Navegando por Assunto "Artigos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise Cienciométrica das produções científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) sobre o tema Educação alimentar, tendências e lacunas(2021-05-21) FIGUEIRA, Rodrigo Leonardo da Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620A questão alimentar e nutricional é essencial para a busca de uma melhor qualidade de vida e promoção da saúde. A realização de boas práticas alimentares contribui para prevenção de várias patologias e ajuda o nosso organismo a ter um equilíbrio para o funcionamento ideal do nosso corpo. Esse trabalho objetivou analisar as produções científicas sobre a educação alimentar e nutricional nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) período de 2011 a 2019. A pesquisa de natureza qualitativa usou a cienciométria. O corpus da pesquisa é constituído por 214 artigos coletados na linha temática educação em saúde e educação em ciências. A análise dos dados aborda os seguintes aspectos: distribuição de artigos por anos, quantidade de artigos por região, instituições, classificação quanto à natureza das produções acadêmicas, quanto à abordagem, metodologias, tipos de instrumentos utilizados pelas produções acadêmicas, e lócus das produções acadêmicas. As participações de instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste têm pouca expressividade em relação às regiões Sul e Sudeste, isso ocorre devido a localidade onde os eventos mais ocorrem, no Sudeste. Em relação às metodologias que se destacam são as pesquisas aplicadas, mostra a ida do pesquisador para o campo de coleta, sendo o cenário de sua ocorrência o espaço escolar. Evidenciamos que o número de produções científicas acerca da educação alimentar é pouco explorado em relação ao número total de produções de todo o período analisado. Dessa forma, faz-se necessário que as instituições de ensino estimulem novas pesquisas com o foco nessa temática e outras correlacionadas a questão da saúde alimentar.