Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "American Sign Language"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
    (2021-06-17) GELL, Ana Júlia Franco; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA