Navegando por Assunto "Artefatos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A comercialização dos artefatos de miriti: as influências culturais e o impacto sócioeconômico e ambiental do município de Abaetetuba(2014-02-12) PEREIRA, Francineide Santos; PONTES, Romero Ximenes; http://lattes.cnpq.br/0490626325624036Neste trabalho de conclusão de curso a respeito da comercialização internacional dos brinquedos de miriti, com o objetivo de identificar como ocorre e as influencias que desencadeou na vida dos artesãos, assim como os aspectos ambientais dessa atividade no município. É fato que muitas mudanças ocorreram, algumas parcerias foram feitas, especialmente com o SEBRAE, que vem desenvolvendo um trabalho de orientação comercial e de marketing junto aos artesãos, além de oficinas para melhorar o designer dos brinquedos de miriti, utilizando melhores materiais para o acabamento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas estruturadas e não estruturas as associações e nos ateliês que alguns artesãos. Atualmente os brinquedos de miriti são considerados no mundo, um dos principais símbolos regionais do Estado do Pará, e cada ano, em cada exposição dentro ou fora do Estado e do Brasil ganham mais espaços como um artesanato peculiar ao município de Abaetetuba.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Memória e Patrimônio Cultural: relevância dos Artefatos na Comunidade Tradicional no Muraiteua e para os Remanescentes de Quilombo na Comunidade do Canta Galo em São Miguel do Guamá - Pará(2016-04-24) SOUZA, Lilian Cristina da Silveira; ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/0087693866786684A história do negro na formação da identidade cultural no Brasil possui um papel relevante. No Estado do Pará o negro tinha como missão servidão ao trabalho escravo, quando não queria se entregar aos sacrifícios dos ofícios impostos por seus donos, fugia e formava com demais escravos abrigos nas matas denominados de quilombos. O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a memória e patrimônio cultural situando a relevância dos artefatos deixados pelos escravos, como o almofariz de uma família na Comunidade Tradicional do Muraiteua e outros objetos como um tacho ou panela e um poço, na comunidade Quilombola de Produtores Rurais e Ribeirinhos do Canta Galo, ambos situados no município de São Miguel do Guamá, Estado do Pará. Apesar de existir um elo afetivo com os objetos partindo de alguns indivíduos nestes territórios, até o momento não há a existência de projeto que visem a conscientização sobre a preservação dessas peças em ambas as comunidades, já que são relevantes para a memória local. Os textos de O’Dwyer e Thomson serviram como base para a compreensão da perspectiva da experiência em campo. O estudo aponta que existem possibilidades de se trabalhar memórias e patrimônios nessas comunidades.