Navegando por Assunto "Alternative materials"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre desempenho térmico estrutural(2022-12-16) GOMES, Gisele Fabiane do Nascimento; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149Existem diversos tipos de materiais no planeta Terra, a presente pesquisa visa comparar para fins de desempenho térmico diferentes materiais utilizados em construções habitacionais. As comparações feitas levam em consideração materiais tradicionais e alternativos. Os materiais tradicionais são os de senso comum, encontrados na maioria das casas habitacionais, como por exemplo tijolo cerâmico, telha cerâmica e piso cerâmico, etc. Os materiais alternativos fogem do senso comum, são materiais muitas das vezes feitos de compósitos, usou-se na pesquisa telhas feitas de polímeros e tijolo de Terra crua (Adobe). Cada material possui características térmicas como condutividade térmica, calor específico, densidade, entre outras, devido a estas características os materiais respondem de uma forma diferente a determinada situação climática, a fim de encontrar o material com um melhor isolamento térmico para o clima da cidade de Belém-Pa é feita a análise comparativa. A análise comparativa entre os materiais tradicionais e alternativos se dá pela temperatura interna do ar em ºC que são influenciadas por cargas interna e externas em uma estrutura habitacional padrão, com base nessa temperatura pode-se analisar o isolamento térmico de cada combinação de materiais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Importância de aulas experimentais sobre fenômenos tanto físicos como químicos e reações químicas(2022-12-13) SOUSA, Natasha de Jesus; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; SILVA, Danúbia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/7689276292359571A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de Trabalho de Curso (TCC), disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. As práticas experimentais no ensino de química são essenciais para formação dos alunos pois possibilitam a visualização dos fenômenos estudados, o contato com a produção da ciência em sua essência básica e dinamizam o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, tal proposição didático-metodológica nem sempre é utilizada como método de ensino pela limitação de materiais para a sua realização, ausência de espaço próprio (laboratório), condições mínimas espaciais de sala de aula, principalmente quando a escola não dispõe de laboratório, resistência dos professores em diversificar o trabalho docente, entre outros fatores. Isto posto, a presente pesquisa foi realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório sendo realizado com a utilização de prática de ensino experimental usando materiais alternativos para abordar o conteúdo de Reações Químicas, a pretensão foi analisar a aceitação das aulas e a assimilação dos assuntos abordados aos estudantes da 1ª série do Ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Rômulo Maiorana. A pesquisa dividiu-se em três momentos, sendo o primeiro aulas teóricas, o segundo aulas experimentais e o terceiro aplicação de questionário. Como resultado, observou-se que os discentes receberam positivamente as aulas experimentais, e que participariam de mais aulas com essa metodologia. Analisando que apesar da carência de materiais e reagentes obteve-se resultados satisfatórios, as aulas ficaram mais atrativas e os discentes mais motivados. Sobre isso, conclui-se que essa pesquisa possibilitou verificar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes pesquisa, assim como possíveis soluções.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio(2022-12-06) FRANCO, Anderson Rogério Beltrão; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma pesquisa - ação realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi apresentar instrumentos alternativos de forma que sejam usados no ensino de Reações Químicas, visando ajudar docentes no processo de reelaboração de atividades experimentais, adequando-os para o ensino remoto, em virtude da pandemia da COVID-19. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Para facilitar o diálogo com discentes, os experimentos foram realizados via Google Meet. Questionários foram aplicados para quantificar o resultado da pesquisa. Pela análise dos questionários aplicados, notou-se o entendimento do assunto e participação nas aulas. Diante disso, verifica-se que, atividades de cunho experimentais durante o ensino remoto é uma ferramenta importante no processo ensinoaprendizagem em aulas de Química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Raciocínio combinatório nos anos iniciais de escolarização: uma abordagem com materiais didáticos alternativos(2021-06-29) GLÓRIA, Cristiane Macêdo; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914Nossa pesquisa está voltada para a noção de Raciocínio Combinatório que se fundamenta na ideia que os alunos desde os anos iniciais desenvolvem competência e habilidades em resolver problemas relacionados a noções de análise combinatória e não somente no plano cartesiano como é majoritariamente a prática nas escolas do ensino básico. Nosso objetivo foi descrever as ações e narrativas de professores em formação inicial envolvidos em uma oficina cuja temática foi o desenvolvimento de tarefas referentes a Noções de Raciocínio Combinatório utilizando materiais alternativos. A pesquisa é referente a uma das oficinas desenvolvida no projeto Tarefas com materiais didáticos alternativos com abordagem de noções do Raciocínio Combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará, realizado com uma turma da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Educação Matemática e Ciências, dos quais 29 alunos participara assiduamente das oficinas. Para a realização da oficina, os alunos da licenciatura integrada, foram desenvolvidas ações iniciais centrada na resolução e discussões de 5 tarefas sobre o tema em questão. A intervenção contribuiu para o entendimento de como abordar a noção de Raciocínio Combinatório nos anos iniciais de escolarização, com uso de materiais alternativos como ábaco, material dourado e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de materiais alternativos nas aulas de ciências envolvendo assuntos de física(2017-05-29) CARDOSO, José Augusto Câmara; ARAÚJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na E.M.E.F Prof. Estevão Gomes em uma turma do 9º ano onde foram apresentados experimentos de Física com o uso de materiais alternativos. Houve várias etapas para a realização desse projeto, mas as principais foram à construção dos experimentos com materiais alternativos, a apresentação desses experimentos de Física e por último foram passados questionários para que os alunos opinassem sobre a atividade realizada na escola. Entretanto, esse projeto possui alguns objetivos específicos, mas os principais são: 1- que os alunos aprendam Física de uma forma mais divertida; e 2- mostrar para a escola a importância dos experimentos com o uso de materiais alternativos para as aulas de Ciências. Através dos questionários podemos analisar as opiniões dos alunos, mostrando que atualmente é mais difícil ensinar Ciências sem a utilização de experimentos de Física construídos com materiais alternativos.