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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicativo para professores de alunos com autismo no ensino superior na Universidade Federal do Pará- Campus Belém
    (2018) FIGUEIREDO, Leonardo da Costa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    Com o uso cada vez mais intenso de smartphones, a utilização de aplicativos móveis tem se tornado mais evidente em diversos contextos, possuindo variadas possibilidades de aplicação. Dentro do contexto educacional, tais ferramentas podem servir como aliadas no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Alunos com esta condição necessitam de adaptações que levem em conta suas características e dificuldades, de modo que lhe seja garantido a oportunidade de exercer suas atividades acadêmicas com eficiência. Para tanto, o papel do professor é essencial neste processo, e a adoção de estratégias pedagógicas que levem em conta suas peculiaridades podem exercer efeitos muito positivos no processo de aprendizagem. Portanto, o seguinte trabalho resultou no desenvolvimento de uma aplicação para celulares Android com o intuito de fornecer informações a docentes da Universidade Federal do Pará acerca do ensino de alunos autistas. A aplicação tem como objetivo facilitar o acesso às principais informações sobre o autismo e tornar menos burocrática a comunicação com a Coordenadoria de Acessibilidade, órgão responsável por prover o suporte aos discentes com autismo e necessidades especiais dentro da instituição. Na primeira parte do teste foram realizadas entrevistas com cinco professores da Faculdade de Computação, e com duas integrantes da Coordenadoria de Acessibilidade, onde foram coletadas informações a respeito de suas principais dificuldades no processo de ensino, qualidade do atendimento da coordenadoria e funcionalidades desejadas em uma aplicação de auxílio. Na segunda parte do teste foi realizado um teste prático com os professores para coleta de dados de uso do aplicativo e sugestão de melhorias. Com os resultados obtidos neste projeto foi possível concluir que o aplicativo atende à maioria dos anseios dos entrevistados, apresentando funcionalidades que auxiliam na comunicação entre professores e Coordenadoria de Acessibilidade, o que reduz a atual burocracia presente no processo de suporte ao professor no processo de educação de alunos autistas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A arte educação na inclusão de crianças com Autismo na Escola Regular: o estado da arte
    (2023-12-06) BARROS, Roseli Nunes; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Nesse estudo são apresentados dados da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2023. O objetivo foi investigar as discussões e pesquisas científicas acerca da Arte Educação para inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, no contexto da escola regular de ensino, na educação básica. As buscas das produções teóricas foram realizadas no período de 04 de abril a 01 de maio de 2023 nos sites Google Acadêmico, Scielo, Banco de dados Teses e dissertações da Capes, Banco de dados da Biblioteca virtual e física da UFPA, Campus de Altamira, por meio dos descritores “arte educação e autismo”, “arte educação e inclusão”, “arte educação e deficiência”. Para o critério de inclusão no corpus, o objeto de investigação devia ter relação com a Arte Educação direcionado ao público do Autismo (TEA), com foco em crianças da educação básica, corresponder a propostas pedagógicas e ter sido publicado no período de 2008 a 2023. Foram localizados 54 trabalhos destes, 15 produções atenderam ao critério de inclusão e compuseram o corpus deste estudo. A pesquisa revelou um fator determinante para a inclusão de alunos com deficiência e com autismo no contexto escolar, como o destaque para a formação continuada dos professores de artes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atitudes pedagógicas para estimular um aluno autista a fazer suas atividades
    (2018-03-09) CRUZ, Suécia Adriana Vilhena; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    No nosso país existem leis referente ao atendimento nas escolas de pessoas com algum tipo de deficiência. Porém, tem que existir qualificação adequada de professores para acolher os alunos com dificuldades de interação. Quando se trata de pessoa com Transtorno do espectro autista - TEA- é fundamental adaptar as suas atividades posto que esse transtorno tem como uma das características o sujeito seguir regras que nem sempre são impostas na escola. Diante dessa realidade o presente trabalho tem como problema de pesquisa: Até que ponto as atitudes pedagógicas podem estimular ou restringir a pessoa com autismo para realizar as atividades escolares? O objetivo principal é analisar pedagogicamente o comportamento do aluno autista frente as propostas escolares.O aluno pesquisado na época tinha 15 anos de idade, estudava no 5º ano dos anos iniciais em uma escola estadual no bairro do Guamá, na cidade de Belém. A coleta de dados ocorreu durante um semestre no estagio de docência. Neste estudo o aluno recebe o nome fictício de Lucas, a fim de preservar sua identidade. Os dados obtidos incluíram observações do aluno e contato direto com ele e da prática da professora regente dessa turma, sendo que o aluno apesar de ser autista demonstra interesse quando está fazendo algo que gosta, como usar a criatividade fazendo suas invenções. Embora minha convivência com o aluno tenha sido em um curto período pude perceber que suas virtudes e sua inteligência não eram aproveitadas em sala de aula fazendo com que esse aluno ficasse sem atividades durante o período em que estava na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas
    (2018-03-07) SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura disponível sobre a temática, a importância da inclusão no ambiente escolar e das metodologias de ensino em ciências em turmas regulares que possuam alunos autistas matriculados. Para a realização desta revisão foram feitas pesquisas na internet em revistas, livros e sites com a perspectiva de responder ao problema: Que desafios o ensino de ciências exige para a inclusão de aluno com transtorno do espectro autista (TEA)? Para tanto, são analisadas algumas questões quanto às leis que regem a educação especial e a educação inclusiva, e às metodologias desenvolvidas e publicadas eletronicamente. Os dados mostram que ensinar ciências além de necessitar relacionar-se com conteúdos complexos, necessita também de estratégias e recursos que facilitem a compreensão do aluno com TEA. Considero ao final que as metodologias exigem do professor desenvolver interesses pela temática ciências, e os materiais a serem utilizados nas aulas devem despertar aproximações com os interesses maiores do aluno autista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo e inclusão : aspectos da ação docente em uma escola pública de Castanhal – PA
    (2018-04-24) SILVA, Suane Priscila Porpino da; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594
    O autismo caracteriza-se por uma série de condutas comportamentais como a frágil interação direta e clara com outras pessoas, movimentos de comportamento restritos, estereotipados, ritualizados e a limitação ou ausência de comunicação verbal. Por conta dessa generalização de características – “categorias de analise” - se faz necessário uma abordagem cautelosa para que a criança real não desapareça em meio a essas categorias. O tema Autismo, ainda é pouco conhecido por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com o que se considera “transtorno”; tema que vem sendo discutido com maior frequência atualmente, devido demandas de alunos com autismo que são inseridos em ambiente escolar regular. Muito vem se especulando e se pesquisando sobre se há um único foco reverbere em uníssono uma definição fechada do que é o autismo e como se deve realizar a educação deste aluno. Por este motivo, o presente trabalho, tem como objetivo geral: analisar as características na prática docente em uma turma regular do 2º ano do ensino fundamental na escola municipal com a presença de um aluno com autismo, associado a uma intervenção dentro de sala de aula regular para a inclusão do aluno com autismo. Nossas arguições começaram construindo diálogos com autores como Declaração de Salamanca, 1994; Barbosa, 2007; Sassaki, 1997; Rodrigues, 2006; Lima, 2006; Alves, 2002; Kupfer, 2010; Cunha, 2012 e Moreira, 2005. Utilizamos como paradigma metodológico as pesquisas de referências qualitativas, autores como Pissette, 2010; Taylor e Bogdan, 1984; Danna (1986), Bervian, Cervo e Da Silva (2007), nos deram suporte para a análise dos relatos e da observação da professora do ensino fundamental em relação à inclusão do aluno com autismo. Penso a inclusão em campos políticos, culturais e educacionais; inserir não é adaptar, mas acolher, cuidar para que a criança sinta pertencer-se a esses territórios geográfico e afetivo, as salas de aula regular e AEE, aos contextos de aprendizagens, significando e subjetivando possibilidades de aprender e apreender conhecimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autismo infantil: perfil de pacientes atendidos em ambulatório de especialidades pediátricas em Belém, Pará.
