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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa entre o novo método de dimensionamento nacional de pavimentos: MEDINA e o método do DNER
    (2021-06-11) SILVA, Daniel Cardoso da; BARBOSA, Diego Souza; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    As rodovias possuem uma das maiores relevâncias entre as principais obras de infraestrutura do país. Desta forma compreende-se a importância do dimensionamento adequado dos projetos, pois mantê-los em bom estado é uma garantia de que os motoristas irão trafegar de forma confortável, segura e econômica. Para isso é necessário que se adequem os métodos, e que eles consigam avaliar as estruturas em termos de cargas e dos desgastes do próprio clima, visto que o atual método não consegue aferir tais complexidades. Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre o método vigente do DNIT (DNER) e o novo Método de Dimensionamento Nacional de pavimentos (MeDiNa). A estrutura estudada nesta pesquisa corresponde às obras de duplicação da rodovia BR-316, entre os quilômetros 67,6 e 112,6, no estado do Pará, a qual será dimensionada pelos dois métodos. A estrutura final concebida pelo método do DNER resultou em um revestimento de 12,5 cm, base e sub-base de 15 cm, após a análise do MeDiNa a estrutura apresentou 99,0% de área trincada ao fim dos 10 anos de projeto, indicando ainda um tráfego elevado para estrutura proposta. Ao ser redimensionada pelo MeDiNa, a estrutura ficou constituída por uma base em solo-cimento, sub-base com um leve aumento no módulo de resiliência e a camada de revestimento se manteve constante. Os resultados apresentaram baixo afundamento de trilha de roda e baixo percentual de área trincada, contudo a estrutura teve um aumento de 41% no seu custo por quilometro devido à base em solo-cimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação funcional e estrutural do pavimento nas principais vias do município de Tucuruí
    (2016-06-07) SOUSA, Diego Lucena de; OLIVEIRA, Mateus Gonçalves de; GOTO, Raphaela Sobreira; http://lattes.cnpq.br/2899023821958084
    O presente trabalho pretende avaliar objetivamente as condições funcionais e estruturais de alguns trechos de sete principais vias com pavimentação asfáltica no Município de Tucuruí – PA, visto que estas foram selecionadas mediante o volume de tráfego e com base em aspectos como a absorção e liberação do mesmo, a fim de se obter dados deflectométricos com a utilização da Viga Benkelman, previamente definidas para previsão do seu comportamento estrutural. Além disso, pretende-se apresentar os dados de afundamentos das trilhas de rodas por meio da utilização da treliça de alumínio padronizada. A metodologia deste estudo seguiu como base as recomendações previstas nas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. Os resultados das análises funcional e estrutural indicam a existência de muitas patologias a serem resolvidas por meio de programação de reparos locais e da programação de tratamento de rejuvenescimento, além de remoção parcial ou total do pavimento existente e sua substituição parcial ou total por nova estrutura projetada com base no critério de resistência. Os defeitos detectados com maior frequência foram trincas interligadas, desgastes, afundamentos nas trilhas de rodas, dentre outros, descritos no decorrer do trabalho, o que permite concluir que esta pesquisa muito poderá contribuir para a escolha de soluções para tais problemas, evitando a oneração com futuros gastos para a recuperação e manutenção destas vias. Por se tratar de um estudo pioneiro desenvolvido no Município no que diz respeito à finalidade de se conhecer de forma objetiva a situação dos pavimentos que compõem as principais vias da malha viária desta cidade, uma vez que forneceu assim, condições necessárias para futuras verificações com relação à evolução dos problemas superficiais e estruturais que poderão tender a um grau avançado de deterioração no decorrer do tempo.
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