Navegando por Assunto "Aluno surdo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva: análise das operações aritméticas básicas de uma aluna surda(2023-12-21) OLIVEIRA, Welleton Magalhães de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712Este trabalho tem como objetivo analisar, na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, os procedimentos matemáticos utilizados por uma aluna Surda do 2º ano do Ensino Médio diante de atividades com as operações aritméticas básicas. O estudo foi realizado na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. O referencial teórico fundamentou-se nas ideias de Mantoan (2003). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa do tipo exploratória, na modalidade de Estudo de Caso. Para a construção do material empírico foram aplicadas atividades de média aritmética e média ponderada, que exploraram o conhecimento aritmético e a compreensão de conceitos matemáticos pela aluna surda participante do estudo. A análise dos resultados deu-se a partir da observação das atividades desenvolvidas e dos aspectos de ensino e aprendizagem a partir do olhar do pesquisador. Os resultados obtidos apontam para dificuldades da aluna em saber ou lembrar de alguns procedimentos dos algoritmos das operações de subtração e de divisão, além de apresentar pouca consolidação de fatos aritméticos relacionados à tabuada. As estratégias mais utilizadas por ela nas resoluções das atividades envolveram procedimentos de contagem em detrimento da memorização de fatos aritméticos básicos. Observou-se também que a comunicação e a intervenção da aula ora em LIBRAS ora através de expressões gestuo-visuais possibilitaram a interação entre aluno e professor na ausência de um intérprete e promoveu uma experiência de ensino e aprendizagem matemática satisfatória e interessante para a aluna participante do estudo. Portanto, essa pesquisa contribuiu de forma significativa para as discussões acerca do entendimento do processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos, considerando as defasagens de aprendizagem que são carregadas pelos alunos surdos desde as séries iniciais até as séries finais do ensino básico. Além disso, observou-se que o professor de Matemática é peça fundamental no desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo e do seu processo de inclusão. É através de um olhar mais inclusivo nas práticas educacionais que damos passos significativos na tentativa de promover uma experiência de aprendizagem matemática mais satisfatória para os estudantes surdos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA(2019-12-17) FERREIRA, Naylane da Costa; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula e a inclusão de alunos surdos(2022-08-08) SIQUEIRA, Adrielly de Oliveira; COSTA, Erika de Oliveira; SEIXAS, RIBEIRO, Joyce Otânia; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho trata sobre inclusão escolar, problematizando a relação pedagógico entre docentes e o interprete de Libras no processo de inclusão de alunos surdos. O objetivo geral é refletir sobre a relação pedagógica na sala de aula inclusiva. O referencial teórico contou com Quadros (2008), Gebarae Barros (2014), Lacerda (2020), Melo (2013) e outros. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio do estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu na Escola M.E.F. Dr. Anthodio Barbosa na cidade de Tomé-Açu, tendo como participantes um grupo de docentes e uma interprete de Libras. Na coleta de dados utilizamos a observação e a aplicação de questionários. Como resultado, a relação entre docentes e interprete de Libras ainda se dá de forma muito tímida, o que afeta o processo de inclusão dos alunos surdos; apesar das inúmeras mudanças na educação inclusiva, percebemos fragilidades nesse desse atendimento, especialmente quanto a formação docente inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA(2016) SOUZA, Vanda Suely Ferreira de; COSTA, Vanessa do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/2743227224359109; https://orcid.org/0000-0002-4911-8144Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de atividades: 2018/2019, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O aluno com deficiência auditiva e o ensino-aprendizagem(2023-11-14) JESUS, Carla Thalia Bastos; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837No Brasil, os documentos oficiais para a inclusão no ensino superior estão direcionados para a democratização e a igualdade de condições para todos; esses orientam para garantia de condições de acesso, permanência e sucesso no processo formativo. Os alunos surdos participam de uma comunidade linguística caracterizada por um compartilhamento de uma língua de sinais, valores culturais e socialização própria. A seguinte questão problema direciona a pesquisa: qual o significado de inclusão do estudante de pós-graduação surdo para os professores de uma IES? Para responder à questão, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como os professores do ensino superior percebem a inclusão do estudante surdo na pós-graduação. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com quatro professores e dois intérpretes em uma turma de pós-graduação da UFPA/campus de Bragança que tem uma com uma aluna surda matriculada. A estudante surda se recusou a participar da pesquisa. As entrevistas foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dos dados emergiram as temáticas: compreensão de inclusão no processo formativo e surdez, planejamento e prática pedagógica, relação professor-aluno, e os desafios enfrentados no processo formativo sobre o sentido inclusão no processo formativo os participantes percebem uma ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e a realidade; assim também, há um desconhecimento sobre a educação inclusiva e modificações nas políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. Referente os sentidos sobre a surdez as respostas dos professores denotaram um certo e desconhecimento da temática, outros professores afirmaram tratar-se de uma deficiência. Para os tradutores os sentidos se diferenciaram de acordo com a pesquisa foram: uma deficiência sensorial e que precisa de recursos específicos como o domínio de libras, cultura e uso da língua de sinais como o meio para se comunicar, necessidade do serviço de tradutores intérpretes. Sobre o planejamento e prática pedagógica os participantes ressaltaram principalmente o apoio pedagógico dos intérpretes, modificações no critério avaliativo e pouco apoio pedagógico institucional e Sobre a relação professor-aluno os professores expressaram dificuldade nessa relação pelo não domínio de libras. Os desafios a serem enfrentados envolvem a melhoria e enriquecimento da prática pedagógica e profissional, modificações institucionais que venham de fato efetivar uma prática inclusiva (como apoio e formação para professores, acessibilidade, etc.) e a apoio institucional pedagógico.