    (2009) SILVA, Sherly Cabral; SÁ NETO, Simone de; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6213115471891287
    INTRODUÇÃO: O autismo é um distúrbio cuja etiologia ainda não é bem conhecida, embora envolva fatores genéticos, imunológicos e ambientais onde o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. É classificado como um dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizado por prejuízos na comunicação e interação social, além da apresentação de comportamento e interesses restritos e repetitivos. De acordo com estimativas mais recentes, cerca de 1 em cada 200 indivíduos apresentam transtornos do espectro autista. OBJETIVO: Avaliar as manifestações clínicas, bem como sugerir fatores de risco nos pacientes que preenchem critérios diagnósticos estabelecidos para autismo. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Realizou-se um estudo do tipo transversal, de amostra não probabilística no Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Infantil Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, através de informações coletadas de 80 pacientes em protocolo de pesquisa próprio, submetidas posteriormente à análise estatística. RESULTADOS: O sexo masculino correspondeu a 77,5% dos pacientes. A época de percepção das manifestações mais referida pelos cuidadores foi antes dos 3 anos. O atraso de linguagem foi a queixa mais freqüente (77,5%); os critérios 1.b e 2.a do DSM-IV foram os mais encontrados; a prevalência de episódios de convulsão foi de 32%; a risperidona foi o neuroléptico mais empregado (77,8%) e o acompanhamento mais utilizado no serviço foi o de neuropediatria. CONCLUSÃO: O sexo masculino foi o mais acometido e a queixa mais freqüente, o atraso de linguagem. Pelo DSM-IV, interação e linguagem são os maiores prejuízos desses pacientes. As crises convulsivas foram associadas ao espectro autista, sendo a risperidona o medicamento mais utilizado no tratamento farmacológico de sintomas. Ressalta-se a importância do constante monitoramento da evolução dos portadores do transtorno autista, para otimizar a abordagem terapêutica, bem como promover a inserção de novos tratamentos e adequar a articulação da equipe multidisciplinar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas
    (2024-02-28) COSTA, Lucielen Pereira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O artigo propõe uma avaliação minuciosa da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, concentrando-se na análise aprofundada de como essa metodologia singular repercute no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e nas habilidades cognitivas desses estudantes. A metodologia empregada envolve uma análise qualitativa das interações entre a aplicação do Algeplan e o progresso nas habilidades de raciocínio lógico-matemático. Os resultados revelam padrões consistentes de melhoria nas competências cognitivas, destacando a adaptabilidade e eficácia do Algeplan como uma ferramenta pedagógica, fornecendo uma base sólida para estratégias educacionais personalizadas no apoio ao desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, bem como oferecendo uma compreensão mais detalhada dos processos cognitivos envolvidos na implementação do Algeplan. Este enfoque multifacetado fortalece a validade interna do estudo, contribuído para a fundamentação teórica e prática das conclusões apresentadas e fornecendo um arcabouço sólido para futuras pesquisas no campo da educação para alunos autistas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioterapia como alternativa terapêutica no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2016) SOUSA, Adriano Caetano Guimarães de; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Enfoca a biblioterapia como uma ferramenta coadjuvante no tratamento de pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da utilização da leitura de textos apropriados e indicados por um biblioterapêuta que, em vista do princípio da interdisciplinaridade da biblioterapia, trabalha em parceria com os profissionais de outras áreas dependendo da Instituição onde a mesma será implementada, sendo que no presente trabalho a interação ocorreu com duas professoras do ensino fundamental de escola pública que possuem em suas salas de aula alunos com autismo. Denota a biblioterapia como uma forma de promover a mudança do comportamento, visando o melhor ajustamento social do indivíduo autista através do autoconhecimento proporcionado pela identificação com os personagens e reflexão realizada sobre os textos indicados. Usa como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados por meio da aplicação de questionário direcionado a professoras do ensino fundamental de escola pública. Conclui que a leitura exerce um papel fundamental e essencial na formação do caráter, na socialização do indivíduo e na sua visão de mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar da criança com transtorno do espectro autista com o cuidador: uma análise pré e pós capacitação dos cuidadores
    (2017) SILVA, Manuella Natasha Costa da; NEVES, Suellem Karoline Silva; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926
