Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Aplicativos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Elemprende: una propuesta de cartilla didáctica para la enseñanza de E/LE con el uso de las herramientas digitales y/o educacionales Canva, Jamboard, Padlet y Quizlet.
    (2024-06-27) CARDOSO, Ana Claudia Barreto; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    Durante o processo de ensino de espanhol como língua estrangeira, é perceptível a dificuldade de muitos professores em conseguir manter um processo de ensino proveitoso durante as aulas. Com base nesta observação, o presente trabalho, visa discorrer sobre a construção e evolução de um material didático voltado para auxiliar professores no processo de aprendizagem de alunos do curso de língua espanhola. A elaboração dessa pesquisa se fez necessária para o enfrentamento dos desafios atuais, produzindo um recurso prático para auxiliar professores a atender as demandas de uma pratica educacional eficaz e dinâmica, promovendo atividades interativas. Além disso, incentivar a participação ativa de docentes e alunos, contribuindo para um aprendizado mais significativo, adaptado aos contextos contemporâneos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é refletir e elaborar uma cartilha didática utilizando aplicativos digitais e/o educacionais como o Canva, Jamboard, Padlet e Quizlet no ensino de espanhol. Onde o propósito é facilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever. Destacar a importância do ensino do espanhol como língua estrangeira, assim como o papel das ferramentas, na melhoria do ensino do idioma. Neste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva para explorar o tema proposto. Essa metodologia nos permitiu observar e descrever com precisão os fenômenos analisados sem influenciá-los. Baseamo-nos em autores como Trujillo Sáez (2022), González Valencia (2015) e Lima (2023), entre outros, usando fontes secundárias/terciárias e combinando uma abordagem qualitativa/quantitativa. Durante o desenvolvimento descrevemos a estrutura, o conteúdo e as perspectivas da cartilha ELEmprende, avaliamos sua eficácia através da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 18 perguntas relacionadas a viabilidades da cartilha didática a professores de espanhol, os quais possuíam os mais variados graus de instrução, sendo eles graduados, mestres e doutores. Com isso, os resultados da pesquisa revelam que a cartilha conseguiu demonstrar relevância e interesse nos professores, além da qualidade das propostas e organização com a abordagem dos quatro aplicativos como facilitadores, abrindo novas possibilidades e oferecendo suporte prático e acessível para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém - PA
    (2020-02-17) PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Neste trabalho é apresentada uma atividade prática do Índice de Massa Corporal (IMC) através das equações de Quételet, Melão Jr. e Trefethen como objeto de conhecimento da unidade temática “Vida e Evolução” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos nas escolas da região metropolitana de Belém e em outros ambientes (UFPA e praças). Incialmente, participaram dessa atividade 10 alunos voluntários, sendo 5 do gênero feminino (F) e 5 do masculino (M), com médias de idade 171 anos e 161 anos; peso 55,055,15 kg e 67,3519,95 kg; altura 1,590,09 m e 1,650,15 m, respectivamente. Ao final, eles aprenderam a usar o método antropométrico e as 3 equações do IMC, cujas médias foram obtidas para F e M. Assim, é possível fazer o monitoramento preliminar da saúde dos alunos a partir da medida da massa, do peso e do IMC. Posteriormente, aumentamos a amostra em outra escola, UFPA e praça e obtivemos resultados satisfatórios para essas medidas. Por fim, testamos o aplicativo Biofísica – IMC para a realização desses cálculos e obtivemos os valores mais rápidos para as medidas do IMC que eram determinadas a mão ou via calculadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos do uso de aplicativos fitness por profissionais de educação física em academias de musculação de Belém do Pará
    (2022-07-28) SANTOS, Rodrigo Carréra dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O seguinte estudo tem como tema os impactos do uso de aplicativos fitness por profissionais de educação física em academias de musculação de Belém do Pará. Teve como objetivo analisar a influência dos aplicativos para os profissionais, caracterizando o uso, os fatores que contribuem para a utilização dos aplicativos e se eles colaboram significativamente com o profissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 12 professores que atuam em academias de musculação, aplicando questionários estruturados, na qual foi possível mensurar pela escala de Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram-se um bom indicador de que essas ferramentas digitais estão cada vez mais atuantes nesse setor, bem como a sua aceitação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA