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Navegando por Assunto "Ambientes não-escolares"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
    (2023-08-30) CARVALHO, Taynara Santos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687
    O presente Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos do trabalho centram-se em expor a importância do exercício do estágio na formação do pedagogo, assim como a indispensável atuação destes profissionais fora das instituições formais de ensino. Ademais buscou-se demonstrar como o trabalho com os cinco órgãos dos sentidos auxiliam no desenvolvimento sensório-motor de alunos com deficiência, e quais estratégias o pedagogo pode utilizar para trabalhar estes temas com os alunos. A metodologia que embasou a pesquisa é de cunho qualitativa aportada em Minayo (2007), tendo como método a observação participante sob a luz de Marietto (2018). Concluiu-se que o estágio supervisionado é parte indispensável do currículo do pedagogo, pois permite visualizar mais profundamente a relação entre teoria e prática, de forma a tornar possível a reflexão sobre os melhores apontamentos para a execução do saber-fazer do profissional da pedagogia. Da mesma forma, percebeu-se que trabalhar os cinco sentidos por meio da ludicidade – com o intuito de aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos, e o autoconhecimento com o corpo, por meio de atividades de pinturas e músicas – é uma importante ferramenta para auxiliar na formação de crianças com deficiência, – sobretudo as impactadas pelas carências educativas deixadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19 – mediante as informações obtidas durante a aplicação do plano de intervenção “O MUNDO DAS SENSAÇÕES: ESTIMULAR, DESENVOLVER E DIFERENCIAR OS CINCO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS”, durante o estágio supervisionado na escola João Gomes.
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