Navegando por Assunto "Alfabetização ecológica"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios(2015-11-11) RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo destinados aos diretores das escolas pesquisadas e teve como objetivos: investigar as possibilidades e desafios da utilização da horta escolar para alfabetização científica e ecológica; realizar levantamento sobre a existência de horta nas escolas públicas no municípiode Breves; verificar como escolas que possuem hortas a utilizam no processo de ensino e aprendizagem; e investigar se os professores de Ciências utilizam as hortas para alfabetização científica e ecológica. A pesquisa foi baseada nos princípios do paradigma qualitativo e como instrumento de coleta de dados adotou o questionário. Os resultados indicaram que apesar da riqueza de possibilidades oferecida pelo espaço da horta dentro de escolas, constatou-se que o mesmo não é explorado por professores, em especial pelos professores de Ciências. Na maioria da escola do município de Breves a horta não existe, e nas escolas que há o espaço destinado a horta o mesmo ainda é pouco utilizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de educação para a sustentabilidade no ensino fundamental: oficinas de coleta seletiva na Escola Municipal Grão-Pará, Tucuruí-PA(2025-03-27) ALMEIDA, Patrícia Fernanda Frazão de; ROSA, Carolina Coelho da; http://lattes.cnpq.br/4916771097163397; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-2161-6667; SILVA, Rodrigo Cândido Passos da; http://lattes.cnpq.br/3561997107937025; https://orcid.org/0000-0001-9376-0647Este trabalho tem como objetivo promover práticas de educação para a sustentabilidade desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grão-Pará, situada em Tucuruí-PA. Neste sentido, foram realizadas oficinas de coleta seletiva para estudantes das turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, as quais foram ministradas por estudantes voluntários da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Tucuruí. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas operacionais: elaboração da identidade visual do projeto, planejamento, execução e, por fim, monitoramento e avaliação das ações realizadas. Os resultados relataram a participação ativa dos estudantes nas atividades executadas. Além disso, verificou-se o interesse destes em relação à temática abordada, o que contribuiu significativamente para a sensibilização ecológica sobre os resíduos sólidos, bem como para o fomento de práticas sustentáveis. Deste modo, a implementação de práticas educativas voltadas para a alfabetização ecológica e sustentável em escolas municipais é fundamental para a formação de cidadãos sensíveis, responsáveis e atuantes em prol do atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas. Por fim, as oficinas de coleta seletiva mostraram-se uma estratégia eficaz para integrar conhecimento teórico e prático, promovendo uma cultura de sustentabilidade desde a infância.