Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Articulation"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
    (2019-09-10) NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
    A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    PROEJA: uma análise das práticas direcionadas à turma de segurança do trabalho no IEEP a partir do documento base
    (2018-12-17) AQUINO, Perla Sofia Andrade de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073; https://orcid.org/0000-0003-0204-8879
    Este trabalho apresenta uma análise das práticas direcionadas à turma de Segurança do Trabalho/2016 do IEEP a partir do Documento base do PROEJA. Foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, devido à subjetividade referente à relação das práticas acompanhadas, através do estágio propiciado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ademais, os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, a entrevista não-diretiva com os coordenadores pedagógico e de curso, e levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Freire (1983), Arroyo (1986), Haddad (2000), Ciavatta (2005) e Libaneo (2001). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é explicitar a contradição entre as práticas desenvolvidas na realidade do curso e os princípios propostos pelo Documento base. Os objetivos específicos são: analisar a relação entre as propostas presentes no Documento base e as práticas no curso; expor os fatores consequentes das contradições evidenciadas, mediante as informações concedidas pela entrevista; e por fim, apresentar sugestões para minimizar a problemática. O estudo demonstrou a importância da articulação entre a coordenação pedagógica, coordenação de curso e corpo docente, para o planejamento e desenvolvimento de ações que contribuam para efetividade dos princípios e objetivos do PROEJA, visando proporcionar o acesso e permanência, a formação integrada dos estudantes e a formação contínua dos professores.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA