Navegando por Assunto "Atendimento especializado"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desafio da inclusão de alunos nos interiores do Brasil: um estudo sobre a importância de instituições voltadas para pessoas com deficiências no município de Abaetetuba-PA(2019-06-26) FERREIRA, Érika Ferreira; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036Este trabalho é fruto de uma investigação que buscou analisar a maneira como vem ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiências nas escolas do interior do Brasil, no município de Abaetetuba/PA. O estudo utilizou o método descritivo com base em análises qualitativas e quantitativas a respeito de como as escolas estão desenvolvendo o processo de inclusão dos alunos com deficiência. O estudo também buscou investigar a atividade das instituições especializadas não públicas, principalmente indagando os motivos que levam os pais a optarem pelo atendimento dos seus filhos nestas unidades. O estudo se concretizou a partir de análises bibliográficas e também com a utilização de uma investigação prática feita por meio da aplicação de questionários a pais de alunos deficientes e, que frequentam a rede regular. A necessidade dessa investigação surgiu a princípio pela intenção de observar a fundo o que atualmente as escolas entendem enquanto inclusão. Os alunos com deficiência são sujeitos expostos e que costumam estar a margem deste processo. Desse modo, ao final da pesquisa descreu-se acerca da qualidade do processo escolar oferecido a estes alunos, da mesma forma como também a respeito das políticas públicas adotadas pelo município, e que necessitam estarem sendo revistas. Dentre o que podemos afirmar, é preciso repensar alguns conceitos, rever algumas ações e reforça o planejamento no sentido de subsidiar o trabalho em prol de melhorias.