Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Aprendizaje"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Culturele: una propuesta de juego de tablero para el aprendizaje de los contenidos culturales en ele
    (2023-06-30) CARVALHO, Obeden Ferreira de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    O objetivo deste trabalho es una propor um jogo de tabuleiro cultura com setenta e duas fichas de perguntas e respostas para o ensino das culturas dos países de língua oficial espanhola. Estudos anteriores mostraram que o jogo é um dos meios de exploração de hábitos que se manifestam em todos os seres humanos. No entanto, as salas de aula poderiam ser espaços lúdicos de obtenção de conhecimento e cultura com atividades mais prazerosas e significativas. O professor deve recorrer a diferentes técnicas e métodos de ensino para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Então o jogo se constitui em um recurso didático com alto nível de riqueza que carrega informação, cultura, direitos e valores em uma aula de E/LE. Assim, esta análise tem como objetivo conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura dos alunos de língua estrangeira, a pesquisas e baseia em uma abordagem qualitativa de hipóteses descritivas, comum a amostra de 20 alunos da instituição de ensino Universidade Federal Campus Abaetetuba Pará , para o qual foi aplicado o jogo de tabuleiro culturele e uma pesquisa com a atividade voltada para a cultura dos países de língua espanhola. Os efeitos indicaram significativos quanto ao interesse demonstrado pelos alunos quanto ao uso de jogos de tabuleiro para o ensino da cultura, portanto, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem o aprendizado cultural e promovem o desenvolvimento integral do indivíduo, tanto no aspecto físico, aspectos emocionais, sociais e intelectuais, favorecendo a observação, a reflexão e o espírito crítico, enriquecendo o vocabulário, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo a criatividade. Para o desenvolvimento deste artigo, foram necessários autores que indagassem sobre cultura, brincadeiras e jogos de tabuleiro, bem como fundamentassem os temas discutidos. “Cultura”,Durão, (1999), López (2004), “Lúdico” Huizinga (2004), Fuentes (2008), Benítez(2010),“Board Game” De Paula Chaugurif (2008), Fernández games (1997), "Motivação" Friedmann(1970) Fringerman (1996) que foram fundamentais para o resultado deste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El profesor como agente motivador en las clases de español como lengua extranjera
    (2019-07-08) AIRES, Ivo dos Santos; ABREU, Francelina Barreto de; http://lattes.cnpq.br/2576837299879701
    O presente artigo se propõe a analisar a importância da atuação do professor como um agente motivador nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Para isso, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica buscando escolher autores que discutem a motivação como sendo uma ação pedagógica, estudos que buscam estimular a aprendizagem dos alunos. Em seguida, partimos para uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante observações das aulas, aplicação de um questionário direcionado aos alunos para sabermos a opinião deles a respeito das aulas de espanhol que eles vivenciam e através de quatro atividades didático-pedagógicas que exploraram o aspecto motivacional do momento da prática educativa. A partir desta pesquisa foi possível constatar que, no que diz respeito à motivação dos alunos para aprender espanhol, estes consideram as aulas pouco atraentes por conta de que a prática pedagógica exercida em sala de aula muito pouco tinha a ver com uma proposta de ensino que realmente visasse a aprendizagem fluente da língua espanhola, o que ocasiona uma representação negativa dos próprios estudantes quanto ao próprio desempenho em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Juego y enseñanza de lenguas : propuesta educativa para enseñar y aprender lengua española como L.E.
