2002) e Microfísica do Poder (1979). Este trabalho tem cariz qualitativo, bibliográfico e procurou examinar na BNCC a incidência das competências socioemocionais numa leitura de inspiração arqueológica, segundo os moldes foucaultianos. Foram pesquisas em base de dados de textos acadêmicos para realização da análise. E por fim, apresenta suas considerações com o intuito provocar outros questionamentos e sinalizar uma relação das competências socioemocionais com os estudos da medicalização da sociedade e a governamentalidade neoliberal no qual produziu-se o documento analisado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas e sites educacionais(2022-12-30) PINHEIRO, Zamara Rodrigues; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste trabalho, investigamos as identidades de língua-cultura inglesa apresentadas pela mídia, para isso consideramos, os discursos em sites educacionais e escolas de línguas, sobre os quais examinamos o funcionamento dos discursos midiáticos, tendo em vista as propostas normativas da BNCC. A construção do corpus de análise deste trabalho foi realizada através da seleção de edições e de textos do site da Revista Nova Escola e do site da escola Cultura Inglesa. O desenvolvimento da pesquisa contou com contribuições dos estudos de Coracini (2003; 2013; 2014); Fernandes (2005); Foucault (2002; 2004; 2014); Gregolin (2008); Hall (2021); Lopes (2018). Também contamos com teóricos que contribuem nas abordagens do uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de língua-cultura. Desse modo, as identidades dos professores de língua-cultura inglesa têm as constituições conforme os deslocamentos feitos, por si, ou pelas situações de ensino-aprendizagem em que fazem parte de acordo com os sites utilizados pela pesquisa. Concluindo, assim, que é relevante levar em consideração os diferentes discursos que constituem a formação identitária do professor de língua-cultura inglesa, uma vez que, por meio desta pesquisa, percebeu-se que as identidades daqueles que se nomeiam professores não são fixas e estão em constante mudança, refletindo e incidindo na formação e atuação desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.(2022-08-23) BATISTA, Maria Sineia da Silva; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatividade restrita: uma abordagem no ensino médio(2019-12-18) MENDES, Yuri Alves; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, foi feita uma abordagem para difundir o ensino de Relatividade restrita no ensino médio, em uma escola da rede pública de Belém, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos recebam as informações de forma simples e eficiente. Para isso foi ministrada três aulas cedidas pelo professor titular da turma, mostrando os conceitos de relatividade de Galileu e de Einstein, assim como seus postulados, tanto na teoria ou através de apresentação de imagens e vídeos de aplicações no cotidiano e sobre os autores das teorias foram para facilitar a ideia para os alunos de acordo com as competências especificas da BNCC na área de ciências da natureza . Para verificar essa assimilação por parte dos alunos foi proposto dois testes, uma antes de cada assunto para avaliar o conhecimento prévio de cada aluno e outro posterior a aplicação dos conteúdos com intuito de ver a postura de cada um no final.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Resistências nas discussões de gênero, sexualidade e educação como efeitos de discursos (neo) conservadores(2022-08-26) VILHENA, Raquel Xavier; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189O presente artigo tem como objetivo analisar a aliança conservadora no Brasil e seus ataques a educação frentes aos debates de gênero e sexualidade, bem como a articulação da bancada religiosa a fim de engajar simpatizantes e ir conquistando cada vez mais espaço na escola. Podemos destacar entre elas a campanha contra a chamada “ideologia de gênero”. Além disso, a retirada das palavras “identidade de gênero” “orientação sexual” nas discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Propostas que tem foco nas discussões a respeito da diversidade (gênero e sexualidade) além dos ataques a educação, pois gera restrições na atuação dos professore/as e na construção de uma escola mais democrática e pluralista. A partir deste contexto, esse artigo visa evidenciar não só estas reformas educacionais em sua relação com o contexto social, político, e cultural como também analisando suas consequências na escola. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica bibliográfica, assim como a análise da (BNCC), e processos de resistência a esses discursos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma sequência didática propositiva com o tema COVID-19(2022-12-12) CORDEIRO, Isaac Gonçalves; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este estudo intencionou discutir o ensino e aprendizagem de Estatística na perspectiva de uma sequência didática propositiva com a temática COVID-19. Para alcançar este objetivo foi necessário elaborar uma sequência didática para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais, para o ensino e aprendizagem da Matemática com a temática pandemia de COVID-19 referente ao município de Castanhal; discutir como a temática COVID-19 pode ser abordado como conteúdo curricular no ensino e aprendizagem de Matemática para estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais com base na atual regulamentação da Educação Básica, a BNCC; por fim, apresentar uma sequência didática aplicada ao conteúdo de Estatística, tendo como proposta, incluir, em sua estrutura, os dados da COVID-19. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo exploratório em que foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do assunto a ser discutido, ou seja, relacionando ao ensino de Estatística. Conclui-se proposições de ensino de conteúdo de Estatística são promissoras e potencializam discussões, saberes docentes e ação pedagógica a vista de um aprendizado significativo, e trazem contribuições para a literatura e para a prática do ensino.