Navegando por Assunto "Astronomy"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura(2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DESCOBRINDO O ENSINO DA ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BREVES-PARÁ(2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo(2022-09-01) DAMASCENO, Luana Campos; SILVA, Waldilene Mendes da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O artigo tem como tema alguns registros que tratam da Historicidade da Geometria e suas relações com a Astronomia a partir da medição de terras, no período da cheia do rio Nilo. Tem como objetivo geral, analisar a história da geometria e da astronomia: a partir da cheia do rio Nilo. E os específicos: identificar a historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo; descrever como se deu o processo histórico da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo; analisar processo histórico da geometria da astronomia e sua importância para humanidade. O artigo foi caracterizado pelo estudo exploratório, de modalidade bibliográfica. Com uma abordagem qualitativa, Enfoque crítico – dialético, pesquisa essa de cunho qualitativo. Foi possível entender, que a partir das enchentes do rio Nilo se deu início ao surgimento de uma geometria caracterizada pelo traçado de desenho de formas, fórmulas, cálculo de medidas de comprimento de área. Esse trabalho também ressaltou a importância do período de cheia do rio Nilo para o desenvolvimento das técnicas de medição (metria) de terras (Geo), além do que, as medições de tempo também foram muito importantes, uma vez que, se credita que os primeiros calendários surgiram no Egito, e sua criação foi devido à falta de parâmetros precisos de previsão nas épocas de plantio devido a cheia de rio Nilo. Como resultados desse estudo, esperamos colaborar para a ampliação de estudos da Geometria e da Astronomia, nas aulas de matemática, no Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática fundamental e conceitos de astronomia para alunos do 6º ano(2022-06-20) SANTOS, Rosana Cardoso dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437A astronomia é um vasto campo que vista o aprimoramento dos seres humanos como constituintes de um universo vasto. A investigação e o conhecimento na área da astronomia são cada vez mais ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano. Portanto, a necessidade de transmitir conhecimento de forma eficaz aos alunos do ensino fundamental torna-se extremamente importante. Deste modo, este trabalho propõe a relação entre a matemática e a astronomia, como forma de interação multidisciplinar, com o objetivo de exercitar a aplicação de conceitos matemáticos, trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de analisar as dificuldades de conteúdos relacionados a astronômicas e matemáticas por meio da atividade relógio de sol nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. No desenvolvimento desse estudo destacou-se um pouco da história e da interação entre essas duas disciplinas. Para isso, elaborou-se atividades que mostram como se pode utilizar os conceitos trabalhados em cada uma dessas áreas, no processo de formação escolar dos estudantes do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho, foi possível avaliar até que ponto assuntos relacionados à astronomia e novas tecnologias são de interesse dos alunos, concluindo, que é vantajoso usá-los como catalisadores para a construção do conhecimento científico matemático. Outro fator observado, foi que à medida que os alunos abraçam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de suas competências e habilidades ocorre naturalmente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do triângulo retângulo na astronomia(2022-12-29) NOGUEIRA, Alex Brendo Ferreira; COSTA, Emanoel Thompson Santos da; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378O presente artigo tem como objetivo mostrar de que forma o triângulo retângulo e suas propriedades foram utilizados para medir distâncias, como por exemplo as distâncias terra-sol e terra-lua. O texto está dividido em quatro seções: a primeira contém a introdução; a segunda seção é destinada para apresentar um breve histórico sobre os modelos do sistema solar; na terceira encontra-se o objeto matemático trigonometria no triângulo retângulo; e a última seção é responsável por demonstrar como foram realizados os cálculos das distâncias de determinados pontos utilizando o triângulo retângulo.