Navegando por Assunto "Alfabetização cientifica"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA(2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coêlho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de cinemática por investigação usando robótica(2023-12-18) NUNES, Joicy Beatriz de Souza; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme.