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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas(2023-07-06) CARVALHO, Regiane Corrêa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da cultura de segurança do paciente na organização hospitalar do Hospital da Aeronáutica de Belém(2017) SANTOS, Raísa Lamara Cruz dos; FURTADO JUNIOR, Robert Cutrim; RIBEIRO, Leonita Barradas; http://lattes.cnpq.br/6919678083627646A ideia de cultura de segurança do paciente vem se disseminando e recebendo cada vez mais atenção no campo das organizações da saúde, sendo um dos requisitos essenciais para a melhoria da qualidade do cuidado com o paciente. Apesar de se tratar de um tema bastante relevante e atual, este não vem sendo muito abordado nas instituições de saúde do Brasil. Diante da escassez de estudos específicos relacionados ao tema voltados a estas instituições, e importância da promoção de uma cultura de segurança nestas, propõem-se então um estudo que busque obter dados e evidências que apontem como a prática de segurança de saúde vem sendo aplicada nestes locais, além de avaliar o desempenho da atividade em diferentes setores da instituição, a harmonia entre os profissionais de saúde e o conhecimento de cada profissional acerca da temática da segurança do paciente afim de assegurar que existe realmente uma cultura de segurança favorável ou possíveis falhas que possa, ser corrigidas em prol da melhoria do déficit na segurança do paciente. Deste modo, tratar-se-á de um estudo epidemiológico transversal do tipo survey, de natureza descritiva e corte-transversal, realizado no Hospital da Aeronáutica (HABE), com profissionais de saúde que trabalham no Hospital da Aeronáutica de Belém, por meio da aplicação do questionário auto administrado HSOPSC adaptado à realidade Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil do e no campo na Amazônia paraense: um olhar a partir do município de Soure(2023-12-12) PANTOJA, Bianca Nazaré; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Educação Infantil do e no Campo na Amazônia Paraense: um Olhar a Partir do Município de Soure”, cujo objetivo principal foi discutir sobre a Educação Infantil do e no campo no munícipio de Soure. A Educação Infantil do e no campo inclui uma diversidade de povos e populações que vivem na área rural do país, é uma educação que constrói as bases para combater uma modelo de educação que simplesmente reproduz, nos territórios rurais, a cultura urbana dominante. Para a pesquisa procuramos entender a realidade da Educação Infantil do e no campo e na Amazônia paraense, para isso, mapeamos o atendimento educacional e investigamos os desafios presentes na EIC nesta região. O referencial teórico utilizado neste trabalho foi Hage (2005 e 2019), Brandão (1981), Freitas e Reis (2019), Silva e Pasuch (2010), Silveira e Paludo (2014) e Rosemberg e Artes (2012). Através de revisão bibliográfica e análise documental reuni dados que mostram como vem se dando o atendimento educacional das crianças e quais são os desafios enfrentados para que elas tenham acesso a uma educação de qualidade. Os resultados apontam que mesmo com vários desafios para serem enfrentados, o atendimento educacional das crianças pequenas vem melhorando gradativamente, através de politicas públicas, que valorizam a educação e a diversidade brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções das famílias no contexto amazônico/ribeirinho sobre a avaliação familiar domiciliar(2016) COSTA, Carla Monique Lavareda; CARVALHO, Jacira Nunes; http://lattes.cnpq.br/9434086419077532Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção das famílias acerca da avaliação familiar de saúde. Pesquisa descritiva de caráter qualitativo, a coleta de dados ocorreu na comunidade residente às margens do igarapé de Piriquitaquara, situado na Ilha do Combú, pertencente ao arquipélago do Combú-PA, na região Amazônica. Participaram do estudo 30 unidades familiares devidamente cadastradas na Estratégia Saúde da Família local e que apresentem membros com algum problema de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturadas gravadas, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no período de agosto a dezembro de 2015. Para os resultados, uma dimensão foi investigada: “Percepções das famílias acerca da avaliação familiar feita pelo enfermeiro”.No processo de análise, emergiram as quatro categorias que seguem:Olhando a visita domiciliar como valorização pessoal e da família; Valorizando a presença do profissional da saúde por precisar de atendimento e não se sentir abandonado;Questionando o acesso ao serviço pela dificuldade de transporte e precariedade do serviço;Visualizando a universidade, o processo ensino-aprendizagem na presença do profissional que orienta.Diante disso, evidenciou-se a importância da Universidade junto a Estratégia Saúde da Família em contexto de ilhas, com atenção para as peculiaridades e características próprias dos moradores autodenominados de ribeirinhos. Logo, os sentimentos e necessidades relatados determinam a relevância da avaliação familiar realizada pelo enfermeiro nesse modelo de atenção que propõe a melhoria da saúde e que já vem demonstrando avanços nos cuidados em saúde.