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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Casarão vermelho”: o Quartel do Corpo de Bombeiros como representação do patrimônio arquitetônico de Belém do Pará (1904-1910)
    (2025-09-15) PINHEIRO, Lucas Martins; SILVA, Laura Camila Silva da; http://lattes.cnpq.br/9224610708124109; https://orcid.org/0000-0002-1294-0206; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231
    A presente pesquisa analisa o antigo Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) - situado na Rua João Diogo, nº 236 - como emblema do progresso arquitetônico e histórico de Belém, desde a sua fundação, em 1904. Erguido durante o período áureo do Ciclo da Borracha, a edificação se enquadra no circuito de prédios públicos oriundos da urbanização vivenciada pela capital paraense, no período que ficou conhecido como Belle Époque. O estudo ressalta a relevância do quartel enquanto representação do patrimônio arquitetônico e sua relação com a memória. Nesse prisma, a investigação apoia-se nos escritos de José de Menezes e Maria de Nazaré Sarges, respectivamente, no que diz respeito à história da corporação e ao patrono dos bombeiros paraenses, o intendente Antônio Lemos. Metodologicamente, fundamenta-se em recursos visuais e documentais, como imagens fotográficas e relatórios institucionais oficiais. Nossa perspectiva é compreender o “Casarão Vermelho” como um espaço de sociabilidade e construção de memórias afetivas, além de valorizar sua potencialidade para propor discussões a respeito de ações educativas e museológicas voltadas para a valorização deste patrimônio na cidade de Belém, demonstrando a capacidade do local como instrumento de educação patrimonial e conservação da memória coletiva da cidade e dos bombeiros, em conformidade com o lema da corporação: “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança no ensino de geometria
    (2019-12-06) CUNHA, Eliana Catarina Farias; MARTINS, Jeová Pereira; http://lattes.cnpq.br/3909598558519646
    O ensino da geometria nos anos iniciais pode ser prioritário no trabalho docente, com foco em desenvolver nos alunos competências necessárias para que compreendam o contexto em que vivem e nele se desenvolvam. Assim, este trabalho tem por objetivo propor atividades de ensino de geometria para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pautadas na problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com o estudo de fotografias de duas igrejas de Bragança-Pa e com um levantamento bibliográfico com foco nos documentos curriculares oficiais, resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema em fundamentos teóricos para o trabalho que advém das ideias de Miguel e Mendes (2010) e de Farias e Mendes (2014) sobre o ensino de matemática por meio de artefatos da cultura. Os resultados apontam que prédios antigos de Bragança, no Pará, quando submetidos a problematizações poderão fornecer elementos que remetem à geometria plana dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que poderá favorecer a aprendizagem dessa geometria pelos estudantes desse nível.
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