    O autismo acarreta déficits no desenvolvimento percebido ainda na primeira infância, fase que o brincar é uma ocupação predominante que potencializa o desenvolvimento. Sendo assim, é importante que cuidadores sejam encorajados a terem conhecimento de estratégias que ajudem a fomentar o brincar junto a crianças com transtorno do espectro autista. Assim, este estudo pretendeu investigar se um programa de intervenção oferecido aos cuidadores promoverá aumento da promoção do brincar conjuntos de crianças com autismo e que estado do brincar (simbólico, exploratório e funcional), faz-se mais presente. Realizou-se pesquisa quantitativa, na qual foram filmados momentos de interação entre 7 díades de cuidadores e filhos no brincar livre , pré e pós intervenção, dos quais foram analisados conforme a categorias do brincar (exploratório, funcional e simbólico e/ou conjunto e sozinho). Os resultados obtidos foram: houve aumento na duração do brincar na maioria das díades; o brincar funcional foi o mais presente nas fases pré e pós-intervenção; apenas uma díade apresentou brincar simbólico; e apenas houve aumento no brincar conjunto em três díades. Conclui-se que intervenções que promovem o brincar através do cuidador, para criança com TEA são importantes à medida que potencializam o desenvolvimento sadio, por meio de um facilitador que viabilize a motivação de estratégias. Por isto devem ser motivadas mais pesquisas com intervenções focadas para o brincar do TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Compreender a experiência de lutas dos pais de crianças autistas pelo direito a educação no município de Altamira-PA
    (2022-11-22) SILVA, Dilcilene Reis da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    A pesquisa refere-se a um estudo de investigação bibliográfico- exploratório que buscou compreender a experiência de luta dos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista pelo direito à educação no município de Altamira- Pá. Sabemos que o maior desafio atualmente é proporcionar uma educação de qualidade, sem distinções e para isso deve garantir os direitos para pessoas diagnosticadas com autismo por meio das leis e de movimentos ao qual vem assegurar espaços mais inclusivos e respeitosos e também seus direitos. Propôs como objetivo geral: compreender a experiência de lutas dos pais de crianças autistas pelo direito a educação. E como percurso metodológico se utilizou de uma abordagem de cunho qualitativo com enfoque bibliográfico com caráter exploratório sendo eles, levantamento de fontes para composição do acervo publicado nos últimos cinco anos, constantes no portal de Periódico da SciELO, Google acadêmico e fontes seguras que contenham materiais referentes ao autismo, políticas públicas e educação inclusiva. Para enriquecer esta pesquisa fez- se necessário para obtenção de dados, um roteiro para entrevista aberta com três perguntas através do programa do Word e WhatsApp; isto e devido ao momento atípico que vivenciamos em decorrência a pandemia do Corona vírus. Conclui- se o quão é importante à participação dos pais, da comunidade escolar e do apoio das pessoas ao redor da criança com autismo desde o princípio, no diagnóstico, como no tratamento e na evolução das práticas educativas e sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica
    (2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251
    De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura
    (2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413
    Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ­ TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: trata­se de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quanti­qualitativa, utilizando­se os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraram­se aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destaca­se por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salienta­se, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considera­se de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, aponta­se que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e autismo: práticas pedagógicas em dançaterapia para a motivação das relações sociais e interpessoais de crianças autistas
    (2018-07-17) SANTOS, Andrea Batista dos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014
    O presente trabalho tem por objetivo socializar os resultados de uma pesquisa bibliográfica referente às práticas pedagógicas em Dança, a fim de contribuir para as relações sociais e interpessoais de crianças autistas, na qual procurei responder a seguinte questão: De que maneira pode-se utilizar a dança como prática pedagógica para a promoção das relações sociais e interpessoais de crianças com autismo? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a qual aborda trabalhos de pesquisadores/autores como Cornelsen (2007), Cunha (2010), Figueira (2018), Fux (1983; 1988) e Padilha (2008). Os resultados indicaram que as possibilidades de utilização da dança na educação de crianças autistas são muito promissoras, já que a criança autista necessita ser estimulada, principalmente, através da visão e é neste contato que a Dança interfere, de forma positiva, na sua interação com o outro. Através do reconhecimento de seu corpo e do corpo do outro, a criança autista passa a compreender que o contato não se deve apenas a uma forma de necessidade, mas também a algo que lhe traga felicidade, satisfação, equilíbrio emocional e várias outras manifestações sinestésicas que sua identidade autística, infelizmente, não lhe permitiria compreender sem a mediação, neste caso, da Dançaterapia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    É conhecendo que se entende: desmistificando as produções científicas sobre autismo
