Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Aluno"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará
    (2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027
    Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.
    (2017) MELO, Jucicleiton Antunes; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino de português acerca da produção textual escrita em sala de aula com base nos PCN (1998), Antunes (2003 e 2010), Garcez (2012), Koch (2014e 2015), Marcuschi (2000 e 2008), Luckesi (1998) e Marcurschi e Suassuna (2007). Para a execução dessa proposta adotou-se a entrevista com questionários com perguntas abertas e fechadas, bem como análise de redações como método de investigação de dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ao final da investigação constatou-se que as principais dificuldades de produção textual dos alunos estão na introdução e na conclusão das redações, além da falta de estratégias de organização das ideias no texto. Percebeu-se também que a deficiência de escrita está intimamente ligada à falta de leitura dos alunos, apontado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática composta por cinco oficinas para contribuir com a formação dos alunos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El profesor y la lengua española: propuestas didácticas para auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje E/LE
    (2017) MELO, Rayane Santos de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    O complexo processo de ensino/aprendizagem de línguas, requer de nós professores, habilidades e competências que podem ajudar na aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos de apresentar a Lei 11.16/2005 que tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras, os métodos como aliado em aprender a língua espanhola, o professor e sua importância, ademais acentuar, a importância do professor reflexivo e as propostas didáticas, que favorecem de maneira positivas, auxiliando o professor em aulas de E/LE. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1998-2003), Selma Pimenta (2002), Pilleti (1985) cujas teorias inter-relacionam com o professor e sua prática docente. Com metodologias na ajuda do professor em aula de E/LE.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS: desafios e pespectivas de alunos e professores no processo ensino aprendizagem em Breves-Pará
    (2016-08-26) MERCÊS, Paulo Santana das; ARAUJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    O presente trabalho de pesquisa tem por objetivos analisar o processo da experimentação voltada ao ensino de Ciências dentro do contexto escolar no município de Breves, estado do Pará. O trabalho analisa a ação de professores e alunos da rede pública de ensino com foco voltado as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores de ciências em turmas de 6 ao 9 ano do ensino fundamental. O mesmo busca fazer uma reflexão da figura do professor dentro desse processo, já que ele deve ser o principal instrumento responsável por utilizar das melhores práticas pedagógicas afim de contribuir de maneira satisfatória com o processo de formação dos alunos. A fundamentação teórica do trabalho se apoia na leitura de artigos científicos, publicados acerca do tema da experimentação dentro do processo educacional voltada ao ensino de ciências. O trabalho também se apoia em pesquisas de entrevistas realizada com alunos e educadores. Os questionários utilizados foram aplicados após a utilização de alguns experimentos em sala de aula que exemplificam e esclarecem, principalmente aos alunos o que é a experimentação em sala de aula. O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo enfatizar as práticas voltadas a experimentação no ensino de ciências, apurar as práticas utilizadas pelo professor, além de verificar a atuação do aluno seu ponto de vista sobre a utilização de experimentos em sala de aula com foco na relação ensino aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da família, para o processo de desenvolvimento do aluno no âmbito escolar
    (2018-08-29) LUZ, Tamires da Silva; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960
    Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema a importância da família, para o processo de desenvolvimento do aluno no âmbito escolar. O principal objetivo deste artigo é compreender a importância do acompanhamento familiar na vida educacional de crianças e adolescente dentro da escola, para que todos percebam a real necessidade de sua participação em manter este educando na instituição. Abordar a necessidade das duas instituições em trabalharem juntas, visando o desenvolvimento intelectual do aluno e para garantir a efetividade do educando na escola. Tanta a escola como a família, juntas podem contribuir para a formação do indivíduo, fato este que me levou a questionar: De que modo a família pode contribuir para a melhoria do aprendizado na educação escolar? Quais as políticas e estratégias são definidas pela literatura especializada para fortalecer essa relação? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, possibilitando o uso de livros, artigos teses e outros, foram utilizados autores como Carvalho (2006), Cortella (2017), Fernandes (2013), e etc. Ficou claro através da pesquisa, que o apoio familiar fortalece na construção da identidade e no desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Em meio a tantos conflitos e desordens, a escola se impõe para cumprir o seu papel social e intervir para que não se multiplique crianças e adolescentes com depressão ou traumas emocionais por motivos relacionados a ausência dos pais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA