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Navegando por Assunto "Assessment of riding surface condition"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação objetiva de pavimentos pelo método IGG/DNIT: estudo de caso, rodovias de acesso ao porto do Arapari, a partir de Abaetetuba-PA
    (2024-11-29) SARDINHA, Emilly de Melo; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    As rodovias desempenham um papel crucial no sistema viário brasileiro, sendo diretamente associadas ao crescimento socioeconômico do país. Para garantir conforto e eficiência no transporte, é essencial manter suas condições de serviço adequadas. Nesse contexto, o Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) se destaca como uma ferramenta indispensável, permitindo a tomada de decisões assertivas com base em dados objetivos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar o índice de gravidade global (IGG) das rodovias PA-252 e PA-151, que fazem parte da rota rodoviária Abaetetuba-Belém, via porto do Arapari. A pesquisa incluiu inspeções in loco em três trechos, com aplicação do método IGG/DNIT para determinar a condição do pavimento em cada segmento. Os resultados indicaram que o IGG médio das rodovias comprovado foi de 142,01, classificando o pavimento em condição ruim. O trecho mais crítico apresentou IGG de 210,46 conceituado como péssimo, enquanto o melhor trecho registrado IGG de 94,2 (ruim). Entre os principais defeitos identificados, destacam-se o desgaste (64,67%), remendos (35,33%), trincas transversais curtas (35,33%) e trincas longitudinais curtas (33,33%). Com base nas análises realizadas, foram propostas soluções para manutenção e restauração da superfície asfáltica, desde selagem de trincas até reabilitação completa com fresagem profunda, a fim de melhorar as condições da malha viária. Com isso, o estudo afirma a importância do IGG no planejamento de instruções que ampliem a vida útil das rodovias e impulsionem o desenvolvimento regional.
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