    (2023-12-21) SILVA, Gabriel Martins; GUIMARÃES, João Pedro Quaresma; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este trabalho é fruto das vivências dos presentes autores ao longo de suas jornadas no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A escolha da temática a qual tange o ensino de matemática para alunos autistas, não foi uma escolha aleatória, mas sim, construída e inspirada em meio aos acontecimentos ocorridos durante essa incrível caminhada. Entretanto, este trabalho é composto pela junção de dois Capítulos de Livros publicados em E-books. O Capítulo I buscou indicar possíveis soluções para que estudantes autistas possam aprender matemática. Para alcançar essa pesquisa utilizou-se a técnica de análise bibliográfica, essa técnica, de acordo com Gil (2002, p. 44), é desenvolvida com base em materiais já disponíveis, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. O lócus dessa pesquisa foi os anais das edições 2019 e 2020 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). Após ser realizado a busca formou-se o corpus, com o total de 18 artigos. E com a leitura dos artigos, foram criados quadros agrupando os trabalhos entre eles por similaridade a partir de eixos temáticos selecionados. Contudo, após a análise dos artigos, foi entendido que para que a inclusão do aluno autista seja adequada é necessário três condições básicas, são elas: 1) Conhecer e estudar as características comuns às pessoas com autismo; 2) Definir a forma de atendimento educacional a ser ofertado, concomitantemente com a turma comum; e 3) Desenvolver estratégias adequadas de atuação pedagógica em sala de aula, respondendo às necessidades educacionais especiais de alunos com autismo, as quais devem ser avaliadas sistematicamente (MENEZES, 2012; PLETSCH, 2014). O Capítulo II investigou as produções científicas, com ênfase no Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o ensino de Matemática direcionado a indivíduos autistas. Esse objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica que para Sampieri, Collado e Lucio (2013), baseiase principalmente em fontes secundárias, que são trabalhos que sintetizam e interpretam informações de fontes primárias como estudos de pesquisa originais. Para a coleta de dados desse estudo utilizou-se as renomadas plataformas digitais: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e houve a seleção de 24 trabalhos, sendo 20 dissertações e 2 teses. Os dados foram analisados empregando as técnicas de Booth, Sutton e Papaioannou (2016), que envolvem a identificação de estudos relevantes, sistematização da informação, agrupamento e categorização, síntese e análise crítica. Em suma, alguns dos resultados destacou-se com a Figura 1 que os estudos voltados ao ensino de matemática para alunos autistas são recentes, tendo maior índice em 2020. É valido ressaltar que sudeste é a região que predominou em relação ao número de publicações encontradas nos Capítulos I e II. Portanto, escrever este trabalho como um todo, desencadeou saberes valiosos para a formação dos presentes autores como futuros profissionais qualificados para exercer a profissão com excelência, e que os mesmos estão gratos por contribuírem com a comunidade cientifica.
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    Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA
    (2024-02-27) BARATA, Alana do Socorro Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica, localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas, com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa, para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada professor e por cada aluno especial de maneira diferente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educación inclusiva: una propuesta y ejecución de actividad oral em e/el para un alumno com TEA em una escuela privada em Barcarena-PA
    (2023-07-08) FURTADO, Ana Madalena Almeida Saito; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124
    Este artigo trata, como abordagem principal, a educação inclusiva para alunos com autismo, e sua inserção na escola regular. