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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise preditiva e interpretação da classificação de malwares em sistemas android usando aprendizado de máquina
    (2024-10-15) AMARAL, Geovani da Silva do; MOREIRA, Caio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1370619943470585
    Este trabalho apresenta uma análise preditiva para a detecção de malwares em dispositivos Android usando Aprendizado de Máquina e métodos de explicabilidade para interpretar os resultados. Apos os pre-processamento, o conjunto de dados foi reduzido para 34.076 amostras e 179 características de chamadas de sistema e permissões. Entre 13 classificadores avaliados, o eXtreme Gradient Boosting (XGBoost) mostrou-se o mais eficiente, com métricas de acurácia, precisão, recall e F1-Score de aproximadamente 94%, e Tempo de Treinamento de 1,48s. O método SHapley Additive exPlanations (SHAP) foi utilizado para explicar as decisões do modelo, o que revelou chamadas de sistema e permissões sensíveis, como READ PHONE STATE, SYSTEM ALERT WINDOW, SEND SMS, ACCESS WIFI STATE, getpriority e getrlimit, fortemente associados a malwares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprimoramento de uma plataforma para ensino de conceitos básicos de lógica de programação utilizando arduino e android
    (2017-10-27) ALMEIDA JUNIOR, Alcyr da Costa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    A utilização da informática está se tornando cada vez mais presente no cotidiano. Porém, tem-se percebio que a dificuldade na utilização dessa tecnologia devido à alta carga de conceitos abstratos envolvida. Para tentar contornar esse problema, Negrão (2015) desenvolveu uma plataforma para ensino de lógica de programação baseada no primo (Primo Toys, 2016) com foco em crianças até 6 anos de idade, composta por um tablet Android e um carro com hardware baseado em Arduino. Nela, a criança cria um programa a partir do tablet e depois envia para o carro, que se move de acordo com o que foi programado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma versão aprimorada da plataforma desenvolvida por Negrão (2015) como a criação de um programa supervisório onde o professor pode acompanhar o desenvolvimento dos alunos e a modificação da infraestrutura da rede, permitindo que vários equipamentos possam ser utilizados em uma mesma rede wireless.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de aplicativo móvel para orientação especializada em rotinas de exercícios físicos
    (2017-04-13) ARRAES, Ricardo Bastos; REIS, Rodrigo Quites; http://lattes.cnpq.br/9839778710074372
    A consolidação dos dispositivos móveis é uma das maiores revoluções tecnológicas da humanidade que vem reformulando a interação entre as pessoas. Estes dispositivos têm um grande potencial para melhorar a interação entre professores de Educação Física e seus alunos, sobrepondo-se sobre as outras soluções similares que, na verdade, ignoram a importância dessa relação. Este trabalho apresenta um projeto voltado ao desenvolvimento de um aplicativo que permita ao professor, participar ativamente da rotina de treinos de seu aluno através da gerência de fichas de treino e avaliações físicas; e ao aluno, acompanhar seus resultados de forma mais prática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de uma plataforma para ensino de conceitos básicos de lógica de programação Utilizando arduino e android
    (2015) NEGRÃO, Victor Luiz Santos; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma voltada ao ensino da lógica de programação para crianças utilizando Arduino e Android, permitindo uma introdução simples a conceitos comumente julgados complexos. Levando-se em consideração que o contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo e que crianças da mais tenra idade já começam a tentar utilizar diversos dispositivos eletrônicos (especialmente celulares e tablets), a plataforma consiste em dois módulos principais: um robô-carro responsável por receber comandos do tipo “mover-se para a frente”, “virar para esquerda” e “virar para direita”, e um aplicativo para dispositivos Android, responsável pela interface gráfica da plataforma e por enviar comandos para o robô-carro. O objetivo da plataforma é, além de ensinar a lógica de programação em si, trazer o mais cedo possível outros prováveis benefícios latentes que existam no seu aprendizado, sempre de uma forma lúdica e atraente para crianças. A plataforma foi desenvolvida utilizando-se uma abordagem bottom-up, isto é, os elementos foram desenvolvidos separadamente e depois foi criada a conexão entre eles. Na conclusão, fala-se sobre a viabilidade de reprodução do projeto e são feitas propostas de trabalhos futuros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Resper: aplicação móvel para reserva de salas e auditórios para reuniões e eventos
    (2022-08-15) COSTA, Marcos Fernando Soares; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Com o avanço dos aplicativos mobiles, surgem soluções para diversos tipos de problemas em diferentes âmbitos profissionais. Essas soluções podem ir desde uma agenda simples para registrar eventos até uma aplicação que realiza compras de refeições em diferentes restaurantes. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de uma aplicação móvel, chamada Resper System, que tem como finalidade auxiliar funcionários (Docentes e assistentes administrativos) da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, na reserva de salas e auditórios para realização de reuniões e eventos, buscando ajudar os usuários a lidar com problemas de alocação de salas e, a se manterem atento sobre o acontecimento de eventos e reuniões que ocorrem dentro do campus. O protótipo possui sistemas Android, e está funcionando em aparelhos que possuem a versão Android Nougat (Android 7.0) ou superior. As informações registradas dentro do aplicativo são armazenadas no banco de dados Firebase. Os resultados da aplicação demonstraram um funcionamento satisfatório em comparação aos requisitos e diagramas de modelagem definidos.
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