Navegando por Assunto "Adult education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquisição da leitura e escrita na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico(2019-06-28) JESUS, Kelly Cristina Mendonça de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492A aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se processos simultâneos na escolarização desses sujeitos, com características peculiares quando comparado com o processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, a presente monografia visa conhecer, a partir dos teóricos brasileiros que discutem essa temática, como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita no âmbito da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, do tipo bibliográfica. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se em obras como artigos científicos, livros, teses e dissertações, a compreensão do objeto de estudo, o qual versa sobre a aquisição da leitura e escrita na EJA. Souza (2012), Brandão (1940), Paulo Freire (1979; 2008), Soares (2001), Silva (2009), Almeida e Corso (2014), dentre outros, deram base à discussão desenvolvida. Em conformidade com a pesquisa bibliográfica realizada, por meio manual e eletrônico, foi possível constatar que a educação de jovens e adultos vai além do ato de ler e escrever, pois tal modalidade de ensino permite aos educandos a serem seres críticos, participativos perante os processos nos quais estão sendo submetidos. Enfim, o estudo demonstrou que a aquisição da leitura e escrita se dá a partir de métodos e técnicas, pensadas de acordo com o contexto, a cultura e a realidade dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente(2019-06-24) SANTANA, Maria Eduarda Pereira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656Neste trabalho abordamos a Educação de Jovens e Adultos, fazemos um diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A investigação tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos no diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia? O estudo de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: o relatório do estágio de docência na EJA, duas entrevistas com sujeitos da EJA; e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A unidade de ensino na qual ocorreu o Estagio foi a Escola Municipal Madre Maria Viganó, no município de Castanhal – Pará. Os autores que favorecem o diálogo sobre EJA foram: Freire (1996), Gadotti (2011), Haddad (2009), sobre Estagio Supervisionado: Pimenta e Lima (2009). Os resultados apontam a existência do lugar da EJA no curso de pedagogia, lugar que favorece para a afirmação; a visibilidade da relação teoria- prática, no âmbito do Estágio de docência na EJA e no diálogo como o PPC do Curso de Pedagogia. No estudo ficou evidenciado a aproximação teórico/prática que possibilita diversas implicações do Estágio de Docência em EJA, na Formação docente do graduando, no diálogo com o PPC, tais como: a compreensão da complexidade existente no exercício da prática docente na EJA; a presença da singularidade e a diversidade na EJA; o papel da necessidade de práticas pedagógicas comprometidas com uma concepção humanizadora na EJA, com a afetividade; esses dados foram evidenciados, entre docente e discentes na sala de aula, na escola estagiada. Também, foi possível caracterizar as limitações do lugar da EJA no PPC tais como: a questão da carga horária do Estágio em EJA, que poderia ser ampliada; a ausência de uma disciplina especifica sobre EJA, capaz de fundamentar o Estágio no PPC; a dificuldade de estagiar em turmas de EJA, pelo número de turmas reduzidos, para incluir todos os graduandos em formação da UFPA e outras instituições e o fato da oferta ser realizada apenas no horário noturno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: causas da evasão na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria da Encarnação” na visão do aluno e do professor(2016-12-21) COSTA, Marlinda Oliveira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A pesquisa versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata da evasão escolar tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Maria da Encarnação” objetivou averiguar as causas que levam os educandos a se evadir de uma turma de III Etapa. Investigação de cunho qualitativo,teve como suporte autores como: Freire (1980), Romanelli (1990), Gadotti (2001),Paro (2000) dentre outros, bem como discorre sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 4024/61, 5692/71, 9394/96, enquanto marcos legais relevantes para contextualizar e refletir sobre a temática no Brasil, especialmente a partir das compreensões dos diferentes atores (dois (02) alunos e quatro (04) professores) pedagógicos sujeitos atuantes na EJA, que foram escutados através de dois instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi estruturada para os educandos e o questionário para os educadores que foram transcritas e analisadas. Os dados apontam que os motivos que levam os educandos a se evadir estão relacionados aos problemas sociais, econômicos, políticos como fatores principais na efetivação desta problemáticaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores da evasão escolar na em EJA uma escola em Nova Timboteua, PA(2018-10-17) COSTA, Everaldo Aleixo da; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425O presente trabalho buscou mostrar os possíveis fatores que contribuem para a evasão na EJA. À mesma é uma modalidade de ensino que tem avanços e retrocessos. O trabalho apresenta o conceito de educação, evasão escolar e EJA no espaço rural. O estudo optou pela realização de uma pesquisa de campo, norteado por uma abordagem qualitativa, cuja finalidadede foi identificar as causas da evasão, as técnicas para coleta dos dados foi entrevista semiestruturada com quatro discentes que pararam de estudar e uma professora da modalidade EJA, através de 20 questionários e entrevistas. As interpretações dos dados nos possibilita uma reflexão sobre o fator da evasão, principalmente no espaço rural. Assim, verificou-se que quando questionados os sujeitos de pesquisa demonstraram coerência em relação ao que eles pensam e vivenciam na Eja. A referida pesquisa mostra que a maior causa de evasão é o trabalho, o transporte escolar, e a falta de incentivo da família.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática docente na EJA: entre limites e possibilidades no contexto da escola pública Prof.ª Janete Lopes(2019-06-29) ARAÚJO, Samili de Lima; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870A investigação se pautará na abordagem qualitativa, através de estudo de caso, de campo descritiva-analítica, observações e entrevistas para aprimorar dos achados. A presente pesquisa foi realizada na escola municipal Professora Janete da Silva Lopes, localizada na rua 10 de novembro, número 50, no bairro Canutama, na cidade de Benevides/PA. A escola selecionada atende a comunidade local em educação infantil (Pré I e Pré II), ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) e EJA (educação de jovens e adultos) I e II etapa. A escola pode ser considerada de médio porte com um pouco mais de 400 alunos matriculados, se situa em bairro periférico da cidade. A pesquisa descreve a pratica docente na Educação de Jovens e Adultos, destacando os fatores contribuintes para uma prática docente inadequada na EJA, que afeta na qualidade da educação. Analisando os fatores que contribuem para que os docentes que trabalham na EJA na escola Prof.ª Janete Lopes tenham uma prática pedagógica inadequada a esta modalidade de ensino, destaca-se as consequências de aulas desinteressantes, monótonas e desmotivadoras para o aluno da EJA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na Escola Cônego Leitão em Castanhal-PA(2018-01-10) SOUSA, Bruna Adriele Monteiro de; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo “práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na escola cônego leitão em castanhal-PA”, tem como objetivo geral: Compreender a elaboração das aulas de Educação Física, considerando os métodos e espaços utilizados. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Cônego Leitão da cidade de Castanhal-PA. A pesquisa foi desenvolvida junto a 23 estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 a 38 anos (média de idade 23,22). Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e foram analisados considerando o estudo do conteúdo. Este estudo demonstrou através das respostas dos estudantes a realidade de como que ocorrem as aulas de Educação Física na modalidade da EJA. Verificamos então, as principais dificuldades apresentadas, sendo que a mais recorrente comentada é a falta de espaço adequado para as aulas práticas, sendo apontado a necessidade de espaço e recursos para que possa desenvolver de forma adequada as aulas práticas e proporcionando aos alunos um melhor desenvolvimento educacional.