Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Atendimento Educacional Especializado"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O atendimento educacional especializado voltado ao estudante com a Síndrome do X-frágil
    (2023-06-26) SILVA, Beatriz Sousa; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso visou apresentar duas pesquisas que discutem sobre as ações do Atendimento Educacional Especializado voltado ao estudante que possui a Síndrome do X-Frágil (SXF), condição genética não tão popular e até então pouco debatida entre os estudos voltados a área da educação. Dessa forma, o primeiro estudo objetivou analisar diversos textos sobre a temática a fim de descrever como os estudantes que possuem a SXF podem ser beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, se fez necessário trazer os aspectos que impedem o desenvolvimento sociocognitivo destes estudantes e também destacar as metodologias e estratégias que o AEE utiliza para auxiliar no desenvolvimento dos alunos com SXF. O estudo apresenta uma Revisão de Escopo com abordagem qualitativa, organizada através das seguintes etapas: 1) identificar a questão da pesquisa; 2) identificar os estudos relevantes; 3) selecionar os estudos; 4) mapear os dados e 5) reunir, resumir e relatar os resultados. O estudo, no entanto, não gerou resultados, devido à ausência de textos que tratem sobre a síndrome e o AEE. Por conta disso, houve a necessidade de discutir sobre a escassez de estudos voltados a Síndrome do X-Frágil, onde foram trazidas as informações sobre a sua baixa prevalência, a falta de dados sobre a síndrome no Brasil e a dificuldade relacionada aos diagnósticos. Com o intuito de complementar a primeira pesquisa, o segundo estudo procurou trazer as ações do Atendimento Educacional Especializado voltado a um estudante com a Síndrome do X-Frágil na cidade de Altamira-PA. Foram objetivos deste estudo, descrever as metodologias e estratégias utilizadas no AEE para contribuir com o desenvolvimento do aluno com SXF, destacar a importância da colaboração da família e discutir sobre a relação entre o AEE e o ensino regular. Trata-se, portanto, de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual participaram da pesquisa três professoras do Atendimento Educacional Especializado do mesmo aluno com a SXF. As participantes responderam à 10 perguntas abertas, enviadas através de um formulário online, dívidas em: percepção docente sobre o aluno com Síndrome do X-Frágil; o papel do AEE para o aluno com a SXF; e os impasses enfrentados na busca pelo desenvolvimento do aluno com a síndrome. O estudo revelou que apesar das estratégicas lúdicas auxiliarem na formação do aluno, não há a colaboração com a família e a articulação de estratégias com o ensino regular é bastante fragilizada. Contudo, a necessidade de discutir sobre o desenvolvimento dos alunos com Síndrome do X-Frágil através do AEE, se fez necessário devido a síndrome apresentar características que comprometem o desenvolvimento do indivíduo e também por ser pouco conhecida. Ademais, falar do Atendimento Educacional Especializado foi essencial para poder trazer em discussão a importância que esta modalidade de serviço pode ter em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência, ainda mais diante de tantos desafios nos quais a educação especial enfrenta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa
    (2018-03-09) ARAÚJO, Danielle Sena de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva e a participação da família no desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizagem
    (2019-12-16) Gomes, Eluane Christine de Barros; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    família e a escola são bases propulsoras do desenvolvimento do aluno, ambas precisam reconhecer isso para que possam ajudar o aluno sua escolarização. Neste artigo é discutido a importância das duas instituições, tendo como problema de pesquisa verificar quais as implicações da família no processo de aprendizagem do aluno. Diante disso, traz como principal objetivo principal compreender a influência da participação da família no processo de aprendizagem de aluno com dificuldade de aprendizagem e os objetivos específicos são: identificar o nível de acolhimento da escola ao aluno com dificuldade de aprendizagem, e comparar o resultado da participação da família, na escola no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso de dois alunos (A e B) com dificuldades de aprendizagem do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém-Pará. Foi desenvolvido um estudo teórico para melhor análise do problema enfrentado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados descritivo-analíticos mostram a situação dos alunos levando em conta os contextos familiar e educacional. Nas comparações entre os alunos A e B, as suas dificuldades na escrita e na compreensão de textos foram notadas pelas observações e análises de suas atividades, e até mesmo em seus comportamentos interpessoais. O aluno que recebeu maior atenção da família e atendimento especializado apresentava melhor desempenho e motivação para resolver suas dificuldades de aprendizagem, ao contrário do aluno que dependia somente das tarefas em sala de aula e da atenção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola o qual manifestava-se desmotivado e muitas vezes ausente do ambiente escolar. Consideramos que quanto mais acontece a participação da família e o atendimento de profissionais especializados tanto maior o interesse do aluno e melhor desenvolvimento na aprendizagem do mesmo. Portanto, entende-se que essa pesquisa é de grande relevância para novos estudos e para minha formação acadêmica e profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
    (2023-12-21) SILVA, Arlete Pereira da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Special education services and teaching of English: experiences of inclusive education in a school in Augusto Corrêa-PA.
    (2024-08-30) FARO, Rodrigo da Costa; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790
    A cada início de ano letivo, os professores encontram cada vez mais alunos necessidades especiais de aprendizagem. Muitas vezes, os docentes não estão aptos para receber este público, pelo motivo de não terem tido uma educação continuada sobre os conhecimentos da educação especial e inclusiva. Este trabalho tem o intuito de relatar os métodos e práticas de ensino utilizados com um aluno de múltiplas deficiências, que estuda em uma escola pública no município de Augusto Corrêa-Pará, tendo como enfoque a professora da sala de atendimento educacional especializado e a professora da sala regular de Língua Inglesa. A metodologia desta pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com as participantes a fim relatar as práticas de ensino utilizadas pelas professoras deste aluno no seu processo educacional, partindo do atendimento na sala do AEE até sua inserção na turma regular. Este trabalho propõe reflexões tendo por base a legislação nacional a respeito da educação inclusiva de pessoas com deficiência.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA