Navegando por Assunto "Alunos ouvintes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Libras para alunos ouvintes como ferramenta para inclusão de surdos na educação básica do Brasil(2022-12-06) ARAÚJO, Paulo Vitor dos Santos; SILVEIRA, Andréa PereiraO estudo sobre o ensino da Língua de Brasileira Sinais (Libras) para ouvintes, ainda é um território pouco explorado pela comunidade acadêmica, por isso este artigo traz para o debate a temática da inclusão social e educacional das pessoas surdas no contexto da Educação Básica. Para isto, será apresentada, de maneira resumida a história da educação dos surdos no Brasil, a fim de discutir os acontecimentos mais relevantes para entendermos o porquê da atual estratégia de ensino dos alunos surdos e de suas implicações sociais. Apontaremos as Leis e Diretrizes implementadas na tentativa de diminuir as desigualdades sociais e educacionais entre alunos surdos e ouvintes. Importantes ferramentas na busca por dias melhores para a comunidade surda. Com os marcos regulatórios demarcados vamos pontuar algumas experiências de sistemas educacionais públicos na implementação curricular da disciplina Libras na educação de alunos ouvintes, na rede regular. Com isso será possível mostrar que é possível ter esta disciplina como um pilar da inclusão socioeducacional dos alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Conclui-se que é possível e necessária a inclusão da disciplina Libras no currículo das redes de ensino público no Brasil, pois este é o caminho do desenvolvimento de uma sociedade mais justa em relação as pessoas surdas, dando a elas a oportunidade de poder se expressar e se comunicar com todos. E, assim, abrir um novo mundo muitos caminhos, descobertas e novas possibilidades.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sarau cultural como ferramenta pedagógica para o ensino de libras: relato de experiência com ouvintes na educação básica(2024-11-01) SOUSA, Mayra Luiza Cardoso de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua visual fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil, facilitando sua participação na sociedade. Este estudo explora os obstáculos e as abordagens para o ensino de LIBRAS no contexto da educação básica, com ênfase em estudantes ouvintes. Considerando a relevância de ensinar LIBRAS tanto para surdos quanto para ouvintes, como parte de um processo inclusivo, foram analisadas estratégias para promover essa língua em instituições de ensino público. Por meio de uma metodologia qualitativa, investigamos a iniciativa Sarau Itinerante: Contos e Recontos da Amazônia, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Pesquisas Educacionais na Amazônia (LAPEA). A análise revelou que os alunos ouvintes mostraram-se interessados e capazes de aprender LIBRAS, embora obstáculos significativos tenham surgido. Os resultados reforçam a necessidade de práticas inclusivas que assegurem o acesso equitativo à educação. Portanto, para que o ensino de LIBRAS seja eficaz, é necessário superar esses desafios, promovendo a inclusão e o crescimento pleno de todos os estudantes da educação básica.