Navegando por Assunto "Adoecimento docente"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Condição docente e adoecimento: pela não interdição do debate(2023-07-05) RAMOS, Vanessa Parente; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente texto discorre sobre aspectos do Trabalho Docente a partir de dois conceitos: condição e o adoecimento docente, em uma escola do município de Abaetetuba-PA. Tem por objetivo analisar a condição docente dos sujeitos em estudo, singularidade do adoecimento e como ocorre a assistência a saúde dos profissionais da Rede Municipal de Educação sob a ótica de duas docentes. O referencial teórico se apoia em Oliveira (2010) para discutir a profissão docente, Izabel Reis (2012) para compreender o adoecimento docente e Assunção e Oliveira (2009) para tratar da intensificação, saúde e condição docente. A metodologia empregada foi de base qualitativa de natureza exploratória, com pesquisa bibliográfica e de campo, tendo por instrumento entrevista semiestruturada realizada com duas docentes. A partir da análise empreendida foi possível constatar que o adoecimento docente das entrevistadas não é fruto das atividades da profissão, todavia o agravamento da doença está relacionada com a condição docente, considerando que a escolha de função para readaptação no ambiente de trabalho é efetivado de forma aleatória e não considera as particularidades de cada doença. Além do mais, a Secretaria de Educação não dispõe de núcleo especifico para assistir os profissionais em adoecimento, sendo tal tarefa realizada pelo setor de Recursos Humanos do referido órgão, além de não fornecer plano de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho docente e o adoecimento de professores no município de Abaetetuba(2022-08-26) NILES, Adriana Diniz; NEGRÃO, José Nazareno da Conceição; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente estudo está inserido em discussões que tratam do trabalho docente e as possíveis implicações que levam o constante adoecimentos de professores na educação básica de Abaetetuba-Pará, tendo em vista a grande incidência de professores que por diversas razões de ordem física ou psicológica, trabalham doentes. Desse modo, a pesquisa problematiza: Qual a relação do trabalho docente com o adoecimento dos professores da rede municipal de ensino de Abaetetuba. A partir dessa questão têm-se como objetivo, compreender a relação entre o trabalho docente e o adoecimento de professores que atuam em escolas municipais de Abaetetuba. O estudo é de natureza descritiva e exploratória, constituindo-se de uma abordagem qualitativa, pois está centralizado na ação do sujeito e no estudo amplo dos significados. Para isso, utilizamos como técnica para a coleta de dados, a entrevista com 4 docentes dos anos inicias da rede municipal de Abaetetuba, sendo possível analisar a perspectiva de professores em relação ao trabalho docente e a sua saúde, bem como as suas colaborações por meio da prática em sala de aula. De acordo com os dados produzidos a partir do contexto educacional vivenciado, a pesquisa evidencia que as normas e exigências que fazem parte diária do trabalho docente nas escolas municipais de Abaetetuba, em que pese as responsabilidades com o sucesso ou o insucesso escolar dos alunos, obrigam os professores a estarem sempre em busca da perfeição e, por conta dessa responsabilidade, eles se tornam profissionais ansiosos, depressivos e psicologicamente adoecidos, sem contar com outros fatores como, a carga horária de trabalho, a falta de diálogo com a instituição e a baixa remuneração salarial, que comprometem, do mesmo modo, o saúde dos professores.