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Navegando por Assunto "Anti-herói"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    El pícaro y el malandro: estudio comparado entre Lazarillo de Tormes y Macunaíma de Mario de Andrade
    (2018-12-21) SILVA, Lucinaldo de Souza; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317
    O presente trabalho de pesquisa consiste na análise comparativa entre dois personagens anti-heroicos novelescos presentes na novela picaresca anônima Lazarillo de Tormes e na novela brasileira Macunaíma de Mario de Andrade. A investigação proposta pretende expor e aproximar por meio deste estudo comparativo os dois protagonistas das obras, enfatizando analogias capazes de criar uma abertura para debates e diálogos entre textos literários de épocas distintas, enfatizando-se o contexto histórico de produção de cada obra e as características do movimento literário e cultural que determinaram e influenciaram na produção artística deste período. Por esses motivos, para contextualização e fundamentaçao teórica, iniciaremos discutindo sobre o movimento artístico, cultural e literário barroco na Europa, Espanha y América Hispânica, fundamentando-se nas postulações de Arnold Hauser em “El concepto de barroco”, em Historia social de la literatura y el arte (2004) como principal obra para compreender y ter uma visão ampla do barroco em Europa. E em Historia de la literatura Española. Tomo III. El siglo XVII (1995), de Jean Canavaggio, para compreender a manifestação literária barroca na Espanha e as considerações sobre a novela picaresca. E também de José Manuel Cabrales Arteaga e Guillermo Hernández García, em Literatura española y latino-americana 1. De la Edad Media al Neoclasicismo (2009) que fala sobre a picaresca. O estudo de Pedro Henríquez Ureña em Las corrientes literarias en la América Hispánica (1994), em que fala sobre a cultura e a literatura barroca na América Latina. Também faremos um breve percurso sobre a presença do herói nos estudos hispano-americanos mais atuais utilizando a obra A falta de épica buenas son las historias. El “héroe” en la narrativa latinoamericana actual (2013) de Claudio Maíz. Por último, utilizamos as obras de Horst Nitschack Mario de Andrade: Macunaíma, un héroe sin carácter. Una parodia en busca de la descolonización cultural (2016) y Dialéctica del malandraje. Caracterización de las Memorias de un Sargento de Milícias (1977) de Antônio Cândido para falar sobre Macunaíma e fazer considerações importantes sobre o pícaro e o malandro nas referidas novelas. A investigação também contemplará os aportes de outros autores que serão abordados para o desenvolvimento do trabalho. A investigação busca também fomentar o gosto pela literatura, abrindo espaço para novos trabalhos investigativos que possam contribuir para a formação dos alunos de letras e leitores em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os underwood e o anti-heroísmo na série house of cards, da netflix
    (2018-07-13) FERNANDES, Suelen Cristina Nino; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137
    O trabalho propõe analisar o arquétipo do anti-herói no casal protagonista da série House of Cards, e como esta estrutura de personagens contribui para a evolução da narrativa. Na primeira parte, busco diferenciar o termo anti-herói dos conceitos de herói e vilão, tomando como base em teóricos de roteiro, especialmente no que diz respeito à construção de personagens, bem como destacar a finalidade deste tipo no desenvolvimento da relação com o espectador. Na segunda parte, dedico-me a analisar a incidência do anti-herói no protagonismo das séries produzidas pelos Estados Unidos nos últimos vinte anos, passando brevemente pelas três fases da narrativa seriada na televisão norte-americana, considerando a TV aberta, cabo e streaming, utilizando os personagens Tony Soprano e Walter White, de The Sopranos (HBO) e Breaking Bad (AMC), respectivamente, para introduzir o objeto de estudo desta pesquisa, o casal protagonista da série da Netflix, Frank e Claire Underwood, analisando os recursos utilizados pelos criadores para o desenvolvimento do arco dramático.
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