Navegando por Assunto "Adult Learners"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Genre-based approach possibilities in an English language course for brazilian adult learners(2024-06-25) PEREIRA, Sávio Rafael Araújo; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XA linguagem pode ser compreendida como um fenômeno dialógico que se baseia fundamentalmente na relação discursiva e interacional entre os falantes (Voloshinov, 1986). Em todo contexto de atividade humana em que a linguagem é um constituinte, ela tende a se acomodar em formas discursivas estáveis, com convenções específicas, que são chamadas de gêneros do discurso (Bakhtin, 1986). Portanto, ao considerar a aplicabilidade dessas ideias ao campo do ensino e da aprendizagem de línguas, mostra-se pertinente refletir sobre a importância de desenvolver uma educação linguística baseada em práticas discursivas (Cristovão, 2001). Uma possível alternativa para sanar essa questão é a adoção de abordagens para o ensino de línguas baseadas em gêneros (Swales, 1990; 1993; Hyland, 2004; 2007; 2019; Marcuschi, 2008; 2010; Tuan, 2011; Dirgeyasa, 2016). Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da implementação de abordagens baseadas em gêneros em um curso de inglês como língua estrangeira para alunos adultos. Para tanto, propusemos, nesta pesquisa de cunho qualitativo, analisar o desenvolvimento de duas propostas de aulas baseadas em gêneros discursivos, bem como as produções de exemplares de gêneros realizados pelos alunos. Foi possível observar que o uso de uma prática de ensino baseada em gêneros nas aulas de inglês trouxe diversos benefícios em relação aos resultados das aulas, como o engajamento dos alunos nas atividades e a qualidade das produções finais. Essa experiência mostrou-se vantajosa para o processo de aprendizagem dos alunos, que demonstraram desenvolver a compreensão esperada sobre as convenções relacionadas aos gêneros.