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e qualitativa, que analisou o conteúdo de publicações no período de março a junho de 2023. Para chegar a este ponto central do trabalho, foram considerados como embasamento teórico a Constituição Brasileira (1988), a Lei Brasileira de Pessoa com Deficiência (2015), o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DMS-5) (2014), a Declaração de Salamanca (1994), Declaração dos Direitos Humanos (1948), Meléndez (2002), Rodríguez (2009), Almeida et al. (2007), Palacio e Menjura (2020), Fernández (2003), Jannuzzi (2004), Fossile (2010), Schmidt et al. (2016), Passos, (2019), Costa y Nunesmaia (1998), Rossi (2007), Cervini (2011), Mendonça e Silva (2019), Brito et al (2021) e outros. Além disso, há autores que abordam o tema da inclusão na escola regular. Com o objetivo de desenvolver uma das habilidades da linguística, foi desenvolvida uma proposta de atividade com o objetivo de desenvolver a interação no ambiente escolar, e medir o grau de aprendizagem da LE, em um aluno com Transtorno do Espectro Autista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2023-06-30) LEMOS, Jordan Marques; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O estudo volta-se à temática Educação Inclusiva e objetiva analisar o ensino- aprendizagem de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Para isso, aborda os conceitos de educação inclusiva, TEA, características do estudante autista e também a abordagem matemática para estes estudantes tendo como foco a discalculia. A pesquisa qualitativa realizada é do tipo revisão bibliográfica. Foi possível constatar, de acordo com a literatura pertinente, que existe uma grande dificuldade para professores e demais envolvidos nas escolas para o ensino de Matemática para esta parte da população. Diante de didáticas alternativas, metodologias que considerem os limites e dificuldades destes estudantes e com a utilização de jogos, torna-se possível que estudantes com TEA compreendam a Matemática e assimilem o conteúdo de maneira adequada, podendo levá-lo para a vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Estado do conhecimento sobre os cuidadores escolares de crianças autistas no ensino regular e suas práticas educativas
    (2019-09-06) CONDE, Larissa Fernanda Alves; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837
    Esse artigo tem o objetivo de levantar e analisar produções que versam sobre cuidadores de crianças autistas em Programas de Pós-Graduação no Brasil na área de Educação entre 2014 e 2018. O levantamento foi realizado nas plataformas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Primeiramente levantou-se as produções com a palavra-chave cuidador escolar e em seguida cuidador escolar e autismo. Os resultados indicaram ínfima produção nos estudos sobre cuidadores escolares de crianças com TEA, foram encontradas seis produções que se concentraram em duas categorias: (a) Cuidador Escolar e Autismo; (b) Cuidador Escolar. Considera-se a necessidade de ampliação de pesquisas sobre a temática abordada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências auto formativas de uma graduanda ao trabalhar como acompanhante pedagógica inclusiva de uma criança autista
    (2022-06-07) COSTA, Amanda Lohanna da Mota; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274
    A atuação como acompanhante pedagógica inclusiva, para a formação inicial de professores, é uma prática que oportuniza a compreensão a respeito do espectro autista e a vivência de experiências que contribuem para a formação do futuro professor. Nesse sentido, é evidente a necessidade de compreender as experiências e os desafios enfrentados ao ensinar alunos com TEA. Tendo em vista tal situação, analiso, nesta pesquisa, experiências auto formativas vividas, ao realizar o acompanhamento pedagógico de uma criança com TEA, objetivando compreender aprendizagens docentes que tais experiências contribuem para minha formação de futura professora dos anos iniciais. Para isso, assumo a pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, a partir dos relatos de minha atuação neste contexto, registrados em meus diários pessoais e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, pude atribuir novos sentidos às experiências vividas com a criança autista, a partir de um olhar epistemológico, obtendo como resultado que o processo de observação e reflexão constante oportunizou reinventar-me como profissional em constante formação e esta experiência como acompanhante pedagógica inclusiva me capacitou para a sala de aula, para uma futura professora mais atenta em perceber dificuldades de meus alunos, tendo desenvolvido a escuta sensível.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA
    (2021-02-26) SILVA, Pietra Carvalho da; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895
    O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no cotidiano de crianças e adolescentes autistas analisando de que forma está contribuindo em tempos de pandemia, e quais são as suas interfaces nesse processo. Sabemos que por se tratar de um assunto atual, existem poucas referências que retratam essa temática, é pretensão deste trabalho contribuir com a sociedade, por meio da pesquisa que servira de subsídios de apoio e reflexão para entender o hoje, e posteriormente gerações futuras. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica como mecanismo primordial na construção das ideias, e um caderno de campo, com anotações e relatos, abordados como episódios em diversos contextos não identificando as escolas, e utilizando nomes fictícios para os alunos que acompanhei, os resultados da pesquisa revelam a fragilidade que temos com relação a informações sobre o espectro autista e as contribuições tecnológicas em seu processo de desenvolvimento, e que ainda permeiam muitas lacunas e incertezas que precisam esta como pauta de diálogos e pesquisas.
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