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Navegando por Assunto "Acidentes de trânsito"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização, mapeamento e análise dos acidentes de trânsito do município de Belém
    (2019-06-27) SANTOS, Adrian Souza dos; BECHIS, Isabella de Oliveira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No município de Belém, este fenômeno vem se agravando nos últimos anos devido ao aumento da frota de veículos, em especial de motocicletas, sendo que ocorreram cerca de 23,4 acidentes por dia no ano de 2018. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito de Belém, possibilitando, assim, mapear os pontos críticos com maior número de ocorrências, severidade e gravidade da cidade em 2018. As informações presentes nesse estudo foram obtidas a partir do banco de dados do Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP/PA) e tratadas mediante o uso de softwares e ferramentas de análise estatística e de georreferenciamento. Dentre os principais resultados analisados, destacam-se os valores críticos em relação à: i) Dia da semana: sexta-feira; ii) Horário: de 18:00 às 20:59 horas; iii) Tipo de acidente: “somente danos materiais”; iv) Bairro: Marco; v) Via: Avenida Augusto Montenegro; vi) Índice de acidentes por extensão da via: Avenidas Nazaré e Tavares Bastos; e, vii) Cruzamento: Rod. Augusto Montenegro com Av. Independência. Percebe-se, portanto, que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que foram identificados os locais críticos de acidentes de trânsito a partir da caracterização e mapeamento dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Belém no de 2018.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Descoberta de conhecimento em banco de dados da Polícia Rodoviária Federal nos acidentes da BR-316 no Estado do Pará utilizando a ferramenta Weka
    (2019-01-10) PINHEIRO, Adriana Medeiros; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116
    Um dos grandes desafios da era da informação é transformar informações em conhecimento. Neste contexto, houve um progresso impressionante em mineração de dados e aprendizado de máquina nos últimos anos. A aprendizagem de máquina, síntese de estatísticas, teoria da informação e computação criou uma ciência sólida, com uma base matemática firme e com ferramentas muito poderosas buscando solucionar este desafio. Diante disso, a mineração de dados surge como extração de informações implícitas, anteriormente desconhecidas e potencialmente úteis. O presente trabalho teve como objetivo principal usar o banco de dados do Departamento de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal e construir associações de acidentes de trânsito buscando regularidades ou padrões, usando o software livre Weka. Foi usado dados de acidentes da BR-316 no estado do Pará entre Janeiro de 2007 a Setembro de 2018. A descoberta de conhecimento se deu por meio de regras de associações geradas pelo software livre Weka através do algoritmo Apriori. Por meio de resultados estatísticos do programa gerou-se gráficos que mostram fatores que mais contribuíram para os acidentes de trânsito na rodovia BR-316 na última década. Os resultados apontam que nos quilômetros iniciais da rodovia capitão Pedro Teixeira (BR-316) no Pará e mais precisamente nos quilômetros 0 e 8, em pleno dia, e nos municípios Ananindeua, Marituba e Castanhal há um alto índice de acidentes de trânsito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mortalidade por traumas relacionados a acidentes automobilísticos no Brasil: uma revisão de literatura
    (2023-12-14) BARRETO JUNIOR, Ismael Ferreira; FERREIRA, Denis Vieira Gomes; http://lattes.cnpq.br/2392198150359061; https://orcid.org/0000-0002-2074-7246
    Introdução: os acidentes de trânsito representam delicada questão de saúde no Brasil, vitimando muitas pessoas a cada ano e deixando tantas outras com invalidez ou sequelas permanentes. Objetivo: realizar revisão integrativa de literatura que permita responder à pergunta: de qual maneira a mortalidade por acidentes automobilísticos se apresenta em diferentes localidades do Brasil?. Metodologia: Para que sejam alcançados os objetivos, foi feita uma revisão de literatura do tipo integrativa, de modo a obter informações concernentes à temática deste trabalho. A plataforma de busca escolhida foi a base Scopus, sendo que o fluxograma PRISMA foi usado para a triagem de publicações. Resultados: após busca bibliográfica, 17 artigos foram selecionados para compor o corpo do trabalho. Conclusões: há crescente número de mortes em praticamente todos os estudos analisados, e a maior quantidade de acidentados que vão à óbito corresponde a homens jovens e em idade de ativa trabalho.
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