Navegando por Assunto "Artrópodes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artrópodes de interesse médico do Campus Universitário Marajó-Breves/UFPA: inventariamento rápido(2023-12-02) JESUS, Jedilkson João Magno de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XO Campus Universitário do Marajó-Breves pertence a Universidade Federal do Pará, está inserido nessa fitofisionomia amazônica e o constante contato entre os artrópodes de interesse médico com a comunidade acadêmica motivou o desenvolvimento deste estudo. Durante o período de 11 a 24 de julho de 2019, no decorrer das atividades práticas da disciplina de Zoologia 1 (Invertebrados), foi realizado um inventariamento rápido dos artrópodes de interesse médico do Campus, a fim de se conhecer estes organismos, estimular a consciência ambiental sobre sua importância ecológica e, ainda, informar a comunidade acadêmica sobre medidas a serem tomadas para se evitar possíveis acidentes ou contato. Foram encontrados representantes das Classes Insecta e Arachnida. Para Insecta, pernilongos hematófagos como a espécie Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), principal transmissor do dengue, chicungunha (chikungunya) e associado a transmissão da febre amarela em áreas urbanas brasileiras, além da mosca de estábulos, Stomoxys calcitrans (Diptera: Tabanidae), responsável por surtos em cães no município. Para Arachnida, carrapatos (Arachnida: Ixodidae), sendo que estudos apontam que os estudantes, depois dos trabalhadores rurais, são os mais atacados por esses animais no Marajó. Foi encontrada também, a espécie Tityus obscurus (Arachnida: Scorpiones), uma das principais responsáveis por envenenamentos na Amazônia Brasileira. E aranhas-caranguejeiras (Arachnida: Theraphosidae), conferindo com a espécie Lasiodora parahybana, qual possui cerdas urticantes podendo gerar, dentre outros, alergias. Entende-se que estudos mais abrangentes devem ser conduzidos considerando a importância médico-sanitária destes organismos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Biologia: possibilidades para o conteúdo dos artrópodes(2021-05-26) CORDOVIL, Estefany Santos; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico, construído por meio de pesquisa teórica de cunho bibliográfico, possui como objeto de discussão a ludicidade enquanto dinamizador no processo de ensino – aprendizagem na Biologia com possibilidades para o conteúdo dos artrópodes. Á vista disso, a pesquisa objetiva identificar quais as possibilidades do lúdico para o conteúdo de artrópodes no ensino médio, na perspectiva da parte diversificada do currículo, em virtude de que o estudo apresenta um caráter relevante por ser pertencer a uma região amazônica, local com ampla diversidade de animais que precisam ser protegidos e desmitificados, e de diferentes povos, como quilombola, ribeirinho, urbano e indígena. Outro ponto de destaque é poder contribuir na formação dos professores na busca por um caráter plural de ações educativas na escola para os alunos. O processo metodológico contou com a análise das pesquisas teóricas que abordavam as temáticas da Educação básica no Brasil, o estudo do currículo no campo escolar, bem como a ludicidade e o ensino de Biologia. Os resultados apontam a existência de muitos estudos com discussões sobre as temáticas abordadas, mas em relação ao documento curricular do estado do Pará, no que tange a realidade concreta do conteúdo dos artrópodes, é necessário destacar que ainda não existe. Mesmo assim, visualizamos por meio das pesquisas teóricas que há possibilidades do lúdico ser dinamizador no ensino de artrópodes, além de ser um indicador para melhoria e avanço na qualidade da educação, aliado à parte diversificada do currículo. Diante disso, concluímos que os trabalhos sobre ludicidade no ensino dos artrópodes estão em ascensão e ainda são necessários novos estudos para obter os resultados práticos na realidade em sala de aula. Por isso, destacamos a importância da realização de novas discussões sobre o estudo do currículo nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva de melhoria no processo de construção das dinâmicas de ensino para os alunos e de contribuições para formação dos professores.