Navegando por Assunto "Audiovisual"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses(2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de recursos audiovisuais no ensino da física para educação básica(2020-03-04) MORAES, Cleiton Miranda; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A escolha desse tema “Recursos audiovisuais no ensino da física para o ensino médio” é um estudo voltado para a compreensão e também reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e o quanto o uso desses recursos é importante para o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor por aceitar esse desafio de usar formas diferentes da habitual para ensinar física aos alunos e mostrar que quando é possível ver ou ouvir determinados fenômenos, conseguimos captar o que fora ensinado, assim como obter um desenvolvimento mais maduro sobre as questões experimentais e filosóficas. O ambiente escolar não é somente a sala de aula, quadro e professor, vai, além disso, e com essa percepção é que entram as várias ferramentas usadas para melhor explicar e facilitar o entendimento dos assuntos ministrados. Lembrando que não se fixa somente à física, mas tudo que é aqui explanado pode e deve também ser encorpado nas diversas áreas de conhecimentos. Então podemos entender que audiovisual é algo que combina som, imagem e reproduz uma ideia ou exemplifica coisas que até então estavam abstratas em nossas mentes, ou simplesmente representadas por palavras.