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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)
    (2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622
    Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelos de folksonomia em plataformas colaborativas de anime
    (2025-09-02) COSTA, Aline Lourinho Guedes da; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376
    A popularização das plataformas digitais e o caráter interativo da Web 2.0 têm transformado os processos de organização e recuperação da informação. Em ambientes colaborativos voltados à cultura pop japonesa, como MyAnimeList (MAL), IMDb e AniList, observa-se a participação ativa dos usuários na categorização de conteúdos por meio de descritores informais. Nesse contexto, a folksonomia, sistema de indexação baseado na atribuição livre de etiquetas, configura-se como uma estratégia relevante para a representação do conhecimento em ambientes digitais. Este artigo analisa como a folksonomia se manifesta em três plataformas colaborativas dedicadas à catalogação e recomendação de animes, identificando suas variações entre os modelos indireto, híbrido e assistido. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e comparativa, baseada em um estudo de caso envolvendo dez animes populares presentes nas três plataformas. A análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), foi aplicada às tags, listas públicas e comentários, com o objetivo de compreender as dimensões semânticas e sociais da categorização colaborativa. O estudo fundamenta-se em um marco teórico que articula as contribuições de Hjørland (2002), no que se refere à dimensão sociocognitiva da organização do conhecimento; Vander Wal (2007), quanto à origem e conceituação da folksonomia; e Santarém Segundo (2010), em relação à folksonomia assistida e à mediação tecnológica na indexação colaborativa. Os resultados indicam que o MyAnimeList apresenta uma folksonomia indireta, caracterizada por categorização espontânea e subjetiva, especialmente ligada à narrativa e à emoção. Já o IMDb e o AniList operam sob lógicas mais estruturadas: o primeiro com uma folksonomia híbrida, que combina moderação institucional e inserção controlada de palavras-chave, e o segundo com uma folksonomia assistida, que integra tags colaborativas diretamente aos mecanismos de busca e filtragem. Conclui-se que os diferentes modelos de folksonomia adotados impactam significativamente o grau de participação dos usuários e a eficiência na recuperação da informação, reforçando seu papel como ferramenta estratégica para a organização colaborativa do conhecimento em ambientes digitais.
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