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Navegando por Assunto "Anticapacitismo"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Políticas inclusivas na interface com a educação do campo: desafios e possibilidade em uma escola de ensino fundamental e médio no nordeste paraense
    (2025-10-20) SANTOS, Camilly Vitória Araújo dos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687
    Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e analisar a sua interface com/na Educação do Campo em uma escola pública estadual do campo, no contexto amazônico do nordeste paraense. Objetivou-se conhecer a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Patalino em Bragança- PA, destacando-se as mudanças ocorridas nos últimos anos na escola, bem como discutimos algumas pistas para a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental com deficiência a partir do diálogo com autores que vem tendo essa preocupação desde uma perspectiva anticapacitista. A pesquisa foi realizada através de análise documental das matrículas; entrevistas semiestruturadas com estagiárias do apoio escolar atuantes com os estudantes público-alvo da Educação Especial e questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo, atentando-se para as especificidades e leis que tratam da inclusão nos espaços educativos as quais têm contribuído para que uma atenção anticapacitista seja oferecida a estudantes com deficiência nas escolas do campo. Como resultado, destacamos que as entrevistas das estudantes que estagiam no Apoio Escolar evidenciaram a ausência de formação específica para atuar com os estudantes com deficiência, a sobrecarga de responsabilidades atribuídas a estas estudantes, a precariedade da estrutura física da escola que compromete a locomoção de estudantes cadeirantes e também não possui sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por fim, apresentamos a importância da luta pelos direitos humanos e políticas públicas das pessoas com deficiência em ocuparem espaços e carteiras escolares das escolas de suas comunidades no meio rural.
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