    (2016-10) SILVA, Cledilson Lima da; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    Pensa-se geralmente que o uso de jogos é restrito a educação infantil, hoje muitos professores podem planejar suas aulas e jogos recursos contextualizados que possam contribuir para um conteúdo de aprendizagem pedagógica. A escola pode oferecer aos alunos atividades lúdicas, para ser usado no contexto escolar não como algo em si mesmo, mas como uma ferramenta de aprendizagem. Este artigo mostra o jogo como um recurso educativo para o ensino de língua espanhola, tornando o emprego e forma da linguagem não é mecânica, mas de acordo com o contexto social. Neste artigo, os autores é feita referência Moura (1991). Antunes (2004). Piaget (1971). Vygotsky (1984). Brougère (2008). Kishimoto (1997). Huizinga, (1951).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La importancia de la cualificación docente en el uso de las tecnologías para la enseñanza de E/LE
    (2023-03-02) WANZELER, Maria do Carmo Pinto; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045
    Em nossa sociedade cada dia mais buscamos novos conhecimentos para um melhor desempenho pessoal e intelectual para que tenhamos mais êxito em nossa vida, nas escolas não é diferente, diante disso, a proposta deste trabalho é contribuir para a formação e qualificação de professores tendo em vista os recursos tecnológicos disponíveis para a utilização do ensino de espanhol como língua estrangeira, buscando refletir sobre a necessidade do professor está em contínua formação diante de tantos desafios no processo educacional e todavia cabe sinalar que este artigo apresentará a educação no Brasil cronologicamente de 1980, 1990, 2000, 2010 e atualmente nas escolas, mostrando as diversas realidades vivenciadas nas escolas públicas brasileiras, a falta de formação professores, resultando numa série de dificuldades no processo de ensino, as dificuldades e desafios a partir do uso das tecnologias como ferramentas de ensino, sua importância e seu uso na sala de aula, que meio é mais usual e mais indicado para o professor utilizar em suas aulas, contribuindo desta forma com à qualidade da educação. A pesquisa a ser realizada é de natureza bibliográfica, onde serão utilizados livros, jornais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos que abordem o tema supracitado, diante disso serão apresentados os seguintes teóricos que serão utilizados para desenvolver a escrita e seus respectivos estudos, começando com Kenski (1999), Moran (2009), Barton et al (2015), e Vilassol (2017). Nesse prisma, poderá ter uma aula mais dinâmica e interativa, despertando seu interesse e motivação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE
    (2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La interferencia fonética de la lengua portuguesa en aprendices del español como lengua extranjera (ELE): propuestas didacticas para mejorar la enseñanza y aprendizaje
    (2017) NUNES, Sueila de Abreu; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    Neste trabalho será discutida a interferência fonética da língua portuguesa nos aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira. Como metodologia, utilizou-se o levantamento bibliográfico, tendo como base teórica Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) em que o referente tema é abordado pelos autores por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa. No primeiro momento conceituaremos pontos importantes para essa pesquisa como aprendizagem de uma língua estrangeira, fonética, analise contrativa, interlíngua e fossilização dos erros, baseando em autores como Durão (2010), Santos (2004), Quilis (2010), Quilis e Fernández (1972) e Silva (2005). Em segundo são levados em conta os resultados das pesquisas de Santos e Silva (apud Actas XIII 2005) e Neto (2014) com o objetivo de compreender tal interferência fonética da língua portuguesa na aprendizagem do espanhol e em quais momentos da pronuncia são mais evidentes. No final deste trabalho são feitas propostas de atividades com o objetivo de contribuir com a aprendizagem e prevenir ou corrigir interferências negativas da língua portuguesa nos aprendizes de espanhol.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Salud y educación: el nivel de exigencias y la salud mental de algunos estudiantes de grado en letras Lengua Española 2020 de la Universidad Federal del Pará, campus de Abaetetuba
    (2024-09-11) RODRIGUES, Marisa Dias; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124
    Este artigo está localizado na área de educação e saúde, que apresentará o nível de exigência e saúde mental de alguns alunos do curso de Letras da Língua Espanhola 2020 da Universidade Federal do Pará, campus Abaetetuba. A justificação da investigação foi dada a partir das observações de alguns alunos do grupo Espanhol 2020 que manifestaram a sua insatisfação com o nível de exigência em determinadas disciplinas, o que teve um impacto negativo na sua saúde mental. A metodologia da pesquisa é classificada como de natureza bibliográfica, com informações extraídas de livros, artigos científicos e sites; além de pesquisa de campo online por meio de questionário no Google Forms. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Silva Filho (2007), que discute problemas de saúde mental que podem comprometer o desempenho acadêmico dos estudantes, bem como Santos (2000), que retrata os comportamentos de risco dos estudantes do ensino superior, Almeida Filho (1999), com a discussão do período de transição que o universitário passa ao ingressar na universidade e Gomes (2008), que trata da definição e dos conceitos de saúde mental. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes que conseguem superar as dificuldades que enfrentam na transição do ensino básico para o ensino superior geralmente chegam com a saúde mental gravemente comprometida, pois enfrentam diversos problemas ao longo da carreira acadêmica, o que muitas vezes não recebe o devido. atenção necessária, impactando negativamente no seu nível de aprendizagem e gerando desmotivação, além de outros problemas de saúde mental entre esses estudantes do ensino superior.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA