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Navegando por Assunto "Aula invertida"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aula invertida no ensino de processos educativos em saúde: experiência pedagógica na perspectiva de estudantes de enfermagem
    (2019-12-05) SANTOS, Bárbara Coelho dos; CARMO, Roberta Brelaz do; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488
    O estudo tem como objetivo conhecer a experiência pedagógica com o uso de aula invertida no ensino de processos educativos em saúde na perspectiva de estudantes de graduação em enfermagem, visto que este modelo pedagógico pode contribuir para o ensino na área, quando se considera a necessidade de formar profissionais crítico-reflexivos e criativos e embasados teoricamente no campo da Educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com doze estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do norte do país. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista individual com perguntas semiestruturadas. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) de Strauss e Corbin (2008). Para o processo analítico foi necessário conceituar, separar e interligar os dados entre si por meio das fases de codificação aberta e axial, desenvolvidas com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. Emergiram da análise dos dados um total de seis categorias, a saber: Processo de aprendizagem dos estudantes; Compreensão sobre Aula invertida; O desenvolvimento do conteúdo ―concepções pedagógicas‖ a partir do método Just in Time Teaching; O desenvolvimento do conteúdo ―educação no processo educativo em saúde‖ a partir do método Peer Instruction; Dificuldades e desafios do processo de ensino-aprendizado; Avaliações e sugestões sobre o processo de ensino-aprendizado. Os resultados mostraram que a pesquisa foi satisfatória ao elucidar as principais percepções dos estudantes acerca da utilização da aula invertida. Percebeu-se que por se tratar de um modelo pedagógico diferente das abordagens habituais, de maneira geral os estudantes demonstram a necessidade de vivenciar mais experiências com a aula invertida, o que pode influenciar diretamente no processo de aprendizado dos mesmos, bem como no seu desempenho ao longo da formação. Identificou-se que os estudantes desenvolveram habilidades referentes à conceituação correta dos assuntos discutidos, mas nem todos alcançaram uma visão crítico-reflexiva acerca deles, o que pode se dar devido a frágil responsabilização diante do estudo prévio e o próprio negligenciamento da disciplina, a qual ainda é vista, por alguns estudantes como menos importante perante as demais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de estudantes sobre utilização de métodos de aula invertida no ensino de gerenciamento de enfermagem
    (2018) TRINDADE, Ricky Falcão Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado em uma faculdade de enfermagem de universidade pública localizada na região Norte do Brasil. A disciplina de graduação efetivamente investigada foi a de Administração em Enfermagem, inserida no quinto semestre do curso, onde as atividades foram desenvolvidas integralmente pelo modelo Flipped Classroom, nesse estudo é adotada a tradução livre: aula invertida. Foram utilizadas durante a disciplina: Peer Instruction, Just-in-Time-Teaching e Team Based Learning, levando em consideração o conteúdo programático e seus objetivos. Os participantes foram 8 estudantes de graduação regularmente matriculados no quinto semestre de enfermagem do segundo semestre de 2017. A turma era constituída de 29 estudantes, sendo os participantes selecionados a partir dos seguintes critérios de inclusão possuir frequência nas aulas ≥ 75% e a realização de no mínimo 70% das atividades por unidade da disciplina. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas as fases de codificação aberta e axial, do método das comparações constantes (STRAUSS; CORBIN, 2008). Foi ordenada em versão trial do programa Atlas TI®. Ao final da codificação aberta foram gerados 22 códigos agrupados, durante a codificação axial, em 5 famílias as quais serão chamadas de categorias para facilitar o entendimento, sendo as categorias: Preferências: onde foi observado que a leitura prévia é considerada por uma parte dos participantes como importante estratégia para o aprendizado e afirmações que sugerem a compreensão dos estudantes que existem melhores estratégias de ensino e métodos para cada conteúdo e/ou contexto; Aula invertida - A percepção dos estudantes, onde foi observado que os estudantes possuem uma compreensão sobre os elementos da modelo aula invertida. Cada método gerou um conjunto de afirmações diferenciadas por exemplo, o Just-in-Time-Teaching, observam-se uma série de afirmações sobre o conhecimento dos estudantes necessário pelo professor para o desenvolvimento da mesma; Processo de aprendizagem facilitado/melhorado na percepção dos estudantes, onde foi descrito pelos estudantes o desenvolvimento ou o exercício da autonomia em relação ao processo de aprendizagem. O TBL mostrou-se o método mais comentado pelos participantes e o preferido; Dificuldades e Desafios, onde destaque-se o desafio de se trabalhar com um método de ensino diferente dos métodos convencionais de ensino, ou seja, o desafio de passar por um processo de mudança, foram observadas dificuldades que se relacionam aos métodos utilizados, como a necessidade de leitura prévia que se mostrou laborioso para alguns estudantes, dificuldade de acesso aos materiais através do e-mail, dificuldade ou ausência de acesso à internet, houve dificuldades que não estão relacionadas ao modelo, merece destaque a dificuldade de conciliar as atividades de todas as atividades curriculares do semestre, sugerindo que não houve integração na construção dos planejamentos de todas as atividades curriculares do semestre; Sugestões e avaliações, onde os estudantes avaliaram-se de na maioria das vezes de forma positiva comentando sobre o seu comportamento e desempenho ao longo da disciplina, em relação as estratégias didático-metodológicas as avaliações foram um pouco mais críticas, sugerindo que os estudantes têm maior facilidade de avaliar criticamente os professores do que a si mesmos e pôde se observar alguns estudantes foram mais críticos que os outros apesar de que tenha sido trabalhado o mesmo modelo pedagógico para todos, isso leva a seguinte reflexão: a experiência pedagógica é personalizada.
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