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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais(2019-07-10) SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos(2019-12-13) FRANCO, Dayse do Socorro Assunção; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo principal averiguar o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas. Especificamente, identificar a importância do uso da primeira língua dos surdos, a Libras, para aquisição de uma segunda língua, o português escrito. Adicionalmente, analisar a aquisição de leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua para surdos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental 1. Levantamos a hipótese de que crianças surdas que adquirem Libras e português ao mesmo tempo terão dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita de uma segunda língua, no caso do Brasil, o português escrito, uma vez que elas chegam à escola sem a primeira língua (L1). Nessa perspectiva, adotamos a teoria de Soares (2003), que declara que os processos de alfabetização e letramento são simultâneos e interdependentes, porque envolvem conhecimentos, habilidades e competência. Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) defende que todo ser humano precisa ter acesso o quanto antes à sua primeira língua para adquirir uma segunda língua. Para Quadros (1997), alfabetização e letramento para surdos só serão eficazes se considerarmos o tipo de língua a que eles estão expostos. Participaram dessa pesquisa 4 alunos do 1º e 2º anos de escola pública estadual de ensino especializada para surdos na cidade de Belém, com surdez e outras deficiências. O material da pesquisa foi composto por 9 atividades pedagógicas elaboradas pela professora das crianças surdas mencionadas. Também foi realizada uma entrevista oral com essa professora regente. Os dados confirmaram que as crianças surdas estão em processo simultâneo de aquisição da primeira língua, a Libras, e da segunda língua, o português escrito, pois vivem em ambiente ouvinte e não têm domínio da sua língua natural. Tais evidências nos permitem inferir que o processo de alfabetização e letramento exigirá dessas crianças surdas um esforço enorme para que elas possam internalizar a sua língua nativa e a leitura e a escrita do português.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de seleção e aquisição da biblioteca da Procuradoria da República no Pará: um olhar sob o prisma do método Conspectus no acervo bibliográfico(2019-07-05) SANTOS, Paulo Henrique Silva; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046Apresenta um estudo sobre o desenvolvimento da coleção, com ênfase nos processos de seleção e aquisição de livros da Procuradoria da República no estado do Pará. Com o objetivo central desta pesquisa é de compreender a atividade de desenvolvimento de coleção, aplicando a metodologia Conspectus, recomendada pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA), na Procuradoria da República no estado do Pará. Como os seguintes objetivos específicos: a) descrever níveis da coleção da PR/PA por áreas, como estudo que pretenderá aplicar a metodologia Conspectus a coleção; b) identificar as tendências dos assuntos da PR/PA, conforme a missão institucional e escopo das câmaras institucionais e c) modelar os processos de desenvolvimento de coleção, com ênfase na seleção e aquisição. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória no estado de arte do desenvolvimento de coleção nos autores nacionais considerados referência sobre o assunto, além de se ter base na compreensão do método Conspectus tanto nacional como internacional e a sua possibilidade de se utilizar para avalia a coleção de bibliotecas jurídicas em conjunto com os critérios de seleção, padronização das atividades de aquisição da Procuradoria da República no estado do Pará, como fundamento para uma política de desenvolvimento de coleção. A pesquisa também é descritiva ao inventaria os assuntos principais e classifica por níveis da coleção. E por fim, ao utilizar aplicação dos conhecimentos de gestão por processo e qualidade na oferta de serviços e produtos se modela os processos de seleção e aquisição a fim que possam ser objetivos e melhorados constantemente junto com o Conspectus, para isso se utilizar o software Bizagi o qual cria fluxos de atividades e documenta processos.