Navegando por Assunto "Arte e sociedade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Divino Assassino: O papel do terror no contexto social e psicológico através da direção(2025) SILVA, Sebastian Geovanni Dantas; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896O gênero do terror slasher vem ganhando muito destaque, logo, torna-se importante compreender sobre que mensagens e ideologias os filmes desse gênero carregam consigo. Pensando nisso, este trabalho tem a função de destacar pontos da obra ”Divino Assassino“ em que o conceito de sociedade, classe, religião e psicologia criam um debate sobre sistemas extremistas, pois existem dois tipos de terror, um considerado conservador e outro mais preocupado com o papel da sociedade. A pesquisa é baseada dentro desses dois extremos do terror slasher, dos mais antigos como os diretores Dario Argento2, John Carpenter3, Robin Hardy4 e Andrzej Z˙uławski5, até os mais atuais como os diretores Jordan Peele6, Ti West7, Ari Aster8 e Zach Cregger9. Pesquisa de campo em um aplicativo foi feita, também pesquisa através de vídeos sobre o tema foi verificada, por fim, foi utilizada a psicanálise de Jung10 sobre sombra para descrever os arquétipos dos personagens. Verificou-se que a grande popularidade de filmes antigos continha um ideal mais conservador sobre a juventude, já os mais atuais retratam temáticas mais trabalhadas em uma visão anti-moralista e também com uma visão social, logo, ”Divino Assassino“ carrega essa proposta dos filmes atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre a banalidade do mal na construção narrativa do filme Incêndios(2024-10-30) APÓSTOLO, Luis Felipe Alcântara; ONO, Ricardo Harada; http://lattes.cnpq.br/1625908340421182Este estudo propõe uma análise abrangente da presença marcante da banalidade do mal na complexa construção narrativa do filme "Incêndios". Inspirado pela obra seminal de Hannah Arendt, este trabalho mergulha nas profundezas do contexto aparentemente ordinário para explorar como atos de violência e crueldade são normalizados. Com uma abordagem crítica e interpretativa, examinamos minuciosamente como o diretor utiliza uma gama de elementos narrativos, visuais e simbólicos para revelar as intricadas camadas morais e éticas subjacentes às ações dos personagens. Além disso, o estudo investiga de que maneira a narrativa cinematográfica desafia ativamente o espectador, convidando-o a confrontar a natureza muitas vezes ambígua e chocante do comportamento humano, desafiando assim a concepção tradicional de bem e mal. Por meio da meticulosa metodologia de levantamento bibliográfico e pesquisa documental, esta análise se fundamenta em uma variedade de fontes relevantes que enriquecem a compreensão do filme e de seu contexto. Desde estudos acadêmicos até críticas especializadas, cada fonte contribui para uma visão mais ampla e aprofundada da maneira como o cinema pode explorar e problematizar conceitos fundamentais da condição humana. Os resultados desta pesquisa revelam não apenas a riqueza narrativa e visual de "Incêndios", mas também lançam luz sobre o poder transformador do cinema como uma forma de arte e expressão. Ao desafiar convenções e oferecer uma visão penetrante da complexidade moral, o filme não apenas entretém, mas também incita à reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea e seus valores fundamentais. Assim, esta análise contribui significativamente para uma compreensão mais profunda não apenas do filme em questão, mas também do papel essencial que o cinema desempenha na exploração da condição humana e na busca por significado em um mundo cada vez mais complexo.