Navegando por Assunto "Agroecologia"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo(2022-05-06) ARAÚJO, Deborah da Silva; BRAGA, Daniel Palma Perez; http://lattes.cnpq.br/7770372860220449A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Análise temporal de uso e ocupação do solo no assentamento Paulo Fonteles no Distrito de Mosqueiro, Belém-PA(2020-01-20) SODRÉ, Rayane Pereira; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376O agronegócio na Amazônia, com práticas que de manejo do solo inadequadas, e concentração de terras, constitui-se, comprovadamente, o principal vilão da destruição da natureza na região pela remoção de grandes áreas florestadas e degradação ambiental. A agricultura familiar se apresenta como alternativa modeladora de um desenvolvimento menos excludente e ambientalmente mais equilibrado. E a política de criação de assentamentos rurais - com a finalidade de ser um espaço comum de moradia e de produção agrícola para famílias -, foi tida como uma alternativa para minimizar a concentração fundiária. No entanto, em pesquisas recentes, constatou-se que os assentamentos, entregues pelo INCRA, em que se desenvolve, em pequena escala, atividades agropecuárias familiar e pecuária são tidos como responsáveis por parcela de desmatamento na Amazônia. Baseado neste contexto, neste trabalho, propôs-se a análise cronológica das informações pertinentes ao uso/ocupação de solo do assentamento Paulo Fonteles (APF) para analisar possíveis mudanças ocorridas no local ao longo da variação temporal e levantar hipóteses sobre tal circunstância e causas de mudança. Verificou-se expressiva mudança no padrão da paisagem ao longo do tempo, dada as diversificações de atividades que foram incorporadas, de acordo com os recursos naturais disponíveis e práticas agrícolas adotadas. No APF ainda se pratica a agricultura convencional de corte e queima, que promove rápida perda fertilidade do solo, erosão, reduz a atividade biológica etc. Entende-se que a melhor estratégia para o desenvolvimento sustentável na área e fortalecer a agricultura familiar é a prática da agricultura de base agroecológica, com seus sistemas ambiental e socialmente funcionais, mais voltada a processos ecológicos naturais, e a introdução de sistemas agroflorestais, o que permite diversificação da produção e preservação do meio ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultivo agroecológico na agricultura familiar(2018) MEDINA, Jonas Manoel Pereira de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Projeto Cultivo Agroecológico na Agricultura Familiar veio para atender as demandas dos agricultores por práticas de produção sustentáveis a serem desenvolvidas na Transamazônica e elaboradas na perspectiva de melhorar a qualidade dos alimentos a partir da introdução da roça orgânica com a intenção de incentivar a produção, garantindo a autossuficiência alimentar na Comunidade Miguel Gustavo, em Medicilândia, Pará. A proposta foi subsidiada por meio das pesquisas de campo, partindo de entrevistas, conversas e reuniões com os agricultores, além de uso de dados secundários de estatísticas municipais da saúde. Este projeto veio por meio de acordos com as famílias da produção familiar conforme a capacidade que essas bases têm de construir estratégias de fortalecimento de produção diante da ausência do Estado e das fragilidades governamentais. O mesmo prever a implantação de plantios de cacau orgânico, criação de galinha caipira e sistemas agroflorestais, via articulação com as organizações sociais locais.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Dinâmica espaço temporal da agropecuária no município de Primavera (PA): uma visão para a transição agroecológica(2020-01-20) SOUZA, Caio Cezar Ferreira de; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A exploração dos recursos naturais provocadas para atender as necessidades humanas, através do avanço da agricultura, da pecuária, dentre outros, causam alterações nos sistemas ambientais no tempo e espaço. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é avaliar a dinâmica espaço-temporal da agropecuária no município de Primavera no período de 1980 a 2018 e identificar potencialidades para a transição agroecológica. A metodologia foi baseada na elaboração de mapas de uso e cobertura da terra em três períodos distintos por meio de processamento de imagens dos satélites LANDSAT (1984 e 2005) e Sentinel (2018) e da caracterização do setor agropecuário com a utilização de dados secundários sobre informações socioeconômicas e produtivas. Os resultados demonstraram que o município de Primavera não apresentou grandes alterações em termos de ocupação de área pelo setor agropecuário, variando entre 23,3 % e 29,3 % da área total, mesmo após a instalação de um grande empreendimento de mineração na cidade. Além disso, ao analisar o setor agropecuário foi possível perceber que o nível tecnológico e a diversificação agrícola são baixos, com pouca utilização de agroquímicos e máquinas e o predomínio do cultivo de apenas cinco culturas agrícolas. Portanto, foi possível perceber que apesar da baixa diversificação e tecnologia limitada, a agropecuária é fundamental para o município de Primavera, sobretudo para os pequenos agricultores, dessa forma, é necessário buscar alternativas para a melhoria da produção agrícola, o que pode se tornar viável através da incorporação de sistemas de produção sustentáveis baseados em princípios agroecológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diversidade produtiva a partir de sistemas agroflorestais: uma experiência vivenciada a partir de uma visita de campo realizada durante o estágio institucional do curso de Agroecologia, UFPA - campus Abaetetuba(2023-09-05) SILVA, Ivone Rodrigues da; MACÊDO, Naiane da Silva; MAIA, Ricardo Eduardo de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1679371180659052; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093O presente trabalho tem por objetivo relatar sobre uma visita de campo, que ocorreu a partir das atividades curriculares do Estágio Institucional e as disciplinas de Comunicação e Extensão Rural e Avaliação da Sustentabilidade de Agroecossistemas Familiares, ofertadas para a turma concluinte de Tecnologia em Agroecologia, da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, no ano de 2023. A visita ocorreu em uma propriedade de um agricultor familiar da Comunidade Agroextrativista Cataiandeua, localizada a 15 km da sede municipal e teve como propósitos compreender a importância de integrar distintas atividades curriculares a fim de possibilitar processos de ensino-aprendizagem mais inter e multidisciplinares, permitindo também a construção e a troca entre os saberes popular e científico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico(2018-03-13) AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município de Castanhal. Desta forma, traçamos esta pesquisa com o título A importância de um Projeto agroflorestal para as crianças dentro de uma escola do campo: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. Definimos como objetivo geral, descrever e analisar o processo de organização de um projeto agroflorestal em uma escola da zona rural do Município de Castanhal. Especialmente, Investigar as origens do projeto, analisar o desenvolvimento do mesmo e averiguar a relação entre o ensino de artes e a prática agroflorestais associadas à permacultura. O presente trabalho baseia-se em autores que dialogam sobre: Agroecologia, como Altieri (2012), permacultura Mollison (1999), na arte com Lacoste (1997), entre outros autores que dialogam sobre educação rural e educação do campo tais como Ribeiro (2012) e Caldarte (2012). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou empregar o estudo de caso que vem a ser uma forma, um mecanismo de investigação de grande utilidade nos estudos e nas áreas da educação na atual conjuntura Morgado (2013), e para coleta de dados fizemos uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos literalmente ligados ao projeto e observações durante as aulas da educanda de artes. Quanto aos resultados podemos constatar que trata-se de um projeto que encontra-se em construção e planejamento, mas que possui uma boa aceitação por parte de seus envolvidos comunidade escolar, alunos e pais. E que em grande parte, alcança seus objetivos aos quais se dispôs a trabalhar apresentando-se como uma ótima possibilidade para que a unidade escolar se reconheça como autor de mudanças sociais e para a igualdade ao alcance das novas formas tecnológicas e sustentáveis no que se referem a produção de alimentos e gestão dos recursos naturais fortemente trabalhados através da agroecologia e por meio da permacultura e que são bem exploradas dentro da disciplina de artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo do funcionamento do estabelecimento agrícola “sítio do Jota”, ramal do Cataiandeua, Abaetetuba-PA(2023) PIMENTEL, Ana Laura Marinho; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959O presente relatório trata do estudo do funcionamento do estabelecimento agrícola localizado no ramal do Cataiandeua, zona rural de Abaetetuba- PA. De maneira holística podese perceber o estabelecimento agrícola como um sistema, que possui relações com seus componentes e o meio envolvente. Neste trabalho estão descritas as informações coletadas referentes ao último ciclo agrícola (junho de 2021 a julho de 2022) obtidas com o uso de questionários, ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo, experiências e dados para os estágios supervisionados II e III do curso de Tecnologia em Agroecologia, da Universidade Federal do Pará campus Abaetetuba. O objetivo do relatório é compreender o funcionamento do estabelecimento agrícola da família Brito, a partir da observação da trajetória familiar e da análise do ciclo agrícola. Na propriedade em estudo, o a tomada de decisões é realizada com o consentimento de todos os membros, visando alcançar todos os objetivos propostos pela família. O sistema de produção em estudo se caracteriza por ser um sistema em constante evolução, e isto pode ser atribuído às oportunidades oferecidas através dos projetos de financiamentos executados dentro da propriedade. Estes financiamentos configuram um grande investimento principalmente na cultura do açaí, possibilitando o retorno econômico à propriedade e o autoconsumo pela família. Conclui-se que a realização dos estágios supervisionados II e III foi uma oportunidade para observar e aplicar as metodologias teóricas ensinadas em sala de aula, estimulando os discentes na realidade do campo de trabalho, ao permitir a interação com a comunidade e com os agricultores estudados. Desta forma, o estudo do estabelecimento agrícola possibilitou identificar os fatores de oportunidades e chances de melhoria, assim como as limitações da unidade produtiva agrícola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Geoprocessamento aplicada a uso e manejo de agroecologia, recursos naturais na Ilha de Caratateua(2025-02-27) PEREIRA, Josimar do Nascimento; LIMA, Maria Luiza Barros de; VASCONCELOS, Marcelo Augusto Machado; http://lattes.cnpq.br/4324892308278435; SANTOS, Artur Vinícius Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/7136004873949490; https://orcid.org/0000-0001-5143-240XA Ilha de Caratateua, pertencente ao município de Belém, foi palco impacto ambiental causado pelo desmatamento gerado pelo crescimento desordenado urbano na área. Foi descoberto pela Ecomuseu os produtores locais praticando a agroecologia, que é uma boa opção para o aproveitamento dos recursos naturais sem causar impactos ao meio ambiente. Esse tipo de prática é denominado sustentabilidade, em que muitos praticam para a preservação do meio ambiente. E deve ser estimulado pelas autoridades locais em que todos saem ganhando, independentemente das classes sociais. E esse tipo de intervenção deve ser urgente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento de práticas socioagroecológicas com uso do sistema de informação geográfica(2023-09-08) VILHENA, Maria da Graça Moia; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174Desde a revolução industrial até o uso de energia nuclear as ações humanas vêm intensificando os problemas ambientais. No Brasil, as consequências causadas pelo uso desenfreado dos recursos naturais já podem ser sentidas em diversas regiões, com aumento de chuvas, empobrecimento do solo e perda da biodiversidade. Agricultores de diversos locais já buscam estratégias para lidar com essas alterações climáticas. Com a adoção dos sistemas de informação geográfica é possível o monitoramento de áreas em risco e a previsão de impactos futuros. A partir disto, se objetivou, neste trabalho, executar as funções e noções básicas de sistema de informações geográficas para identificação e descrição de práticas adotadas por agentes sociais frente às alterações climáticas. A pesquisa foi realizada em quatro munícipios do nordeste do Pará, Abaetetuba, Acará, Igarapé-Miri e Tailândia. E por meio de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, foi possível identificar e descrever as estratégias adotadas pelos agricultores. Além disso, com o uso dos aplicativos UTM Geo map e TimeStamp e com os software Google Earth pro e QGIS (Quantum GIS – Geographic Information System), foi possível evidenciar, nos mapas, as localidades das experiências observadas na pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento e catalogação das atividades realizadas no cotidiano extrativista para a construção de um calendário letivo e diferenciado para adoção na comunidade Bom Jesus(2020-10-30) SANTOS, Maria do Carmo Marques dos; PEREIRA, Bianca Araújo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6566421401845343Neste trabalho busco desenvolver o plano de ação juntamente com a comunidade Bom Jesus, localizada na Reserva Extrativista do Mapuá, plano este que tem como objetivo de realizar o Mapeamento e catalogação das atividades realizadas no cotidiano extrativista para a construçao de um calendario letivo e diferenciado para adoçao na comunidade Bom Jesus tendo como fundamentos básicos a pesquização com enfoque nas praticas tradicionais buscando relacionar todo esse conhecimento a partir da pedagogia da alternância. Realizamos um preâmbulo histórico do arquipélago do Marajó, do Município de Breves e posteriormente, das atividades extrativistas realizadas dentro da comunidade, imbuídos desse olhar sobre a realidade, a pedagogia desenvolvida neste trabalho tenta mediar o conhecimento cientifico com os saberes das populações tradicionais, carregados de identidade, de natureza e de cultura reuni educação, identidade, saberes, florestas, rios, agroecologia, beleza, tristezas, metodologias, amigos, irmãos e tantas outras palavras que surgem como temas gerados das vivências das pessoas que fazem essa história.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas(2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O protagonismo feminino a partir do associativismo na comunidade Quilombola ramal do Bacuri, Abaetetuba-Pará(2023-09-05) GOMES, Moisés Rodrigues; SILVA, Érica Costa da; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093A participação das mulheres na agricultura familiar é comum em diversas atividades produtivas. No entanto, as mulheres não são vistas como indivíduos autônomos e independentes, mas como ajudante dos maridos nas atividades realizadas nos sistemas produtivos. Através da participação em organizações associativas, as mulheres têm ganhado visibilidade e reconhecimento. Este texto tem por objetivo apresentar o caso da construção do protagonismo feminino a partir da Associação de Mulheres Quilombolas Agroextrativistas - Raízes do Bacuri, da Comunidade Quilombola Ramal do Bacuri, localizada no município de Abaetetuba, Pará. A pesquisa realizada ocorreu, na comunidade em questão, durante três Estágios Supervisionados do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba. Portanto, constatou-se que o protagonismo feminino é fortalecido por meio do associativismo, onde elas alcançam autonomia, benefícios coletivos e estímulo para continuar a luta em prol da permanência em seu território.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quintais agroflorestais em duas localidades na zona rural de Abaetetuba: relato de experiência das vivências dos estágios supervisionados do curso superior de tecnologia em agroecologia(2023-09-25) COSTA, William da Silva; COSTA, Franciele Silva da; MAIA, Ricardo Eduardo de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1679371180659052O presente texto tem por objetivo relatar aprendizados sobre quintais agroflorestais obtidos a partir da vivência dos Estágios Supervisionados do curso de Tecnologia em Agroecologia, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. As experiências dos estágios ocorreram nos períodos de 18 a 22 de julho e 21 a 25 de novembro de 2022 em dois estabelecimentos agrícolas familiares, localizados na Comunidade Quilombola Ramal do Bacuri e na Comunidade Agroextrativista Ramal Cataiandeua, ambas localizadas na zona rural do município de Abaetetuba, Pará. Dentre tantas trocas de experiências e construção de saberes junto às famílias que nos acolheram em suas casas, destacamos os quintais agroflorestais, pois através deles foi possível vivenciar a Agroecologia em sua essência. Os quintais agroflorestais são manejados a partir de práticas agroecológicas, as quais exaltam culturas e saberes repassados de geração para geração, de modo que as famílias conservam de uma forma muito especial a agrobiodiversidade local, e contribuem através destes agroecossistemas para uma melhor segurança alimentar e nutricional de suas famílias.