Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Alfabetização Científica"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização científica no ensino de ciências: caminhos e desafios
    (2018-08-07) OLIVEIRA FILHA, Roselene Hianes; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    Esta monografia é resultado de um trabalho que objetivou desenvolver um estudo sobre Alfabetização Científica no ensino de ciências, mostrando seus caminhos e desafios. Pretende-se expor o ensino de ciências sob a ótica da Alfabetização Científica em paralelo ao ensino de ciências ministrado por professores do ensino fundamental em sala de aula. A metodologia do trabalho decorreu de levantamento bibliográfico, apoiado nos autores Chassot (2003), Krasilchik (1987) Lorenzetti e Delizoicov (2001), Carvalho (2004), Bizzo (2009), além das minuciosas leituras, em busca de mais informações. Utilizou-se, pesquisa de campo, onde foram entrevistados professores do ensino fundamental menor em uma escola da rede pública estadual de ensino, em Belém/PA. Esta pesquisa permite refletir sobre como está sendo trabalhado o ensino das ciências nas escolas públicas. É necessário que professores, educadores busquem metodologias mais eficientes e atrativas para que o trabalho alcance o seu principal foco que são pessoas alfabetizados cientificamente, pois, é através da alfabetização científica que as crianças são possibilitadas de ler o mundo, de compreender o espaço onde estão inseridas e intervir na sociedade, assim, o ensino de ciências pode promover o desenvolvimento amplo da criança e colaborar para a formação de um cidadão crítico e possivelmente solucionador de problemas sociais
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Letramento científico expresso em histórias em quadrinhos elaboradas por sócios-mirins do clube de ciências da UFPA
    (2022-07-13) Silva, Edson José Monteiro da; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056
    Este trabalho tem por objetivo analisar sobre o letramento científico em seus aspectos educacionais,como pode ser utilizado para alfabetizar letrando os alunos dos Anos iniciais, utilizando histórias em quadrinhos retiradas dos alunos do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. Desta forma, inicialmente serão discutidos os benefícios educativos e sociais que um processo de letramento científico bem feito pode trazer para os estudantes, para justificar a importância da inserção, de forma mais incisiva e categórica, de atividades de letramento científico desde os primeiros anos de alfabetização dos alunos. Em seguida são apresentadas e analisadas quatro histórias em quadrinhos produzidas por sócios mirins do Clube de Ciência da UFPA, produzidas para estimulá-los a demonstrar seus conhecimentos científicos com relação às bactérias e outros agentes que podem atacar o organismo do ser humano. Analisamos nestas histórias como ocorreu e se ocorreu letramento científico distinguindo-o da pura e simples alfabetização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal
    (2023-06-30) SILVA, Hércules Oliveira da; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226
    O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciências, na perspectiva da promoção da Educação em Ciências. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 e parte de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar percepções de um grupo de licenciandos de uma universidade pública paraense, sobre o enfoque CTS. Como instrumento e técnica de coleta de dados, essa pesquisa usou questionário estruturado com questões em formato de afirmações para serem respondidas mediante a demonstração de concordância ou discordância sobre qual afirmação. Assim, esta pesquisa envolveu, como público-alvo um grupo constituído por 35 licenciandos, sendo deste 18 licenciandos em fase de início de curso e 17 em fase de conclusão. Desta forma, a pesquisa foi concluída considerando que esse grupo de licenciandos, com maior destaque para o grupo de concluintes, possuem entendimento sobre de CTS próximo ao entendimento que os autores que pesquisam sobre esse tema consideram como adequado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA