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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA
    (2018-10-04) ARRUDA, Monica dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil
    (2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras
    (2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e o processo de ensino aprendizado na educação infantil: qual sua influência?
    (2022-07-19) SILVA, Jamily Costa e; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente artigo tematiza a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de refletir sua relevância e a maneira que a afetividade influencia no processo de ensinoaprendizagem. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de natureza explicativa, de cunho bibliográfico com levantamentos em Trabalhos de conclusão de curso e artigos, como também na lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de recurso eletrônico. Desta maneira, este estudo fornece conceitos importantes para compreensão do conceito de afetividade e sua influência na aprendizagem do aluno da Educação Infantil, dado que é um aspecto mediador para o desenvolvimento cognitivo da criança. Como resultado inicial, foi possível perceber que a afetividade é o pilar da relação professor-aluno capaz de fortalecer a prática pedagógica, e assim o aluno tenha um aprendizado eficiente. Como também, concede concepções para que os educadores conheçam seus alunos não somente no aspecto cognitivo, mas também, e principalmente, no afetivo-emocional, além do conhecimento científico, tornando a ação educativa eficaz.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Afetividade e processo de ensino e aprendizagem: narrativas sobre a prática docente
    (2022-12-28) BARBOSA, Hevelly Sousa; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O estudo tem como tema central a discussão sobre o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem a partir da prática docente. Assumo os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa, compreendendo que a narrativa é o melhor modo de entender e estudar o ambiente da vida real através dos relatos de experiências. Investigar os sentidos da afetividade na prática docente de professoras que atuam na Educação Infantil se constitui no objetivo geral e, especificamente, identificar aspectos de afetividade assumidos e presentes na interação entre professor e aluno na relação pedagógica, além de, investigar como as relações de afeto são utilizadas na pratica docente. Participaram da pesquisa três professoras que atuam na Educação infantil em uma instituição privada da cidade de Castanhal-PA. As entrevistas foram realizadas com finalidade de identificar a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem para as docentes e de que modo às relações de afeto eram utilizadas pelas professoras dentro de sala de aula. Sendo assim, mediante esta pesquisa, constatou-se a importância dos afetos dentro do ambiente da sala de aula e, mais precisamente, na relação entre professor e aluno, pois a afetividade e cognição não se dissociam. Logo, os afetos permeados nesta relação interpessoal podem gerar impactos determinantes no processo de ensino e de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
    (2022-12-12) COSTA, Carla Gabriela do Lago; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (2023-11-22) SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578; SOUSA, Paulo Santiago de; http://lattes.cnpq.br/1577428069017007; https://orcid.org/0000-0003-4113-1085
    O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como ferramenta para combater a evasão escolar na EJA. Busca-se analisar empiricamente de que maneira a dimensão afetiva contribui positivamente para a permanência dos estudantes nessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo em que se explora a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas contribuições de Freire (1996), Rego (1995), Oliveira (2006) e Arroyo (2005) para dar embasamento teórico a este estudo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do município de Capanema-PA durante o estágio supervisionado. Os resultados mostram a importância da afetividade no contexto educacional, revelando que ela desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, assim como, revelam que as relações afetivas entre alunos e professores têm um impacto significativo no desempenho escolar dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
    (2019-06-12) SILVA, Hudson Pantoja da; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    O presente trabalho visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos, contribuindo para a formação integral da criança. Neste trabalho utilizaremos algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos embasamos em alguns teóricos relacionados ao assunto, como Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis e Oliveira (1994), Cazaux (1995), entre outros. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de observações de campo e entrevistas com os participantes da pesquisa. Os resultados do estudo mostraram que: 1- Ainda com existência de professores empenhados em dar uma aula para além da transmissão de conhecimentos científicos e que consideram importantes os conhecimentos culturais e regionais, nutou-se que ainda há muito por desenvolver em relação a esse viés educacional. 2- Não há como negar a ligação entre a afetividade e a aprendizagem, pois na escola a criança se relaciona, emocionalmente, com os todos os indivíduos que fazem parte do sistema de ensino/aprendizagem, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de resgatar este tema na ação pedagógica como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 3- Mesmo com todos os problemas que este estudo verificou, pode-se afirmar que é possível o estabelecimento de boas relações entre professor-aluno, escola-comunidade e aluno-aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar
    (2019-07-19) LOBATO, Rosa Maria Carvalho; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo da afetividade em ambientes de aprendizagem
    (2018-08-02) ROCHA, Karen Ramos da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931
    Este estudo teve como objetivo analisar o reconhecimento de emoções em dois ambientes virtuais de aprendizagem, bem como correlatos destes através do uso do modelo OCC (Ortony,Clore e Collins) em quatro estados emocionais (alegria, frustração, raiva e tristeza). A fim de utilizar seus resultados como padrão e espelhamento para o desenvolvimento de outros ambientes de aprendizagem virtuais do Laboratório de Desenvolvimento (LADES) da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal. Para análise da afetividade nas interações do aluno com a aplicação Quíz, foi utilizado o método de natureza qualitativa, a disponibilização de questionário aos alunos para a coleta de dados e o método de observação comportamental oriundos da interação de sete estudantes do ensino fundamental com o ambiente de aprendizagem virtual. Já para análise da afetividade entre professorMediador-aluno na ferramenta chat no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, utilizou-se a identificação da existência do atributo afetivo sociabilidade e subcategorias verbais (incentivo, interesse, elogio, cooperação e instrução). A pesquisa aponta que a motivação positiva dos alunos em um AVA, influência diretamente em seu desempenho na aprendizagem. Sendo assim, através das metodologias utilizadas na interação aluno x AplicaçãoQuíz, constatou-se que 57% dos alunos sentiram-se feliz ao utilizar a aplicação, além do sentimento positivo (alegria), alegaram que o aplicativo os ajudou a compreender e fixar todo o conteúdo. Os resultados obtidos revelaram a existência do estado afetivo, tanto no ambiente virtual de aprendizagem Moodle como na aplicação, Quíz. Tendo em vista o que foi exposto considerou-se que é preciso ampliar os caminhos incluindo apoio motivacional de agentes inteligentes e estratégias como efeitos auditivos (aplausos, fogos de artifícios) e visuais (confetes, balões emergindo sob tela) no aplicativo Quiz e a utilização de plugins inteligentes e recursos de gamificação como notificações interativas para um melhor resultado na participação e aprendizagem do aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mineração de texto para análise afetiva da interação dos usuários com jogos empáticos
    (2019) MARTINS, Leonardo Dias; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564
    Diariamente uma grande quantidade de dados circula na internet, pois, é enorme a quantidades de computadores e equipamentos eletrônicos que possuem acesso à internet, produzindo informações em forma de imagens, vídeos e textos, com isso, é necessária uma forma de analisar e extrair essas informações. Portanto, esse trabalho apresenta conceitos e técnicas para encontrar padrões de sentimentos e emoções, por meio do uso de técnicas e ferramentas, principalmente da área de mineração de textos. A finalidade dos procedimentos realizados nesse trabalho foi desenvolver um método para poder extrair os perfis emocionais e sentimentais dos comentários dos usuários do jogo Last Day of June, onde foram apresentados os resultados e informações extraídas da análise de sentimentos realizada. Foram utilizados também, três algoritmos de classificação, Naive Bayes, Máquina de vetor de suporte (SVM) e K-Vizinhos mais próximos (KNN), para prever a classe dos elementos de acordo com os sentimentos identificados na etapa de análise dos comentários, entre eles, o SVM com kernel Radial foi o que apresentou a melhor precisão, com 79%, seguido do KNN com 3 vizinhos mais próximos, com 75% e por último o Naive Bayes, com 62%.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prática pedagógica e afetividade na educação infantil na EMEI Criança Feliz no município de Gurupá/PA
    (2023-01-23) SOUZA, Andrea Amaral de; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420
    A presente pesquisa tem como tema Prática Pedagógica e Afetividade na Educação Infantil na EMEI Criança Feliz do município de Gurupá/PA, a qual tem por objetivo geral compreender como professores da Educação Infantil desenvolvem a afetividade em suas práticas pedagógicas na EMEI Criança Feliz. Como objetivos específicos: Investigar as estratégias metodológicas afetivas que viabilizam o processo da prática educativa entre professor e aluno na EMEI Criança Feliz; Compreender de que forma a afetividade contribui para o processo ensino-aprendizagem em turmas de educação infantil; Mostrar a relevância da afetividade como recurso indispensável para a efetivação do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; Identificar em quais momentos a aplicação da afetividade se faz necessária na educação infantil. A metodologia pautou-se de um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados diretos, a pesquisa de campo, com aplicação de questionários, composto de questões abertas e semiabertas, aplicados junto a sete professoras que atuam em turmas da educação infantil (creche e pré-escola). O estudo consta de um amplo referencial bibliográfico sobre o tema afetividade, considerando as reflexões de estudiosos como Paganni (2021), Gratriot-Alfandéry (2010), dentre outros. Os resultados revelam que as professoras entendem a relevância de se trabalhar a afetividade no processo ensino-aprendizagem, afirmando que usam com frequência em suas práticas pedagógicas. Que sem o afeto não conseguiriam desempenhar um bom trabalho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação Professor/a-Aluno/a: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
    (2022-08-18) SOUZA, Andressa Rafaela da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A presente pesquisa intitulada “Relação Professor/a-Aluno/a: Contribuições para o Desenvolvimento e Aprendizagem” tem como objetivo geral refletir a relevância dessa socialização e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem da criança em sala de aula. Nessa perspectiva, se faz necessário questionar como a atuação do professor pode ser significativa para este acontecimento e quais os aspectos relevantes fundamentam esta relação. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que serviu de suporte para desenvolvê-lo está baseado nos estudos de autores como Freire (1996), Galvão (1995), Mizukami (1986), Libanêo (1990), Gadotti (1996) entre outros. Também se utilizou de uma pesquisa de campo que aconteceu em uma escola do município de Concórdia do Pará em uma turma de 1° ano do ensino fundamental e o percurso metodológico baseou-se em uma abordagem qualitativa onde a coleta dos dados necessários se deu através de uma observação participativa e uma entrevista. Como resultado, a pesquisa aponta que tendo a sala de aula como espaço de interação e construção de conhecimento com suas particularidades, compreende-se que a relação professor/aaluno/a é efetiva e significativa quando pautada no diálogo, afetividade e disciplina. Devemos considerar essa relação como condição imprescindível para o aprender, pois saberes necessários para o crescimento de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo surgem a partir dela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações afetivas no processo de ensino e aprendizagem da matemática
    (2018-08-07) TORRES, Anderson Luís Rocha; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347
    Este trabalho parte da indagação inicial: que elementos evidenciam a relação afetivo-emocional de professores de Matemática e estudantes do ensino fundamental? Para tanto, tem como objetivo analisar a realidade da relação professor e aluno das turmas: 7º e 8º ano, do turno vespertino, de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Castanhal/PA, considerando as relações afetivas entre os mesmos como um fator essencial no processo de construção do conhecimento no ensino da Matemática, visando à interferência positiva e/ou negativa que este processo pode proporcionar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir do Projeto de Extensão “Ensino-Aprendizagem: rompendo velhos paradigmas em busca de novos saberes” da Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (UFPA), numa parceria com um Projeto da escola pesquisada denominado “Tempo ocioso por tempo de aprendizagem”. A referida pesquisa foi realizada em duas etapas, a aplicação de questionários padronizados para o diagnóstico inicial, seguida de observações cotidianas para o levantamento de dados e a partir destes, com embasamento teórico. Chegou-se à conclusão que a falta de boas relações afetivas e a metodologia descontextualizada utilizada pelo professor, são alguns dos fatores determinantes de forma negativa na aprendizagem Matemática.
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